sábado, 30 de abril de 2016

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES [ VII ]

«A RUA IVONE SILVA ( 1 )»
 Rua Ivone Silva - (2015) - (Saída da "RUA IVONE SILVA" junto da Rotunda que dá para a "RUA LAURA ALVES")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Ivone Silva - ( 2015 ) - (Panorâmica da freguesia das "AVENIDAS NOVAS" onde se insere a "RUA IVONE SILVA")  in   GOOGLE EARTH
 Rua Ivone Silva - ( 2015 ) - ( A "RUA IVONE SILVA" na direcção do "Apeadeiro da Cinco de Outubro")  in   GOOGLE EARTH
 Rua Ivone Silva - ( 1981 ) - ("IVONE SILVA & CAMILO DE OLIVEIRA" na rábula "AÍ AGOSTINHO, AÍ AGOSTINHA", apresentada na RTP no programa "SÁBADABADÚ" de César de Oliveira) in  YOUTUBE
Rua Ivone Silva - ( Anos 60 do século XX) - (Entrada principal do "PARQUE MAYER" encimado pelo Cartaz a anunciar "IVONE SILVA" na "REVISTA À PORTUGUESA")   in  PALCO UM 

(CONTINUAÇÃO)-RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES [ VII ]

«A RUA IVONE SILVA ( 1 )»

A «RUA IVONE SILVA» pertencia à antiga freguesia de "NOSSA SENHORA DE FÁTIMA", pela "REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012", passou a pertencer à freguesia das «AVENIDAS NOVAS».  Tem início na "RUA LAURA ALVES"(antiga "TRAVESSA MARQUÊS DE SÁ DA BANDEIRA") e finaliza na "AVENIDA CINCO DE OUTUBRO".
Após o seu falecimento a edilidade numa reunião de 23.11.1987, deliberou que o nome desta actriz denominasse UMA RUA DE  LISBOA. Tendo acontecido em conformidade com o EDITAL Nº. 22/1988, de 29.02.1988, colocando-o na "RUA - A" e IMPASSE "A", arruamento que liga a "AVENIDA CINCO DE OUTUBRO" à "RUA LAURA ALVES".
A "RUA IVONE SILVA" fica no "CAMPO PEQUENO" junto à parte Nordeste do "HOSPITAL CURRY CABRAL" e a Norte do CAMINHO-DE-FERRO (LINHA DE CINTURA DE LISBOA), perto do apeadeiro da "CINCO DE OUTUBRO". Está rodeado no seu lado direito por grandes e altos edifícios, podemos destacar o " HOTEL EXECUTIVE ZURIQUE", as instalações do "TURISMO DE PORTUGAL I.P.", o "CMVM-COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS" e o "GRANDE LISBON-HOTEL" no antigo edifício que a "RTP - RÁDIO E TELEVISÃO DE PORTUGAL" veio inaugurar na "AVENIDA CINCO DE OUTUBRO" no ano de  1976, deixando-as  em 2004, para as novas instalações da RTP em "CABO RUIVO".

«MARIA IVONE DA SILVA NUNES» nasceu em "PAIO MENDES" numa aldeia perto de "FERREIRA DO ZEZERE" em 24 de Abril de 1935, veio a falecer em LISBOA no IPO em 20 de Novembro de 1987, vítima de doença oncológica.
Conhecida pelo nome artístico de "IVONE SILVA" foi uma das grandes artistas do Teatro português de REVISTA, torna-se notória pelo seu trabalho humorístico espectacular na TELEVISÃO.
"IVONE SILVA" originária de uma família de gente humilde de "PAIO MENDES". Filha de "JOSÉ ANTÓNIO DA SILVA" e de "ERMELINDA ROSA NUNES DIAS". Seu pai chegou a participar como actor em alguns filmes do cinema mudo, morrendo cedo, deixando treze filhos ainda menores.
"IVONE" foi aprendiza de costureira e empregada de Comércio antes de emigrar para PARIS aos dezasseis anos.
Depois de alguns anos por terra de "FRANÇA", regressou aos 26 anos para experimentar a sua sorte nos teatros do "PARQUE MAYER", em LISBOA, na companhia de uma das irmãs. O empresário JOSÉ MIGUEL, que começara a gerir o TEATRO ABC, gostou das jovens e contratou ambas.  Uma, a mais elegante e bonita, ficou a fazer "chefes de quadro" (actrizes que dão "deixas" aos compères) e a outra meteram-se no meio das coristas a "dar à perna": a primeira (LINDA SILVA, falecida na "CASA DO ARTISTA" em 01.10.2011 com 69 anos), nunca atingiu o estrelato e a segunda foi uma das maiores de sempre dos palcos da revista, "IVONE SILVA".
Estreou-se no ABC em 1963 na revista "VAMOS À FESTA", toda a gente achava imensa graça à jovem IVONE, porque, ao contrário de todas as outras coristas, ela não perdia tempo nos camarins.  Sempre que podia, lá estava ela nos bastidores a ver os actores representar.  E como tinha uma memória prodigiosa, em pouco tempo sabia as "falas" de todas elas.  E que bem ela interpretava na brincadeira, fora de cena, todos aqueles papeis, da actriz mais modesta à cabeça de cartaz. Este jeito de ser, valeu-lhe alguns pequenos papeis na revista seguinte "GENTE NOVA EM BIQUINI" (1963), considerado o seu trabalho a revelação desse ano.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES[ VIII ]-A RUA IVONE SILVA ( 2 )».

Sem comentários: