quarta-feira, 4 de maio de 2016

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES [ VIII ]

«A RUA IVONE SILVA ( 2 )»
 Rua Ivone Silva - (2015) - (Entrada na parte NORTE da "RUA IVONE SILVA" junto da "AVENIDA CINCO DE OUTUBRO" )  in   GOOGLE EARTH
 Rua Ivone Silva - (2015) - (Panorâmica mais aproximada da "RUA IVONE SILVA" na freguesia das "AVENIDAS NOVAS")  in   GOOGLE EARTH
 Rua Ivone Silva - ( 1987 ) - (Cartaz anunciando a revista à Portuguesa "CÁ ESTÃO ELES!" no TEATRO LAURA ALVES, com IVONE SILVA e CAMILO DE OLIVEIRA) in  BANCADA DIRECTA
 Rua Ivone Silva - (1975) - ( Foto de IVONE SILVA, cena da Rábula "A VIRA VESTIDOS" da Revista "P'RA TRÁS MIJA A BURRA", no Teatro ABC [Fonte: MATRIZNET]  in FACEBOOK IVONE SILVA
 Rua Ivone Silva - (1975) - (Uma apresentação da RTP da Rábula "OLIVIA PATROA/OLIVIA EMPREGADA" da Revista "P'RA TRÁS MIJA A BURRA", estreado no Teatro ABC no PARQUE MAYER)  in  YOUTUBE
Rua Ivone Silva - (Início dos anos sessenta do século vinte) (IVONE SILVA" numa Revista do TEATRO ABC no PARQUE MAYER)  in  LISBOA NO GUINESS


(CONTINUAÇÃO)-RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES [ VIII ]

«A RUA IVONE SILVA ( 2 )»

Meses depois, durante uma digressão a ÁFRICA com aquele espectáculo, a "ESTRELA DA COMPANHIA" teve um pequeno diferendo com o Empresário e abandona o elenco. Como consequência, "IVONE SILVA" foi chamada a substituir aquela actriz e no regresso a PORTUGAL estreia uma nova Revista já como "CABEÇA DE CARTAZ".
Muitos boatos circularam a propósito destes acontecimentos que resultaram na ascensão  de IVONE SILVA ao topo do elenco da COMPANHIA DO TEATRO ABC, mas a verdade é que a ex-corista soube merecer a confiança nela depositada pelo Empresário "JOSÉ MIGUEL".
Em "CHAPÉU ALTO"(1963) assim se chamava a Revista, foi um magnifico sucesso muita graça ao talento daquela actriz de "sorriso aberto e olhos saltitantes" que percorre o palco de uma ponta a outra, vestindo as mais diversas personagens, com grande sentido de humor e malícia; "rindo, barafustando, gesticulando e falando com uma rapidez incrível". Características que foram invocadas pelo júri do prémio "ESTÊVÃO AMARANTE" para lhe atribuir o galardão da melhor actriz do TEATRO LIGEIRO.
Estavam desfeitas todas as dúvidas sobre as capacidades da actriz e esmagadas as maledicências que se escondiam por detrás dos boatos que tinham origem nas andanças por ÁFRICA.
Depois desta última revista, IVONE SILVA tentou entrar para o CONSERVATÓRIO, na esperança de saciar a sua sede de aprender sobre TEATRO. Injustamente, a sua candidatura foi recusada, devido a trabalhar em REVISTA.
Mas IVONE SILVA não baixou os braços e os êxitos sucederam-se em catapulta. ora no TEATRO ABC, ora no TEATRO MARIA VITÓRIA.

Depois do "CHAPÉU ALTO" entrava em "LÁBIOS PINTADOS"(1964) no ABC, "É REGAR E POR AO LUAR, (1964) também no ABC (onde se estreia MARIEMA). E depois uma revista exclusivamente feminina "AI VENHAM VÊ-LAS", (1964) no ABC onde estava também "HERMÍNIA SILVA. Seguidamente veio "ZONA AZUL", (1965) no ABC, onde entrou sua irmã LINDA SILVA e contracenou pela primeira vez com o actor ANTÓNIO SILVA.
Seguem-se as revistas "DÁ-LHE AGORA", (1965) no PAVILHÃO PORTUGUÊS, "MINI-SAIAS", (1966), no ABC, onde ganhou o prémio da IMPRENSA e do SNI, e se destacaram as Rábulas "OS PEQUENOS CANTORES DE VIANA". Revista "TUDO À MOSTRA", (1966) no ABC, "MULHERES À VELA" (1967) no ABC e "SETE COLINAS" (1967) também no ABC.
"IVONE SILVA" continuou no PARQUE MAYER, indo para o TEATRO VARIEDADES na Revista "POIS, POIS" (1967), onde trabalhou com RAÚL SOLNADO, "ELAS É QUE SABEM" (1969) no ABC, "ENA! JÁ FALA" (1969) no ABC, ainda a revista "ALTO LÁ COM O CHARUTO" (1970 no ABC, e "PEGA DE CARAS" (1970) no ABC.
Vai então para o MARIA VITÓRIA onde entra nas seguintes revistas: "O ZÉ APERTA O CINTO" (1971), "CÁ VAMOS PAGANDO E RINDO" (1972), "PRONTO A DESPIR" (1972) e "VER, OUVIR E CALAR" (1973) todas  representadas no teatro MARIA VITÓRIA.  Está de volta ao TEATRO ABC, vem então a revista "UMA NO CRAVO, OUTRA NA DITADURA" (1974) e "P'RA TRÁS MIJA A BURRA" (1975) ABC.

O FADO LEMBRA "IVONE SILVA" - LETRISTA "CARLOS ESCOBAR"

Foi empregada e patroa
Foi p'rós copos com o CAMILO
Vocês lembram-se daquilo
Vestia um vestido preto
E eu acho que comprometo
O Fado o povo e os artistas
Ao recordar as revistas
Em que a revista foi sua
Em que a arte foi ciclone
A graça foi mais brejeira
À maneira da maneira
Da nossa querida IVONE.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES[ IX ] A RUA IVONE SILVA( 3 )».

Sem comentários: