Largo da Ajuda - (2016) - (O "LARGO DA AJUDA" ao fundo o "PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA", tendo a sua construção sido iniciada em 1795 com algumas paragens por meio, embora ainda hoje se encontre por concluir) in GOOGLE EARTH
Largo da Ajuda - ( 2012 ) - Foto gentilmente cedida por GLÓRIA ISHIZAKA - (A escadaria que dá acesso ao andar Nobre do "PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA" in CLIC PORTUGAL
Largo da Ajuda - (2012) - Foto gentilmente cedida por GLÓRIA ISHIZAKA - ( Palácio Nacional da Ajuda, a "SALINHA VERDE", pequena antecâmara que dá acesso aos corredores interiores) in CLIC PORTUGAL
Largo da Ajuda - (2012) - Foto gentilmente cedida por GLÓRIA ISHIZAKA - ((Palácio Nacional da Ajuda, "SALA DE MÁRMORE" , sala com plantas exóticas, uma fonte ao centro com mobiliário original dando-lhe um ambiente de tranquilidade) in CLIC PORTUGAL
Largo da Ajuda - (c. de 1927) Foto de António Passaporte - Neste vestíbulo do "PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA" existe 26 estátuas, mais duas na Sala dos Archeiros, de diversos artistas, algumas sem dúvida da autoria do Mestre MACHADO CASTRO ) ( ABRE EM TAMANHO GRANDE) in AML
Largo da Ajuda - (2012) - Foto gentilmente cedida por GLÓRIA ISHIZAKA - (Abóbada do átrio de acesso à porta principal do "PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA") in CLIC PORTUGAL
(CONTINUAÇÃO) - LARGO DA AJUDA [ X ]
«O PALÁCIO DA AJUDA SUA ARQUITECTURA E DECORAÇÃO(2)»
O corpo central possui dois pisos, o inferior rasgado por três arcos de volta perfeita, a que se endossam sete colunas toscanas que sustentam um entablamento em que se apoia a varanda do segundo piso, com guarda balaustrada e para onde se abre, três PORTAS-JANELAS de verga recta, com molduras simples, encimadas por friso de festões e um tímpano de troféus que se liga a pequena abóbada de apainelados, envolvida por arco de volta perfeita, que descarrega em colunas TOSCANO-JÓNICAS ( 1 ), com festões entre as volutas do capitel; as janelas são divididas por seis colunas TOSCANO-JÓNICAS, surgindo, entre as exteriores, duplas, vãos elípticos de arejamento. Cada um dos panos intermédios possui dois pisos e MEZANINO ( 2 ), divididos em oito panos de duas ordens de pilastras, as inferiores toscanas e as superiores TOSCANAS-JÓNICAS; no piso inferior, oito janelas de peitoril com moldura recortada, que se prolongam em falso brinco e rematadas em cornijas, surgindo, no superior, o mesmo número de janelas de varandim , com MODINATURAS ( 3 ) semelhantes e guardas balaustradas, sobrepujadas por oito janelas rectangulares. O Torreão têm três pisos divididos por entablamento, apresentando as faces tripartidas, divididas por pilastras toscanas e TOSCANAS-JÓNICAS, no intermédio; no primeiro piso, surgem três janelas de peitoril no primeiro, com moldura recortada e remates em cornijas angulares nas exteriores e curvas nas interiores; no piso intermédio, três janelas de peitoril, semelhantes às anteriores, encimadas por vão quadrangulares, surgindo, no quarto piso, três janelas de varandim.
Na fachada lateral esquerda, virada a SUL, com três pisos, em cada um dos quais se rasgam dezanove janelas, numa sucessão semelhante à da fachada principal, surgindo na base, uma série de nichos, que compensam o desnível do terreno.
A fachada posterior inacabada, possuindo vestígios de várias dependências e algumas janelas de peitoril, tendo ao centro três arcos de volta perfeita, assentes em pilares toscanos almofadados, de acesso ao pátio central surgindo, recuada, parede de alvenaria de tijolo, rebocada e com vãos retilíneos rasgados, com molduras simples em cantaria. Ambas as fachadas possuem nichos de arco de volta perfeita rasgados, os do lado OESTE vazios e os do lado oposto, inseridos em amplo vestíbulo com abóbadas de arestas apoiadas em pilares toscanos, possuem 26 estátuas de mármore, algumas assinadas e datadas.
- ( 1 ) - TOSCANO-JÓNICAS - Toscano adj. ( do Ital. Toscano) Relativo à Toscana. à sua arquitectura. - JÓNIO, adj. ( do LAT. ionicus ). Relativo à JÓNIA, que vem da JÓNIA, que se imitou dos JÓNIOS.
- ( 2 ) - MEZANINO - (do italiano MEZZANINO - Andar pouco elevado, entre dois andares altos/ Pequenas Janelas dessa espécie de andar / Janela de porão de edifício.
- ( 3 ) - MODINATURA - (do ital. modanatura) s. f. conjuntos das molduras de uma construção, segundo o carácter das ordens arquitectónicas.
COMO CURIOSIDADE
Os materiais para esta grande construção eram provenientes de :
"PEDRA" que vinha de MONSANTO, a "AREIA" do ALFEITE, a "CAL" era cozida em "ALCÂNTARA", o "TIJOLO" originário de ALHANDRA, a "PEDRA CALCÁRIA" de PERO PINHEIRO", BELAS, VILA CHÃ e MONSANTO.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DA AJUDA [ XI ] O PALÁCIO DA AJUDA SUA ARQUITECTURA E DECORAÇÃO ( 3 )».
Na fachada lateral esquerda, virada a SUL, com três pisos, em cada um dos quais se rasgam dezanove janelas, numa sucessão semelhante à da fachada principal, surgindo na base, uma série de nichos, que compensam o desnível do terreno.
A fachada posterior inacabada, possuindo vestígios de várias dependências e algumas janelas de peitoril, tendo ao centro três arcos de volta perfeita, assentes em pilares toscanos almofadados, de acesso ao pátio central surgindo, recuada, parede de alvenaria de tijolo, rebocada e com vãos retilíneos rasgados, com molduras simples em cantaria. Ambas as fachadas possuem nichos de arco de volta perfeita rasgados, os do lado OESTE vazios e os do lado oposto, inseridos em amplo vestíbulo com abóbadas de arestas apoiadas em pilares toscanos, possuem 26 estátuas de mármore, algumas assinadas e datadas.
- ( 1 ) - TOSCANO-JÓNICAS - Toscano adj. ( do Ital. Toscano) Relativo à Toscana. à sua arquitectura. - JÓNIO, adj. ( do LAT. ionicus ). Relativo à JÓNIA, que vem da JÓNIA, que se imitou dos JÓNIOS.
- ( 2 ) - MEZANINO - (do italiano MEZZANINO - Andar pouco elevado, entre dois andares altos/ Pequenas Janelas dessa espécie de andar / Janela de porão de edifício.
- ( 3 ) - MODINATURA - (do ital. modanatura) s. f. conjuntos das molduras de uma construção, segundo o carácter das ordens arquitectónicas.
COMO CURIOSIDADE
Os materiais para esta grande construção eram provenientes de :
"PEDRA" que vinha de MONSANTO, a "AREIA" do ALFEITE, a "CAL" era cozida em "ALCÂNTARA", o "TIJOLO" originário de ALHANDRA, a "PEDRA CALCÁRIA" de PERO PINHEIRO", BELAS, VILA CHÃ e MONSANTO.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DA AJUDA [ XI ] O PALÁCIO DA AJUDA SUA ARQUITECTURA E DECORAÇÃO ( 3 )».
Sem comentários:
Enviar um comentário