quarta-feira, 1 de março de 2017

RUA DA PALMA [ XI ]

«O "PARAÍSO DE LISBOA" NA RUA DA PALMA ( 2 )»
 Rua da Palma - ( 1907) -  Foto de Alberto Carlos Lima - (ANIMATÓGRAFO do "PARAÍSO DE LISBOA", antigo recinto de diversões na RUA DA PALMA) (ABRE EM TAMANHO GRANDE)   in   AML 
 Rua da Palma - ( 19__ ) Foto de Alberto Carlos Lima - (Aspecto do interior do "PARAÍSO DE LISBOA" ao fundo as instalações do "REAL COLISEU DE LISBOA") (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in  AML 
 Rua da Palma - (1912) - Foto de Jushua Benoliel - (O "PARAÍSO DE LISBOA" e seu "ANIMATÓGRAFO" na RUA DA PALMA)   in  AML 
Rua da Palma - (ant. 1929) - Alberto Carlos Lima - (O "PARAÍSO DE LISBOA" na RUA DA PALMA com um palco  para a representação das sua Revistas) (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in  AML 

(CONTINUAÇÃO) - RUA DA PALMA  [ XI ]

«O "PARAÍSO DE LISBOA" NA RUA DA PALMA ( 2 )»

O «PARAÍSO DE LISBOA» tinha um LAGO ILUMINADO com jogos de luz; um Restaurante; uma esplanada; uma "Carreira de Tiro" (maneira eufemística de tratar as "barraquinhas" de tiro ao alvo); um recinto destinado à patinagem, onde se praticava até às duas da manhã, e a atracção máxima para a gente nova que era um terreno muito inclinado onde se praticava a "glissage" - que, como o nome indica, consistia em escorregar ou deslizar... e voltar a subir pelas escadaria.

A propaganda falava de "elegantes francesas e desenvoltas espanholas" nos teatros, sobretudo no grande, onde foram à cena algumas revistas das quais escritas pelo humorista "ANDRÉ BRUN".
Anunciava-se também excêntricos trapezistas, ilusionistas, músicos e cantores.
Foram levados à cena respectivamente no "PARAÍSO DE LISBOA": "A REVISTA DE CUPIDO" de ANDRÉ BRUN, Musica de FILIPE DA SILVA, ALFREDO MÂNTUA e WENCESLAU PINTO no ano de 1908. Em 1911 foi exibida "O SALÃO DO TESOURO VELHO"; em 1912, "CALE-SE!" de PENHA COUTINHO, com música de DIAS DA COSTA e MENDES CANHÃO.
No entanto, alguma má vontade reinava contra o "PARAÍSO DE LISBOA", sobretudo por parte de pessoas que se consideravam lesadas por aquele espaço. A pretexto de determinados números de revista "EH! REAL!", também de 1912, da autoria de "PENHA COUTINHO" ( 1 ) e "BARBOSA JÚNIOR", terem desagradado a grande número de espectadores, registando-se alguns distúrbios. Era o princípio  do fim deste "PARAÍSO". 
Em breve se procedia à urbanização do lado poente da RUA DA PALMA, pondo-se assim termo à experiência. Não era ainda aquele o terreno onde LISBOA podia dar largas ao seu gosto por sossegados "folguedos" e jantar em paz sob uma ramada. Teria de se entreter na "FEIRA DE AGOSTO" até esta fechar também, para dar lugar a um "PARQUE EDUARDO VII" mais vasto e alinhado. 
Anos depois (1921/22), iria surgir nova e duradoura tentativa: o "PARQUE MAYER" e, nos anos 40 do século passado, a "FEIRA POPULAR DE LISBOA" que esteve em PALHAVÃ em terrenos de JOSÉ MARIA EUGÉNIO ALMEIDA, ocupado inicialmente pelo "JARDIM ZOOLÓGICO (1884-1905) e de 1943 a 1957, neste lugar a FEIRA POPULAR DE LISBOA, partindo de uma ideia de "LEITÃO DE BARROS", do (olisipógrafo) GUSTAVO DE MATOS SEQUEIRA e do Director do Jornal "O SÉCULO" JOÃO PEREIRA ROSA, com o objectivo de recolher fundos para a COLÓNIA BALNEAR daquele Jornal. 
Em 1961 abre a "FEIRA POPULAR" em   ENTRECAMPOS (antigo MERCADO GERAL DE GADO) onde se manteve a funcionar até 30 de Setembro de 2003. Em 2015 foi anunciado a abertura de uma Nova FEIRA POPULAR em CARNIDE e a venda dos terrenos da 2.ª FEIRA POPULAR. Estamos em 2017  os lisboetas (e não só), vão aguardando pela sua FEIRA POPULAR.

- ( 1 ) - "PENHA COUTINHO" que repartiu a sua actividade com outros nomeadamente; PEDRO BANDEIRA e ARTUR ARRIAGA. "PEDRO COUTINHO" que em 1911 estreou no "TEATRO DA RUA DOS CONDES" a Revista "FANDANGO" e "MAXIME" escrita em colaboração com CELESTINO DA SILVA. Neste ano de 1912 fui a última parceria com "BARBOSA JÚNIOR".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DA PALMA [ XII ] O CINEMA-REX NA RUA DA PALMA»

Sem comentários: