quarta-feira, 2 de agosto de 2017

RUA ALFREDO DA SILVA [ XVIII ]

«PALACETE NO "ALTO DE SANTA CATARINA" ( 2 )»
 Rua Alfredo da Silva - (1975) - Foto de João Carvalho  -  (Palacete onde viveu "ALFREDO DA SILVA" e desde 1996 pertence à ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS FARMÁCIAS, onde funciona o "MUSEU DA FARMÁCIA")  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in     WIKIPÉDIA 
 Rua Alfredo da Silva - (24.01.2017) - Foto de Maria de Lourdes  -  (Vista do Palacete do "ALTO DE SANTA CATARINA" com esquina para a "RUA MARECHAL SALDANHA" (antiga RUA DA CRUZ DE PAU), instalações desde 1996 da Associação  Nacional das Farmácias e seu "MUSEU DA FARMÁCIA")    in    AÇOR
 Rua Alfredo da Silva - (Entre 1898 e 1908) Foto de Machado & Sousa  -  (Palacete do Industrial "ALFREDO DA SILVA" no "ALTO DE SANTA CATARINA", com o pormenor de dois candeeiros de iluminação pública, suportada por estátua de bronze - possivelmente uma CARIÁTIDE)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in  AML
Rua Alfredo da Silva - (1921)  -  (Foto do Industrial "ALFREDO DA SILVA" com 50 anos de idade, marcava decisivamente a filosofia e o percurso do Grupo CUF)    in   HISTÓRIA DO GRUPO


(CONTINUAÇÃO)-RUA ALFREDO DA SILVA [ XVIII ]

«PALACETE NO "ALTO DE SANTA CATARINA" ( 2 )»


O PALACETE, cuja fachada surge dividida em três panos separados por duas pilastras de cantaria e delimitados lateralmente por cunhais, também de cantaria, desenvolve-se em piso térreo e andar nobre separado por cornija, caracterizados por vão de janelas de peito aberto a um ritmo regular, o qual é interrompido pelos dois portões centrais de arco de volta perfeita no piso térreo.
A rematar o edifício temos uma cornija saliente, coroada por balaustrada, interrompida, no pano central da fachada, por frontão triangular por óculo iluminante. O jardim, local onde se erguia a antiga "IGREJA DE SANTA CATARINA", encontra-se vedado por um muro com gradeamento em ferro, no interior do qual se evidenciam altos candeeiros de bronze fundido com cariátides ( A ).

Nesta PALACETE "ALFREDO DA SILVA" e sua mulher coabitaram com a filha e genro e os netos ( tendo entretanto nascido outro rapaz, "JOSÉ MANUEL", e uma menina). "ALFREDO DA SILVA" gostava deste PALACETE da capital que lhe permitia olhar das janelas "as águas tranquilas do RIO TEJO, ver o porto e os navios ancorados". Seguiu-se na  propriedade "D. MANUEL DE MELO", genro do Industrial.

O edifício tem servido depois um pouco para tudo: lá foi, por exemplo, a redacção e serviços do "JORNAL NOVO", combativo vespertino que foi publicado depois do 25 de Abril de 1974 e teve "ARTUR PORTELA" como seu primeiro Director. 
Em 1986, funcionou ali a sede da candidatura do Professor FREITAS DO AMARAL à PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA e ainda uma fundação de carácter político. Para o Nº. 1 da "RUA MARECHAL SALDANHA" (antiga RUA DA CRUZ DE PAU") veio a "ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS FARMÁCIAS" que adquire o imóvel dos "MELOS" e dá nova feição ao espaço.  Em 1996 é inaugurado o "MUSEU DA FARMÁCIA".
Existe um caso curioso na Toponímia destes sítios de bairros hoje distintos: O "ALTO DE SANTA CATARINA" e a desaparecida IGREJA desta invocação ficavam na "HERDADE DE SANTA CATARINA". Mas "SANTA CATARINA" "HERDADE", não tinha nada que ver com SANTA CATARINA "IGREJA" e "MONTE"; a primeira é mais antiga, e as origens são diversas.
Antiga freguesia de "SANTA CATARINA" hoje freguesia da "MISERICÓRDIA". O quarteirão é composto de quatro arruamentos. Parte frontal, virado a SUL - Actual "RUA DE SANTA CATARINA" (antiga "Rua do Monte de Santa Catarina" ou "LARGO DE SANTA CATARINA"; A NORTE  - Actual "RUA DR. LUÍS DE ALMEIDA E ALBUQUERQUE" ( 1 ) (antiga "RUA DE BELVER" ( 2 ) , (anteriormente "RUA DO LAMBAZ" ( 3 ); a NASCENTE - Actual "RUA MARECHAL SALDANHA" (antiga "RUA DA CRUZ DE PAU) (4 ); a POENTE - Actual "TRAVESSA DE SANTA CATARINA", (antiga "Travessa do Cemitério" por ali se situar um cemitério anexo à Igreja).

- ( A ) - CARIÁTIDE - Estátua feminina que serve de suporte arquitectónico vertical.
- ( 1 ) - RUA DR. LUÍS DE ALMEIDA E ALBUQUERQUE -antigo Director do "JORNAL DO COMÉRCIO" e jornal que existiu nesta artéria entre 1853-1983, (era considerado o jornal mais antigo do país).
- ( 2 ) - BELVER - Provavelmente com origem no nome daquele Monte.
- ( 3 ) - LAMBAZ - Era a "Alcunha" que tinha "D. DIOGO DE SOUSA" na Corte, no tempo de D. João III.
- ( 4 ) - CRUZ DE PAU - Por nela ter sido implantada uma CRUZ DE MADEIRA no ALTO DE SANTA CATARINA para guiar os navegantes, que se faziam à barra do TEJO.


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA ALFREDO DA SILVA [ XIX ]-A TABAQUEIRA ( 1 )»

Sem comentários: