quarta-feira, 4 de novembro de 2009

RUA DA BICA DE DUARTE BELO [IV]

Rua da Bica de Duarte Belo - (2009) Fotógrafo não identificado (Troço da Rua da Bica de Duarte Belo com a esquina da Travessa do Sequeiro virada para as Chagas) in MILA
Rua da Bica de Duarte Belo - (2008) Fotógrafo não identificado (Troço da Calçada da Bica Pequena) in TRANSPORTES EM MOVIMENTO

Rua da Bica de Duarte Belo - (2000) Foto de Lampião (Bica dos Olhos na Rua da Boavista) esta bica representa uma Nau com os corvos de cada lado. Se ampliarem a imagem podem ler embora com certa dificuldade a inscrição: "He obrigado o dono desta propriedade a conservar esta bica sempre corrente e à sua conta". in SKYSCREPERCITY


Rua da Bica de Duarte Belo - (Início do século XX) Foto de Joshua Benoliel (O Largo do Santo Antoninho na Bica) in AFML
(CONTINUAÇÃO)
RUA DA BICA DE DUARTE BELO [ IV ]
« SOBRESSALTOS DOS DESABAMENTOS»
Embora o «BAIRRO DA BICA» conserve o ar pacato e pitoresco que lhe foi timbre durante séculos, alguns sustos grandes lhe marcaram a vida.
De facto, segundo é tradição, davam as onze horas da noite em 21 de Julho de 1597 quando se ouviu uma voz desconhecida a gritar pelas ruas do sítio, que fugissem todos de casa porque o monte iria ruir. E assim aconteceu.
Mesmo não encontrando explicação para o estranho aviso, os moradores saíram em corrida, procurando abrigar-se mais para Norte.
Foi o que lhes valeu, já que às primeiras horas do dia 22 se deu na verdade a grande derrocada, que explica a abertura da colina a meio, dando azo à «RUA DA BICA DE DUARTE BELO», por onde hoje passa o elevador da «BICA».
A imaginação popular procurou feito miraculoso no aviso.
Mas simplesmente, como aventa mestre «JÚLIO DE CASTILHO», poderia tratar-se de qualquer transeunte retardatário que percebendo de desabamentos de terras, antevisse a desgraça que poderia dar-se, apressando-se a avisar os habitantes do local em perigo.
Aliás, em Outubro desse mesmo ano de 1597, novo desabamento ocorreu.
E o mesmo aconteceu em 13 de Fevereiro de 1621, com a «BOAVISTA» a ficar quase soterrada sob o monte de terra que lhe caiu em cima.
Todos estes sobressaltos tiveram lugar quando os Reis espanhóis reinavam em Portugal. No entanto, diga-se, o Senado da Câmara soube interpretar as necessidades dos moradores junto do Vice-Rei e obter as verbas necessárias para proceder aos arranjos preciosos, por forma a salvar o tempo de SANTA CATARINA e as casas nobres que por ali se erguiam.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«RUA DA BICA DE DUARTE BELO [V] - A RUA DA BICA DE DUARTE BELO»




6 comentários:

Marcia Faria disse...

Pode ter havido algum tremor de terra percebido pelo dono(a)da tal voz.

Quando estive em Lisboa em abril de2006, aconteceu que um dia quando estávamos assistindo TV à noite,
houve um leve tremor,mas foi bem rápido e não deu para assustar.

Um grande abraço!!!
Bom fim de semana...

APS disse...

Cara Márcia Faria

Tudo que é belo ou encantador por vezes tem o reverso da moeda.

Lisboa é linda! Tem um bom clima, as pessoas são prestáveis.
Mas... está situada na proximidade de uma falha geológica bastante acentuada, que nos preocupa!

Um abraço
APS

Quero meu filho de volta disse...

olá, adoro seu blog. Parabéns!!!
Estive a procura de informações para o meu blog, foi muito útil.
infelizmente também encontrei esse site com informações do Elevador da Bica e o título está como elevador da "Glória"...enfim...
http://www.strawberryworld-lisbon.com/lisboa/places/elevador-gloria.html

bjs

APS disse...

Cara "I LOVE LISBOA"

Agradeço as suas palavras de apreço a este blogue.

Efectivamente o site tem a fotografia trocada, aquela representa o elevador da BICA.

Vi o seu blogue, (que está muito de início) o tema é do agrado geral e a sua vontade e o gosto por LISBOA lá está estampado.

Cumprimentos
APS

Unknown disse...

Oliveira Martins (História de Portugal)refere que:"Um grande terramoto arrasou a cidade em 1598:foi quando o monte de StªCatarina se subverteu,deixando aberta essa chaga profunda,hoje cicatrizada - a Bica de Duarte Belo"

APS disse...

Caro Mário Nunes
Sem desprimor para a sua fonte (Oliveira Martins),diz-nos Júlio Castilho que corria o ano de 1597, a 22 de Julho (1), pelas onze horas da noite, acordavam em sobressalto os moradores do sítio, ao ouvirem uma voz de homem, que passava, e parecia fugir gritando: - Fujam! Fujam todos que vem o monte abaixo! Etc.
No Dicionário da História de Lisboa de Francisco Santana e Eduardo Sucena-1994. Indica-nos os Terramotos em Lisboa (várias magnitudes): 1321-1337-1348-1356-1504-1531(este sentiu-se em todo o país)-1551-A terra voltou a tremer em 1575, no Verão, e de novo no Verão de 1597, quando se despegou parte do Monte de Santa Catarina, e em 1621 um desabamento.
No século XVIII aconteceu o primeiro abalo em 1714, considerado fortíssimo. Foi certamente muito menor do que o de 1 de Novembro de 1755. Depois 1761, 1762, 1796, 1807, 1856, 1889, 1903 e 1907 Etc.
(1)-Na LISBOA ANTIGA este aviso é situado em 21 de Julho apesar da derrocada só se ter dado em 22.
Cumprimentos
APS