sábado, 20 de fevereiro de 2010

RUA DE XABREGAS [ III ]

Rua de Xabregas - (2000) - (Foto da Junta de Freguesia do Beato) ( Instalações da Junta de Freguesia do Beato na Rua de Xabregas) in JUNTA DE FREGUESIA DO BEATO
Rua de Xabregas - (2009) - (Vista panorâmica de Xabregas na Google) in GOOGLE

Rua de Xabregas - (1968) - Foto de Arnaldo Madureira (Viaduto ferroviário de Xabregas e "Largo de Xabregas", estrema da Freguesia do Beato) in AFML
--//--
(CONTINUAÇÃO)
RUA DE XABREGAS [ III ]
«A FREGUESIA DO BEATO»
A «FREGUESIA DO BEATO» foi delineada com o Decreto-Lei 4142/1959, embora a história da formação desta freguesia seja bem mais antiga.
A paróquia de «São Bartolomeu», sendo uma das freguesias mais antigas de Lisboa, desde 1168, esta paróquia tinha sede nas vizinhanças do Castelo de São Jorge. Depois do terramoto, esteve provisoriamente instalada na ermida de «NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO» e mais tarde, alojada na «IGREJA do BEATO ANTÓNIO».
Até ao século XVIII, a freguesia como instituição apresentava características estáveis e douradoras. A população estabelecia um contacto constante e afectuoso durante toda a sua vida com a sua paróquia.
Com a «REVOLUÇÃO LIBERAL» de 1832/34, a situação das paróquias alterou-se. A 30 de Julho de 1832 e a 5 de Agosto de 1833 por Decreto-Lei, foram extintas todas as paróquias do reino e foi transferido para o poder executivo a faculdade de nomear e apresentar todas as dignidades e empregos eclesiásticos.
Só em 1911, após a implementação da República, um novo Decreto-Lei separou a Igreja do Estado, e fez passar para a autoridade eclesiastica todas as atribuições relativas aos provimentos da Freguesia.
Paralelamente os livros de «REGISTOS PAROQUIAIS» começaram a ser transferidos para o «REGISTO CIVIL».
Na segunda metade do século XVIII, de alguns terrenos da «FREGUESIA DE SANTA ENGRÁCIA» juntamente com outros dos «OLIVAIS» nasce a «FREGUESIA DE S. BARTOLOMEU DO BEATO», inicialmente sediada na «TRAVESSA DO ROSÁRIO» a «SANTA CLARA»; mas que em 1836 se transfere para o «MONTE OLIVETE», já dentro da área dos actuais limites da Freguesia.
A sede da freguesia esteve para funcionar na «IGREJA DO CONVENTO DOS FRADES FRANCISCANOS» em Xabregas, porém, um mês depois acabou por ser transferida para a «IGREJA DE Nª. Sª. da CONCEIÇÃO DO MONTE OLIVETE», vulgarmente designada por «IGREJA DO GRILO», onde se manteve até 1943.
O nome de «FREGUESIA DO BEATO» terá, porventura raízes na história de um certo «BEATO ANTÓNIO» que viveu na paróquia no século XVI, (Padre António da Conceição beatificado no século XVIII). O padre «ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO», apontado por diversos historiadores como um protegido do Rei «D. SEBASTIÃO»; tanto o «MOSTEIRO» onde vivia como o sítio, passaram a chamar-se do «BEATO».
A «JUNTA DE FREGUESIA DO BEATO» presentemente instalada na «RUA DE XABREGAS» num primeiro andar, com entrada pelo número 67, tem as suas Limitações Administrativas desde o ano de 1959.
A «NORTE» - «RUA DO BEATO», desde os números 19 a 34 (limite com a Freguesia de Marvila); «ESTRADA DE MARVILA», desde a «CALÇADA DO DUQUE DE LAFÕES», junto da antiga Escola Secundária Afonso Domingues (limite com a Freguesia de Marvila).
A «NOROESTE» - «RUA DE CIMA DE CHELAS», até aos números 5 e 8 (limite com a Freguesia de Marvila); «ESTRADA DE CHELAS» nos números Ímpares desde o 97 e Pares desde o 106 a 190 (limite com a Freguesia de S. João).
A «OESTE» - «RUA AQUILES MACHADO» (limite com a Freguesia do Alto do Pina); fim da «CALÇADA DA PICHELEIRA» e da «RUA JOÃO DO NASCIMENTO COSTA» (limite com a Freguesia do Alto do Pina).
A «SUL» - «RUA DE SOL A CHELAS», até aos números 23 e 24 (limite com a Freguesia de S. João); «CALÇADINHA DE SANTO ANTÓNIO» a Chelas, desde os números 6 e 11 (limite com a Freguesia de S. João); «RUA GUALDIM PAIS», números Pares (números Ímpares são da Freguesia de S. João); fim da «RUA DE XABREGAS» (limite com a Freguesia de S. João).
A «ESTE» - «AVENIDA INFANTE D. HENRIQUE», desde as traseiras da antiga Fábrica de Portugal e Colónias, em Xabregas (hoje «RUA BISPO DE COCHIM) (limite com a Freguesia de S. João), até ao Quartel da GNR (limite com a Freguesia de Marvila).
Esta Freguesia é constituída por vários lugares que vão desde a «ALAMEDA DO BEATO» até à encosta da «PICHELEIRA», passando por «XABREGAS» e Vale de «CHELAS» - lugares cheios de história, nomeadamente Xabregas e Chelas. ( 1 )
(CONTINUA) - (PRÓXIMO)- «RUA DE XABREGAS [ IV] - O VIADUTO DE XABREGAS»

3 comentários:

Luísa disse...

Caro APS,
Excelente escolha a desta imagem da "Chegada das Relíquias de Santa Auta" para ilustrar a Rua de Xabregas.

É uma cena que se desenrola frente ao Convento da Madre de Deus. À esquerda, sob um dossel de tecido, com um hábito, está a Rainha Dona Leonor que mandou construir o convento e nele se acolheu.

Toda a cena é riquissima de pormenores e daria um livro falar sobre cada um deles.

Eu, cada vez que vejo esta imagem, olho para a fachada da Igreja e no lado direito observo a representação de um dos célebres medalhões cerâmicos da oficina dos irmãos Della Robbia.

Abraço,
Luísa

APS disse...

Cara Luísa

Também acho esta imagem espectacular. Não só pelo significado religioso, como também pelo seu motivo histórico e artístico.

Devo acrescentar que foi esta imagem a inspiradora dos arquitectos, para refazerem a nova fachada do portal na Igreja da Madre de Deus.

Quando um dia escrever sobre a «RUA DA MADRE DE DEUS», possivelmente mais detalhes serão acrescentados.

Muito obrigado pelas suas palavras esclarecedoras.

Abraço
APS

Luísa disse...

Caro Amigo,
Fico à espera que escreva algo sobre a Rua da Madre de Deus.

Nessa altura acrescento mais umas quantas coisas sobre o Convento e sobre esta imagem da Chegada das Reliquias de Santa Auta.

Um abraço,

Luísa