sábado, 16 de outubro de 2010

AVENIDA DA LIBERDADE [ XII ]

Avenida da Liberdade - (195_) Foto de Claúdio Madeira (Estátua de Oliveira Martins na Avenida da Liberdade) in AFML
Avenida da Liberdade - (1968) Foto de Armando Serôdio (Estátua de Oliveira Martins na Avenida da Liberdade) in AFML

Avenida da Liberdade - (1952) Fotógrafo não identificado (Inauguração da estátua de Oliveira Martins na Avenida da Liberdade) in AFML


Avenida da Liberdade - (s/d) Foto de Eduardo Portugal (Retrato de Oliveira Martins) in AFML
.
(CONTINUAÇÃO)
.
AVENIDA DA LIBERDADE [ XII ]
.
«ESTATUÁRIA NA AVENIDA ( 3 ) - OLIVEIRA MARTINS»
.
A estátua de «OLIVEIRA MARTINS» está localizada na «AVENIDA DA LIBERDADE» no cruzamento com a «RUA ALEXANDRE HERCULANO».
Executada por «LEOPOLDO DE ALMEIDA» em 1948, esta estátua de mármore com plínto de pedra, foi inaugurada a 27 de Maio de 1952, por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa. Integra igualmente uma das figuras do conjunto de escritores do século XIX, existentes no extremo dos talhões da «AVENIDA DA LIBERDADE».
.
«JOAQUIM PEDRO OLIVEIRA MARTINS» (1845-1894) figura do século XIX, historiador, economista, antropólogo, crítico social, político e escritor, autor de uma «HISTÓRIA DE PORTUGAL», nasceu em Lisboa, a 30 de Abril de 1845 e faleceu também em Lisboa a 24 de Agosto de 1894.
Órfão de pai, cedo teve de abandonar os estudos e empregar-se no comércio.
Director e Administrador de empresas, foi também deputado e Ministro da Fazenda e é considerado um dos mais preponderantes elementos do grupo dos "VENCIDOS DA VIDA" e um dos principais animadores da "GERAÇÃO DE 70".
A sua acção e os seus trabalhos suscitaram controvérsia e influenciaram o seu tempo, mas mais que isso, marcaram também a vida política portuguesa contemporânea.
.
Foi em 1879 que se deu uma inflexão no seu percurso intelectual, com o início da publicação da «BIBLIOTECA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS», de sua autoria.
História, demografia, mitos religiosos, economia e finanças foram temas que a colecção pretendeu abordar. Este empreendimento ficou marcado pelo autodidactismo de «OLIVEIRA MARTINS». Uma das características indissolúveis do percurso do próprio historiador.
A historiografia e o pensamento social e político que deixou, ainda hoje, geram interpretações diversas, o que não espanta já que «OLIVEIRA MARTINS» foi sempre avesso aos rótulos que lhe tentaram colocar.
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «AVENIDA DA LIBERDADE [ XIII ] - ALEXANDRE HERCULANO».

Sem comentários: