quarta-feira, 6 de outubro de 2010

AVENIDA DA LIBERDADE [ IX ]

Avenida da Liberdade - (2005) Foto de APS (A Praça do Marquês de Pombal) in ARQUIVO/APS
Avenida da Liberdade - (195_)? - Fotógrafo não identificado (Postal) (Praça e Monumento ao Marquês de Pombal) in IÉ-IÉ

Avenida da Liberdade - (c. 1934) Foto de Pinheiro Correia (Fotografia aérea da Praça do Marquês de Pombal, destaca-se o Monumento ao Marquês - inaugurado a 13 de Maio de 1934) in AFML


Avenida da Liberdade - (193_)? - Fotógrafo não identificado (Construção da Praça do Marquês de Pombal) in AO ESCORRER DA PENA



Avenida da Liberdade - (1898) - Estúdios Mário Novais (Feira Franca na Avenida da Liberdade e Rotunda - IV Centenário da Índia) in AFML

.

(CONTINUAÇÃO)
.

AVENIDA DA LIBERDADE [ IX ]

.
«PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL»

.
A abertura da «AVENIDA DA LIBERDADE» permitiu à cidade a sua expansão para NORTE.
Existia um projecto de concepção e a ideia desde o início que no topo NORTE fosse elaborada uma PRAÇA, com um monumento ao «MARQUÊS DE POMBAL» ao centro.
As dificuldades económicas fizeram tardar o monumento e o respectivo arranjo urbanístico da praça.
O «CENTENÁRIO DA ÍNDIA» realizou-se nesta vasta área da PRAÇA no ano de 1898. A chamada «FEIRA FRANCA» da qual podemos relembrar em fotos, com o seu grande castelo ao centro, um elefante de madeira e a esfera armilar no eixo terminal da «AVENIDA». A PRAÇA já nessa altura praticamente apresentava o desenho em «ROTUNDA».
No ano de 1910, poucos anos depois das comemorações do «CENTENÁRIO DA ÍNDIA», a «PRAÇA DO MARQUÊS DE POMBAL» estava definida como hoje se apresenta. É entre a década de 1899 e 1909 que se pode colocar a data da edificação formal da PRAÇA.
.
Da «PRAÇA DO MARQUÊS DE POMBAL» (ROTUNDA) partem em várias direcções artérias importantes. Temos a poente a «RUA BRAACAMP» que com o final da «RUA ALEXANDRE HERCULANO» nos pode levar ao «LARGO DO RATO».
Igualmente a poente a «RUA JOAQUIM ANTÓNIO DE AGUIAR» dá-nos o seguimento para a «PONTE 25 DE ABRIL» ou para o «AUTO-ESTRADA» do ESTORIL. Do lado oposto nascente a «AVENIDA DUQUE DE LOULÉ», na qual corre o viaduto sobre a «RUA DE SANTA MARTA», e que termina na «PRAÇA JOSÉ FONTANA» antigo (MATADOURO).
A «AVENIDA FONTES PEREIRA DE MELO» vai terminar na «PRAÇA DUQUE DE SALDANHA». É por esta artéria que chegamos ao «CAMPO GRANDE».
A «PRAÇA DO MARQUÊS DE POMBAL» também conhecida por «ROTUNDA», foi palco de eventos lúdicos e políticos, está ligada à nossa história política contemporanea, pelos acontecimentos revolucionários que nela tiveram lugar ou extensão, com início no «5 de OUTUBRO DE 1910»( que ontem celebrou o seu centenário), passando pelo «14 DE MAIO DE 1915»; «8 DE DEZEMBRO DE 1917»; «18 DE ABRIL DE 1925» e já no final do século XX (até aos nossos dias), as manifestações anuais do «25 DE ABRIL» em liberdade, entre o «MARQUÊS» e o «ROSSIO», além de manifestações clubistas - e não só - que ali ocorrem regularmente.
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «AVENIDA DA LIBERDADE [ X ] - ESTATUÁRIA NA AVENIDA(1) - "ROSA ARAÚJO"»



2 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Exceptuando a foto de 1934, quase apetece dizer que a densidade de arvoredo é inversamente proporcional à de automóveis.

APS disse...

Caro Ricardo Moreira

Hoje, se fosse possível, até em cima das árvores o automobilista estacionava o carro.

Cumpts
APS