sábado, 16 de abril de 2011

CALÇADA DOS BARBADINHOS [ X ]

Calçada dos Barbadinhos - (2009) (Início da Rua da Cruz de Santa Apolónia, Rua de Santa Apolónia, novas instalações da CP, no local do antigo Convento e Igreja de Santa Apolónia à nossa direita) in GOOGLE
Calçada dos Barbadinhos - (1943-01) Foto de Eduardo Portugal (Convento e Igreja de Santa Apolónia "já desactivada" na rua do mesmo nome. A parte mais baixa foi a primeira a ser demolida) in AFML
Calçada dos Barbadinhos - (Primeiro quartel do século XX) (Fachada da Igreja e Convento de Santa Apolónia , segundo fotografia inserto na Ribeira de Lisboa de Júlio Castilho) in CAMINHO DO ORIENTE

(CONTINUAÇÃO)

CALÇADA DOS BARBADINHOS [ X ]

«CONVENTO DE SANTA APOLÓNIA ( 2 )»

As traseiras dos edifícios (IGREJA E CONVENTO) davam para a praia deserta, depois ocupada pelas linhas férreas e telheiros dos Caminhos-de-Ferro. A Igreja - pegada a um antigo depósito de pólvora e a uma fortaleza que dominava a margem - seguia-se o Convento, com um piso térreo e dois andares superiores.

Com o Terramoto de 1755 o Convento embora pouco danificado, mesmo assim ruíram algumas paredes exteriores, pelo que levou as freiras receosas de algum acidente, abrigarem-se na fortaleza que ficava contígua.

Conta-se que foi o pároco de Igreja da «MADALENA» «Pº. PINTO DA CRUZ», que salvou as sagradas partículas do sacrário da «IGREJA DE SANTA APOLÓNIA», enquanto tudo ruía à sua volta e o pânico se generalizava. O padre foi depois abarracar-se para o «TERREIRO DO PAÇO». Conforme existiu esta boa alma, outras que só criaram confusão e desconfianças. Começou a circular cartas falsificadas em nome da «ABADESSA DE SANTA APOLÓNIA» com pedidos de donativos. Uma vez descoberta a fraude, passou-se a instituir, por segurança, contra a entrega daqueles, atestação selada com o cunho do Convento.

A «IGREJA DO CONVENTO DE SANTA APOLÓNIA» estava situada na «RUA DE SANTA APOLÓNIA» no número 63, em cuja verga se podia ver, ao centro, a data de 1844 acusando talvez um restauro. Num dos lados podia observar-se o ano de 1671, talvez indicando um outro antigo restauro. No pórtico da Igreja de arquitectura tipicamente setecentista, apresentava uma porta larga com uma cabeça de "QUERUBIM" ( 1 ) em pedra, ladeado de duas janelas engradadas, sobre um tímpano clássico três janelas também engradadas e ao cimo um nicho vazio, tudo isto já não existe.

Em 1852 o antigo «CONVENTO DE SANTA APOLÓNIA» é adquirido pela «COMPANHIA REAL DOS CAMINHOS-DE-FERRO». Depois das respectivas obras de adaptação o terminal ferroviário fazia-se neste pequeno Convento desde 1856 até 1865, altura da construção da nova «ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA», no «LARGO DOS CAMINHOS DE FERRO», próximo ao «MUSEU MILITAR».

A parte da IGREJA foi aproveitada pela «COOPERATIVA DOS EMPREGADOS DA CP», que ainda nos anos 50 do século XX podemos constatar o seu funcionamento.

Do antigo Convento nada subsiste, no seu lugar surgiram os incaracterísticos edifícios da CP, embora mereça aqui uma referencia pelo simples facto de se ter transformado a sua invocação em topónimo, de toda uma vasta zona da cidade de Lisboa. Os Caminhos-de-Ferro, apesar de terem feito desaparecer fisicamente a casa religiosa, projectaram-lhe o nome para uma área muito mais alargada do que primitivamente acontecia.

( 1 ) - QUERUBIM- Anjo da primeira hierarquia; pintura ou escultura de uma cabeça de criança com asas; criança formosa. (Lat. cherubim, do Hebraico).

(CONTINUA)-(PRÓXIMO) -«CALÇADA DOS BARBADINHOS [XI] - PALÁCIO DOS SENHORES DE PANCAS/PALHA».

7 comentários:

Anónimo disse...

A fachada da Igreja de Santa Apolónia está hoje na localidade de Arripiado, concelho da Chamusca. É a fachada da igreja local dedicada a Santo André.

APS disse...

Caro Anónimo
Fico-lhe muito agradecido pela informação. Não tinha conhecimento deste facto.
Estou convencido que será uma mais valia para esta singela igreja, que morou na "RUA DE SANTA APOLÓNIA".
Os meus cumprimentos
APS

Boquilobo disse...

Fachada da Igreja de Santa Apolónia
Quando surgiu o imperativo logístico de alargar a estação de Comboios de Santa Apolónia em Lisboa, por motivos de segurança, houve necessidade de deitar também abaixo uma igreja (Santa Apolónia), que ficava situada nas suas imediações...

... Ao tomar conhecimento desta situação, o Dr. Ruy Sommer D'Andrade (dono da Quinta do Arripiado), sendo amigo pessoal do Cardeal Patriarca de Lisboa, pediu que a fachada da igreja fosse poupada. Sendo assim "apeada", para que em nova igreja na sua aldeia natal, fosse novamente reconstruída.

... O pedido foi prontamente satisfeito e, a fachada foi então doada pelo Patriarcado de Lisboa à Comissão de construção da nova igreja, no ano de 1958. Assim, depois devidamente desmanteladas e catalogadas, as cantarias da fachada, foram transportadas de Lisboa até Tancos por comboio, de Tancos ao Arripiado de barco e, do Cais de S. Marcos no Arripiado, até ao local da edificação em carros de bois da Casa Sommer. Finalmente, e após inolvidável esforço, o "puzzle gigante" de tão bela obra, chegou a bom-porto, e desta forma ao seu novo local de culto.

Perpetuação da Memória dos Patronos
Entre as muitas histórias, que no Arripiado se contam acerca da construção da nova igreja, há uma que, pelo mistério que envolve, se pode também destacar... Antes do assentamento da enorme lage que compõe a soleira da porta principal, foi vontade do Dr. Ruy D'Andrade, que ali fosse colocado um embrulho feito com duas chapas em cobre, sendo o conteúdo de tal documento desconhecido. Inclusivé, até para os trabalhadores que lá o colocaram, sendo que, porventura será a perpetuação da memória do patrono da obra, fervoroso crente em Deus e, também de uma fé incontestável. No entanto, ainda permanece envolto de segredo o contéudo de tal testemunho.

http://www.cm-chamusca.pt/conhecer-chamusca/locais-de-interesse/zona-ribeirinha/aldeia-do-arripiado

A Igreja tem Hoje o nome de Igreja de São Marcos e não Santo André como é dito no comentário acima.

Cumprimentos
Carlos Delgado
Torres Novas

Boquilobo disse...

http://viajaredescobrir.blogspot.pt/2011/11/portugal-arripiado-igreja.html

APS disse...

Obrigado amigo CARLOS DELGADO por este depoimento tão interessante. Fiquei encantado com as fotos da Igreja, publicadas no blogue "VIAJAR E DESCOBRIR".
Um bem-haja!
APS

Rosa Machado disse...

Na aldeia do Arrepiado, a Igreja é a de S. Marcos:
http://viajaredescobrir.blogspot.pt/2011/11/portugal-arripiado-igreja.html


Att,
Rosa Machado

APS disse...

Cara Rosa Machado

Obrigado pelo seu comentário e por rever aquelas belíssimas fotos da «IGREJA DE SÃO MARCOS», com a antiga fachada da "IGREJA DE SANTA APOLÓNIA" que para o ARRIPIADO foi transferida há mais de cinquenta anos.
Os meus cumprimentos
APS-Agostinho Paiva Sobreira