sábado, 23 de abril de 2011

CALÇADA DOS BARBADINHOS [ XII ]

Calçada dos Barbadinhos - (2009) (Rua Barão do Monte Pedral ao fundo a Calçada dos Barbadinhos) in GOOGLE EARTH



Calçada dos Barbadinhos - (2009) (A Rua Barão do Monte Pedral, esquina com a Calçada dos Barbadinhos) in GOOGLE EARTH



Calçada dos Barbadinhos - (2009) (Um troço da Rua Barão do Monte Pedral, junto à Calçada dos Barbadinhos) in GOOGLE EARTH

Calçada dos Barbadinhos - (2009) (A RUA BARÃO DO MONTE PEDRAL vista de satélite) in GOOGLE EARTH



(CONTINUAÇÃO)
CALÇADA DOS BARBADINHOS [ XII ]
«BARÃO DO MONTE PEDRAL»
O «1º BARÃO DO MONTE PEDRAL», «JOSÉ BAPTISTA DA SILVA LOPES» está ligado à freguesia de «SANTA ENGRÁCIA» que, depois da implantação da «REPÚBLICA», e por decreto de 1 de Maio de 1913, foi mudada de denominação para freguesia de «MONTE PEDRAL».
Em 1952 voltava novamente a adquirir a sua anterior designação.
Existe também nesta freguesia uma artéria com o nome de «RUA BARÃO DE MONTE PEDRAL», que começa na «CALÇADA DOS BARBADINHOS» e estende-se para o «VALE ESCURO». Esta rua teve o parecer da «COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA», que reuniu em 03.03.1960 e por edital de 10.11.1961, para homenagear o oficial do Exército e criador do «MUSEU MILITAR DE LISBOA», (antigo MUSEU DE ARTILHARIA).

«JOSÉ BAPTISTA DA SILVA LOPES» nasceu em LAGOS a 01 de Junho de 1784 e faleceu em LISBOA a 22 de Abril de 1857. Colocado como 1º tenente no REGIMENTO DE ARTILHARIA DE ELVAS, distinguiu-se e tomou parte activa nos cercos de «BADAJOZ». No tempo de «D. MIGUEL» tomou parte na insurreição do PORTO de 1828. Organizou a expedição do «MINDELO», veio nela «SILVA LOPES», como «CHEFE DO ESTADO-MAIOR», e passou depois a exercer o COMANDO GERAL DE ARTILHARIA das forças de «D. PEDRO». Foi um dos principais autores da nova organização do EXÉRCITO, promulgada em 18.07.1834.
Deputado pelo ALGARVE os seus projectos de lei foram cheios de profundos conhecimentos em matéria Militar. Movido de sentimentos humanitários, propôs no PARLAMENTO a abolição da pena de VARADAS, então em uso no exército. Deixa o Parlamento e de 1840 à sua morte exerce o cargo de INSPECTOR-GERAL DO ARSENAL DO EXÉRCITO, no qual prestou relevantes serviços à organização militar e armamento, tendo alcançado o posto de Marechal-de-Campo a 10.10.1845 e Tenente-General a 06.06.1847. Foi nomeado par do REINO em 1849, sendo o título de «BARÃO DE MONTE PEDRAL» concedido por decreto de 13.09.1835 por «D. MARIA II».
Por não ter deixado herdeiros directos caiu a representação do título em seu irmão «JOÃO BAPTISTA DA SILVA LOPES», bacharel em leis, advogado e chefe de repartição no Exército.
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«CALÇADA DOS BARBADINHOS [ XIII ] - FÁBRICA DA COMPANHIA LISBONENSE DE TABACOS ( 1 )».







4 comentários:

Associazione Culturale Luís de Camões disse...

"Algumas coisas são explicas pela ciência, outras pela fé. A páscoa ou pessach é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé, páscoa é amor." (Albert Einstein)
Feliz Páscoa!

APS disse...

Retribuo os votos de FELIZ PÁSCOA!
Obrigado.
Um abraço
APS

Gracioso disse...

Caro APS
A Rua Barão de Monte Pedral tinha antes o poético nome de Rua A à Calçada dos Barbadinhos.
A numeração ia então até só ao número 4.
Após a mudança de nome, foi alargado e alcatroado o seguimento e foram construídos os prédios seguintes.
Simultaneamente à construção da Escola Comercial Patrício Prazeres, foram demolidas as barracas e transferidos os seus habitantes para a as quintas da Curraleira e Argolinha.
Ficou um terreno maior onde a rapaziada jogaga à bola. Serviu depois para a instalação do Clube Operário. Encontra-se precisamente no outro extremo da Rua Barão de Monte Pedral.
A Rua General Justiniano Padrel, perpendicular a esta, foi também aberta nos meados do século passado. Era um terreno de semeadura explorado por um sujeito conhecido por o "galego".
A entrada das instalações agrícolas, com venda de leite ao público, era então na Calçada dos Barbadinhos n° 148.
Com a abertura da UCAL na Rua Washington tudo isso desapareceu.
Eis uma humilde história mais recente que a da vida do Barão que não conhecia mas só de nome.
Agradecido pela biografia deste ilustre lagoense.
Um abraço
Gracioso

APS disse...

Caro Gracioso

Agradecido por completar com as suas memórias, o que ainda não tinha sido dito.

Um abraço
APS