sábado, 7 de maio de 2011

CALÇADA DOS BARBADINHOS [ XVI ]

Calçada dos Barbadinhos - (1998) Foto de Autor não identificado (Reservatório dos Barbadinhos I) in CAMINHO DO ORIENTE
Calçada dos Barbadinhos - (2003) - Foto de autor não identificado (Arco em sifão sobre o RIO TRANCÃO em SACAVÉM, um dos pontos da conduta entre o ALVIELA e os BARBADINHOS) in WIKIPÉDIA


Calçada dos Barbadinhos - (2003) - Foto de autor não identificado (Ponte sobre o Rio Trancão em SACAVÉM e sifão do CANAL DO ALVIELA) in TIO SAM

Calçada dos Barbadinhos - (200_)? Foto de autor não identificado (OLHOS DE ÁGUA nascente no Rio ALVIELA onde era captada a água que se consumia em LISBOA) in O RIBATEJO(CONTINUAÇÃO)

CALÇADA DOS BARBADINHOS [ XVI ]

«A ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DOS BARBADINHOS (2)»

"O CANAL DO ALVIELA"

O local conhecido por «OLHOS DE ÁGUA», cuja bacia de alimentação está estimada em cerca de 180 Km2. "a água que brota da nascente é originária da chuva que se precipita e se infiltra no *Planalto de Santo António* e é conduzida até este local por uma complexa rede de galerias subterrâneas que constituem centenas de grutas existentes na região"(Guia de percursos Pedestres do PNSAC, 2006 -in Ciência Viva). As águas foram transportadas por meio de condutas superficiais e subterrâneas, aquedutos e sifões desde as origens até ao reservatório dos «BARBADINHOS» (reservatório receptor) e depois bombeá-la daí para outros reservatórios superiores (VERÓNICA) e (MONTE) localizados em diferentes partes da cidade, servindo um leque de consumidores, em qualquer lugar onde estivessem, desde que estabelecessem contrato com a Companhia.

Foi a primeira vez que se levou a cabo uma captação de água a longa distância (114 050 metros). Para isso foram realizadas obras hidráulicas importantes (Aquedutos, sifões e pontes) na totalidade do percurso e das quais podemos realçar o «SIFÃO DO CANAL DO ALVIELA» ou «ARCO DO CANAL DO ALVIELA» em SACAVÉM (que constitui um dos "ex-líbris" desta cidade, atravessa o "RIO TRANCÃO" a poucas centenas de metros da sua foz).

Assim, a execução do traçado do aproveitamento de água do «RIO ALVIELA», tinha o seguinte percurso: O canal, em que já correram as águas captadas nos «OLHOS DE ÁGUA» seguem a margem direita do «ALVIELA» até à distância de 2 Km a montante de «PERNES»; deixando aí o vale do «ALVIELA», atravessa em sifão o vale do «TORNO», afluente daquele, atravessa em túnel a altura que fica ao norte da Igreja de «PERNES» e que separa o vale do «ALVIELA» do vale do «ARNEIRO» e, atravessando este vale com um sifão, segue à direita da estrada real de «PERNES» a «SANTARÉM» até às proximidades da «QUINTA DAS CUMEIRAS», onde, atravessando aquela estrada e deixando-a à direita, segue na direcção de «ALCANHÕES», passa a 1 Km a oeste desta povoação e, depois, próximo à «QUINTA DO D. JORGE», donde se dirige ao vale que vem de «AZOIA», que atravessa em sifão a jusante da estrada real, passando depois por baixo da estrada, deixa-a à esquerda e segue na direcção da «QUINTA DA MAFARRA», «POROFILHO» e «SICÁRIO» até ao vale que vai à ponte de «ASSECA», o qual atravessa em sifão a jusante da boca das «TRÊS VALAS», onde já se acham reunidas as águas que vêm de «ALCOENTRE» com as que vêm de «RIO MAIOR» e de «ALCANEDE». Seguindo, depois, a margem direita do vale de «ALMOSTER», passa a montante dessa povoação e, atravessando junto de «VILA NOVA DE S. PEDRO» o vale que vem de «TORRE BELA», segue a margem direita do vale de «ALCOENTRINHO», a meia encosta, depois em trincheira até à «RETORTO», onde passa, em túnel de 2690 metros, do vale de «ALCOENTRINHO» para o vale da «AMEIXOEIRA», e, deixando este vale à esquerda, atravessa as charnecas da «AMEIXOEIRA» e da «VIDIGUEIRA», tomando a direcção da «OTA», cujo vale atravessa junto da aldeia, por meio de um sifão de 990m.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CALÇADA DOS BARBADINHOS [ XVII ] - A ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DOS BARBADINHOS(3)».




3 comentários:

Luis Calafate disse...

O revestimento da cobertura parece ser composto por terra vegetal. Gostava de obter mais imagens desta Cobertura Verde.

Luis Calafate disse...

A ponte em arco, com tabuleiro suspenso, parece uma construção do início do século XX, em betão armado. Desejava obter informação sobre a sua data de construção e, se possível, da empresa construtora.

APS disse...

Caro Luís Calafate
Peço desculpa não ter respondido mais cedo, ainda me encontro de férias.
Vou tentar responder aos dois comentários.
1º - Para poder obter mais imagens dessa cobertura, deve usar o "Google Earth".
2º - Acho que encontrará a solução se clicar na 2ª foto em WIKIPÉDIA. Ainda poderá obter mais informação na CMSacavém, pois trata-se do seu "ex-libris".
Posso acrescentar que foi construído na década de 1880 e reparado no tempo do Estado Novo 1940.
Volte sempre, espero ter contribuído com alguma mais valia.
Cumprimentos
APS