quarta-feira, 15 de junho de 2011

RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ IX ]

Rua do Cais de Santarém - (2009) Foto de APS (Sobre o chafariz podemos admirar a fantástica fachada do prédio que sucedeu ao Palácio do Marquês de Angeja) in ARQUIVO/APS

Rua do Cais de Santarém - (2009) (Palacete no antigo sitio do Palácio do Marquês de Angeja) in SKYSCRAPERCITY

Rua do Cais de Santarém - (2003) Foto de Maria Domingos e Orlando de Jesus (Palacete sobre o "Chafariz de El-Rei", visto da "Rua do Cais de Santarém") in AS DEFESAS DE LISBOA

Rua do Cais de Santarém - (2009) Foto de APS (Entrada principal pela Travessa do Chafariz de El-Rei, exactamente como no palácio que anteriormente ali existia) in ARQUIVO/APS

Rua do Cais de Santarém - (2009) Foto de APS - (Placa toponímica da Travessa, entrada para o Palacete) in ARQUIVO/APS

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ IX ]

«PALÁCIO DO MARQUÊS DE ANGEJA»

Na parte de cima e por detrás do «CHAFARIZ DE EL-REI» existiam em 1468 umas "casas e banhos com suas caldeiras". São, possivelmente, as casas que em 1517 pertenciam a «LOPO DE ALBUQUERQUE», compradas pela Câmara, e que em 1755 constituíam o «PALÁCIO DO MARQUÊS DE ANGEJA».

No século XVIII foi construído o «PALÁCIO DO MARQUÊS DE ANGEJA», com 26 metros e trinta centímetros de frente para a parte da «RUA DO CAIS DE SANTARÉM», por cima e por trás do «CHAFARIZ DE EL-REI», ocupando também a torre da esquina. Este palácio tinha outro corpo do lado norte do «BECO DA MOSCA» e do «BECO DA SILVA» com fachadas para a «RUA DE TENTELA» ( 1 ), que faz parte da actual «RUA DE S. JOÃO DA PRAÇA», onde se abria a sua porta principal. A ligação entre os dois corpos do Palácio era feito por cima do «BECO DA SILVA» que, em parte da sua extensão era coberto. Dessa comunicação ou passadiço sobre o beco, que possivelmente ainda existia em 1755, embora o " Tombo" não lhe faça referencia, não resta hoje o menor vestígio.

Por cima do «CHAFARIZ DE EL-REI» podemos hoje admirar a fantástica fachada do prédio que sucedeu ao «PALÁCIO DO MARQUÊS DE ANGEJA», construído no século XIX, tendo a sua entrada pela «TRAVESSA DO CHAFARIZ DE EL-REI» número 6. Sabe-se que o Palácio foi restaurado no início do século XX, e passado mais de um século da sua construção como palacete privado, este edifício romântico, abriu como um charmoso hotel de Lisboa «PALACETE CHAFARIZ D'EL-REI». Do actual edifício residencial, de planta comparada rectangular com uma volumetria que acompanha o declive do terreno, destaca-se um mirante, terraço e pequeno coruchéu, coberturas por telhados de quatro águas e clarabóias. O edifício desenvolveu-se por 5 pisos, sendo dois em parte enterrados. O edifício caracteriza-se por uma estética dominada pelo ecletismo. O seu programa decorativo, inclui vários estilos integrados de uma forma coerente, recorrendo a elementos neo-árabe, neo-barroco, neo-classico, assim como elementos de inspiração MEDIEVAL e elementos contemporâneos, como alguns vitrais de linguagem geometrizante com referencias e motivos de «ARTE NOVA».

O Palacete encontra-se debruçado sobre o chafariz mais antigo de LISBOA, construído no século XIII e uma fonte importante de água no século XVI, para o abastecimento das NAUS PORTUGUESAS.

( 1 ) - LISBOA em 1551 - SUMÁRIO de Cristóvão Rodrigues de Oliveira, ed. 1987, página 30.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ X ] - O CHAFARIZ DE EL-REI (1)»









2 comentários:

Sofia Botelho disse...

Bom dia,
Não encontrei no seu blog o seu contacto por isso terei de utilizar esta via..
Estou a desenvolver um projecto no âmbito de uma disciplina do Mestrado em Museologia e Museografia e gostaria de obter informações específicas sobre uns determinados edifícios da Rua do Norte, no Bairro Alto - quando foram construídos, de quem foi o projecto, etc. Sabe onde poderei obter tais informações?

Muito obrigada,

Cumprimentos

Sofia Botelho

APS disse...

Cara Sofia Botelho

No final do meu Blogue depois do calendário no espaço «ACERCA DE MIM», deve clicar no meu e-mail.
Este assunto agradeço que seja tratado por esta via. No entanto, vou tentando descobrir algo, afim de poder ajudá-la.

Cumprimentos
APS