sábado, 3 de março de 2012

RUA AUGUSTA [ XVII ]

Rua Augusta - (2011) - (Instalações do "BES" na "RUA AUGUSTA" esquina com a "RUA DO COMÉRCIO", primitiva "Casa Bancária" da segunda década do século XX) in GOOGLE EARTH
Rua Augusta - (2011) - (Vista Panorâmica da Sede Social do "BES" na "AVENIDA DA LIBERDADE, 195) in GOOGLE EARTH
Rua Augusta - (200_?) - (Logótipo do "BANCO ESPÍRITO SANTO" e "slogan" "Quem sabe, sabe e o "BES" sabe!" in WIKIPÉDIA

(CONTINUAÇÃO) - RUA AUGUSTA [ XVII ]

«O BANCO ESPÍRITO SANTO ( 2 )»

A ascensão de «JOSÉ MARIA DO ESPÍRITO SANTO E SILVA» foi rápida. Talvez porque a natural aptidão para os negócios, a par da seriedade e rigor que punha em todos os seus actos, lhe tenha granjeado o respeito e a confiança dos que com ele se envolviam, condições que favoreceram o alargamento da sua rede de clientes.
É de salientar que, por diversas vezes se recusou a participar em negócios sugeridos que lhe pareciam menos correctos. Na recusa de uma dessas propostas diz expressamente que: "não queria (...) servir de instrumento de ninguém para o mal (...)".
O negócio florescia, a posição era sólida, bem gerida e rentável, tinha crédito e nome. Estavam criadas as condições para que «ESPÍRITO SANTO» desse mais um importante passo.

Em 23 de Fevereiro de 1884 constitui uma sociedade em comandita ( 1 ) sob a firma «BEIRÃO, SILVA PINTO & Cª., Lda.», com o capital social de 150:000$000. O objectivo da sociedade era o da «compra e venda por conta própria ou alheia de papéis de crédito, fundos públicos nacionais e estrangeiros, operações bancárias e em geral todas as transacções comerciais próprias da natureza deste estabelecimento» ( 2 ).
Tendo até à altura trabalhado apenas como empresário individual, surge, pela primeira vez, associado a outras pessoas numa empresa financeira.
A loja abriu no mesmo local, ou seja na «RUA AUGUSTA», número 11 e 15 e «RUA NOVA D'EL-REI», número 95, em 15 de Março. «JOSÉ MARIA DO ESPÍRITO SANTO E SILVA» detém, no capital da firma, 100 contos de réis e «JOÃO DE OLIVEIRA CASQUILHO», o outro parceiro do negócio, 50 contos de réis. Estes eram os sócios capitalistas. Como sócios que não realizaram qualquer entrada de capital, participam «ANTÓNIO PEREIRA DOS SANTOS BEIRÃO» e «JOSÉ NORBERTO DA SILVA PINTO». Este era seu antigo empregado da loja na «CALÇADA DO COMBRO», para além de secretário particular de «ESPÍRITO SANTO E SILVA».
A loja de que «JOSÉ MARIA DO ESPÍRITO SANTO E SILVA» era proprietário na «RUA AUGUSTA» esquina para a «RUA DOS CAPELISTAS» foi por ele cedida à sociedade, recebendo por conta dessa cedência o direito a 15% dos lucros. Dois terços dos lucros remanescentes seriam divididos em três partes iguais, cabendo duas delas a «JMESS» e a outra ao sócio «JOÃO CASQUILHO».
Assim, o sócio principal da firma «BEIRÃO, SILVA PINTO & Cª. Lda.», terá ficado disponível para se dedicar a outros empreendimentos.
Em Março de 1889 «José Maria do Espírito Santo» entendeu, sair da sociedade que havia constituído cinco anos antes, a qual, por essa razão, foi dissolvida.

- ( 1 ) - (do Francês Commandite) - Forma de sociedade comercial, em que há um ou mais associados, de responsabilidade solidária, e um ou mais sócios capitalistas, de responsabilidade que não excede o capital subscrito.
- ( 2 ) - Registos notariais de 23 de Fevereiro de 1884.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«RUA AUGUSTA [ XVIII ] -O BANCO ESPÍRITO SANTO (3)»

1 comentário:

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.