quarta-feira, 4 de abril de 2012

RUA VÍTOR CORDON [ III ]

Rua Vítor Cordon - (2010) - (A "RUA SERPA PINTO" no lado esquerdo norte, esquina com a "VÍTOR CORDON", está instalada a "JUNTA DE FREGUESIA DOS MÁRTIRES") in GOOGLE EARTH
Rua Vítor Cordon - (2009) - (A "RUA VÍTOR CORDON" sempre em renovação, ao fundo podemos observar parte do edifício, onde antigamente existia o "Retiro da Severa", um projecto de «Siza Vieira») in SKYSCRAPERCITY
Rua Vítor Cordon - (2007) - (Vista panorâmica da "Rua Vítor Cordon" e seu envolvente) in GOOGLE EARTH
Rua Vítor Cordon - (1593) Gravura de Jorge Braunius (Vista Panorâmica de Lisboa cerca do ano 1545-Gravura em cobre, incluída na obra "CIVITATES ORBIS TERRARUM"... existente no Museu da Cidade) - LEGENDA - Nº 22 - Cordoaria Nova; Nº 25 - Convento de S. Francisco; Nº107 - Igreja Nª. Srª. dos Mártires; Nº 110 - Igreja de Nª. Srª. do Loreto; Nº118 - Igreja do Corpo Santo; Nº 134 - Palácio dos Duques de Bragança. in MUSEU DA CIDADE

(CONTINUAÇÃO) - RUA VÍTOR CORDON [ III ]

«A FREGUESIA DOS MÁRTIRES ( 2 )»

Em 1755 o terramoto e o incêndio destruíram-na novamente, tendo-se instalado provisoriamente a freguesia em diferentes sítios e ermidas: numa barraca no sítio de Rilhafoles construída na quinta de um particular (até 24.12.177); na Ermida de Nª. Srª. dos Mártires ao Rego; na Ermida de Nª. Srª. da Graça ou de S. Pedro Gonçalves, no Corpo Santo, que existiu no local da loja Nº 1 a 7 da «TRAVESSA DO COTOVELO» onde permanecia no ano de 1763.
Quando se tratou da reconstrução da cidade e, segundo o desenho anexo do PLANO de divisão das freguesias de 1770, a nova Igreja deveria ser reedificada no local onde tinha existido a primitiva. Porém, modificadas as ideias do plano de urbanização, foi a localização da Igreja mudada para a «RUA DIREITA DAS PORTAS DE SANTA CATARINA», (hoje "RUA GARRETT"), entre as ruas «SERPA PINTO» e «ANCHIETA», e aí foi construída com projecto do arquitecto «REINALDO DOS SANTOS».
A Igreja pertence à «IRMANDADE DE S. SACRAMENTO» que comprou o terreno e fez as obras à sua custa, as quais segundo os livros de escrituração do Cartório, duraram até Dezembro de 1786 ( 1 ).
Em 1876 o "CÓDIGO ADMINISTRATIVO" determinava uma nova organização e atribuições das juntas de paróquias, sendo livre a escolha do seu presidente.
Com a implantação da REPÚBLICA dá-se a separação Igreja-Estado, sendo colocado em vigor o "Código Administrativo" de 1876, retirando, assim, a presidência aos párocos. A Lei Nº 88, de 7 de Agosto de 1913, promove a organização das paróquias civis, numa clara distinção das paróquias eclesiásticas, embora assuma o mesmo limite territorial.
Com a Lei Nº 621 de 23 de Junho de 1916, é alterada definitivamente a designação da «JUNTA DE PARÓQUIA» para «JUNTA DE FREGUESIA», mantendo-se assim até aos dias de hoje.
Existe actualmente uma REFORMA ADMINISTRATIVA para o ano de 2013 e um novo mapa de freguesias irá aparecer, embora a proposta final tudo indique que passará das actuais 53 freguesias para 24 (só na cidade de LISBOA).
Como nota curiosa, a "FREGUESIA DOS MÁRTIRES" a segunda mais antiga da cidade de Lisboa, com uma área envolvente que chegava até OEIRAS, foi perdendo território durante os vários séculos, hoje bastante reduzida, vai ser integrada com outras 12 freguesias, passando assim, a ser designada por: «FREGUESIA DE SANTA MARIA MAIOR».

( 1 ) - Segundo alguns autores as obras começaram em 10.10.1769 e concluíram-se em 1783.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA VÍTOR CORDON [ IV ] -FRANCISCO MARIA VÍTOR CORDON»

Sem comentários: