quarta-feira, 16 de abril de 2014

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS- 2ª SÉRIE [ IX ]

AVENIDA ANTÓNIO SERPA
 Avenida António Serpa - (2013) ( A "Avenida António Serpa" vista da "Avenida da República" in GOOGLE EARTH
 Avenida António Serpa (2007) (Vista Panorâmica de parte da freguesia das "Avenidas Novas", onde está inserida a "Avenida António Serpa") in  GOOGLE EARTH
 Avenida António Serpa - (1964-08) Foto de Armando Madureira (Moradia "provavelmente já demolida" na "AVENIDA ANTÓNIO SERPA", 32) in  AFML
 Avenida António Serpa - (1966) Foto de Artur Goulart ("AVENIDA ANTÓNIO SERPA" dos números 31 a 33, na antiga freguesia de "Nª. Srª. de Fátima" hoje "AVENIDAS NOVAS") in  AFML
 Avenida António Serpa - (1970) Foto de Inácio Bastos (A "Avenida da República", esquina com a "Avenida António Serpa" nos anos setenta do século passado)  in  AFML
 Avenida António Serpa - (1883)? - ("ANTÓNIO DE SERPA PIMENTEL" iniciou a vida política em 1856 e chegou a formar um governo que presidiu de Janeiro a Setembro de 1890) in  WIKIPÉDIA
Avenida António Serpa - (finais do século XIX) ("António de Serpa Pimentel" passou por deputado, Conselheiro de Estado, Ministro das Obras Públicas, Ministro da Guerra (interino), Ministro da fazenda e Ministro dos Negócios Estrangeiros, tendo formado um Governo em 1890)  in  FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES 

(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS-2ª SÉRIE [ IX ]

«AVENIDA ANTÓNIO SERPA»

A «AVENIDA ANTÓNIO SERPA» pertencia à antiga freguesia de "Nª. Srª. de FÁTIMA", hoje integrada com a freguesia de "SÃO SEBASTIÃO DA PEDREIRA", pela REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA, adoptando o nome de «AVENIDAS NOVAS». Tem o seu início na "AVENIDA DA REPÚBLICA"(antiga "Rua António Maria Avelar" e finaliza na "AVENIDA CINCO DE OUTUBRO" (antiga "Avenida Ressano Garcia). O topónimo "AVENIDA ANTÓNIO SERPA" foi atribuído durante a Monarquia, a 29 de Novembro de 1902.
Em 22 de Julho de 1982, a COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA (ACTA Nº 2/82) responde a um ofício do "MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA", remetendo cópia de requerimento apresentado na ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA pelo deputado "ANTÓNIO DE SOUSA LARA", com o pedido de esclarecimento sobre a possibilidade do topónimo "AVENIDA ANTÓNIO DE SERPA PIMENTEL".
Parecer: Considerando que a pretendida rectificação representaria alteração de uma nomenclatura já muito consagrada na toponímia de LISBOA e que grandes transtornos iria provocar aos residentes ou estabelecimentos no local, a COMISSÃO entendeu preferível optar-se pela inscrição nas respectivas placas toponímicas, de uma legenda que identifique melhor a figura homenageada, sugerindo, para o efeito, que imediatamente a seguir à designação toponímica seja gravada a seguinte legenda: "Político e escritor" (1825-1900)
Assim, mandou a Câmara Municipal de Lisboa que uma via pública situada entre as antigas "Estrada do Arco do Cego" e a "Rua António Maria Avelar" (designação que entretanto desapareceram) passasse a ter o nome do Matemático, professor Universitário, Militar, Político, Escritor e ainda Jornalista "ANTÓNIO SERPA".
ANTÓNIO DE SERPA PIMENTEL nasceu em COIMBRA, a 20 de Novembro de 1825 e faleceu em LISBOA a 2 de Março de 1900.
Tendo começado por assentar praça em Infantaria aos 17 anos, acabou por ingressar na UNIVERSIDADE DE COIMBRA onde, aos 21, se doutorava em Matemática. Veio para LISBOA, foi lente da ESCOLA POLITÉCNICA, onde ensinou álgebra e cálculo. Pouco depois, por proposta de ALEXANDRE HERCULANO, era feito sócio da ACADEMIA REAL DAS CIÊNCIAS. A partir daí, a carreira política e o jornalismo surgiram em cheio na sua vida. Estamos, assim, diante de mais um caso em que o jornalismo foi actividade-trampolim para uma carreira política.
ANTÓNIO SERPA ligou-se aos jornais também pela mão de HERCULANO, como de LATINO COELHO e ANDRADE CORVO, com os quais fez "O NOVO TROVADOR".
Só com "LATINO COELHO" dirigiu "O PHAROL". E foi também um dos principais redactores do "meu" "JORNAL DO COMÉRCIO", no qual se notabilizou pelos artigos sobre matéria financeira. Foi ainda o fundador da "GAZETA DE PORTUGAL", jornal que, durante anos, foi o órgão do PARTIDO REGENERADOR.
Na vida política iniciou-se em 1856 como deputado eleito por OLIVEIRA DE AZEMEIS.
Em 1876 no dia 31 de Janeiro foi nomeado Conselheiro de Estado. A 12 de Agosto de 1886, era presidente do Tribunal de Contas. Foi ministro de várias pastas e acabou por ser chefe do PARTIDO REGENERADOR e, por esse facto, ascendeu à presidência do Ministério.
Foi ainda incumbido de ir a PARIS pedir a mão da princesa D. AMÉLIA DE ORLEANS para o então príncipe "D . CARLOS". Teve tempo para tudo!

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS -2ª SÉRIE [ X ] .RUA APRÍGIO MAFRA»

Sem comentários: