sábado, 5 de abril de 2014

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS- 2ª SÉRIE [ VI ]

RUA ALICE PESTANA (CAIEL)-(1)
 Rua Alice Pestana (CAIEL) - (2013) (Um troço da "Rua Alice Pestana" no "Bairro de Caselas") in GOOGLE EARTH
 Rua Alice Pestana (CAIEL) - (2007) (Vista Panorâmica do "Bairro de Caselas" onde se insere a "Rua Alice Pestana") in GOOGLE EARTH
 Rua Alice Pestana (CAIEL) - (2013) (A "Rua Alice Pestana" vista da "Rua Casal da Raposa") in GOOGLE EARTH
 Rua Alice Pestana (CAIEL) - (2013) (A "Rua Alice Pestana" numa das ruas do "Bairro de Caselas") in GOOGLE EARTH
Rua Alice Pestana (CAIEL) - (Início do século XX)? (A Jornalista "ALICE PESTANA" em "AS MULHERES E A REPÚBLICA - 2010 - Agenda Feminista") in A CIDADE DAS MULHERES


(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS - 2ª SÉRIE [ VI ]

«RUA ALICE PESTANA (CAIEL) - (1)»

A «RUA ALICE PESTANA" (CAIEL) pertencia à antiga freguesia de "SÃO FRANCISCO XAVIER" actual «BELÉM». Tem o seu início na "RUA DA CRUZ" número 2 e finaliza na "RUA CASAL DA RAPOSA" no número 17.
Na Acta Nº 2/88 de 25 de Março de 1988, reuniu a "Comissão Municipal de Toponímia", tendo emitido o parecer apresentado pela então JUNTA DE FREGUESIA DE S. FRANCISCO XAVIER, na atribuição no "BAIRRO DE CASELAS" de alguns nomes de vulto nas ARTES e LETRAS. Também num artigo do "Dr. AUGUSTO DE CASTRO", publicado anteriormente à construção do BAIRRO, chamava à atenção no "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" para a necessidade de se prestar homenagem a figuras ilustres que ali nasceram ou viveram.
Assim, por EDITAL de 20 de Abril de 1988 mandou que fosse atribuído o topónimo ao arruamento do "BAIRRO DE CASELAS", à antiga "RUA 3" e tomasse o nome de "RUA ALICE PESTANA"(CAIEL).
"ALICE EVELINA PESTANA COELHO" nascida em SANTARÉM a 7 de Abril de 1860, e veio a ser escritora, jornalista e pedagoga notável que na literatura usou, muitas vezes o pseudónimo de "CAIEL), formado pelas letras de seu próprio nome e ainda outros como: "EDUARDO CAIEL", "CIL" como estratégia de legitimação, e ainda o anagrama "CÉLIA ELEVANI".
Versada em línguas (cujo estudo fez acompanhar pelo da música), deverá ter sido a primeira mulher portuguesa a escrever numa revista estrangeira: "THE FINANCIAL and MERCANTIL GAZETTE", para onde redigiu, em inglês, um artigo de crítica à tradução que el-Rei "D. LUÍS" fizera do "HAMLET". Depois colaborou durante quatro anos naquela publicação britânica. Em Portugal, deu a sua colaboração a uma revista literária onde pontificavam "CAMILO" e "TOMÁS RIBEIRO", mas estendeu ainda a sua pena para os jornais "VANGUARDA", "FOLHA DO POVO", "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" e "O SÉCULO", dedicando-se especialmente, aos problemas do ensino.
Casada com um escritor espanhol "D. PEDRO BLANCO" em 1902, viveu largo tempo em MADRID, tendo falecido nesta cidade espanhola no ano de 1927.
O Governo português aproveitou em 1888 a sua grande experiência como pedagoga, encarregando-a de várias missões ao estrangeiro, nomeadamente na recolha de elementos sobre o ensino secundário feminino nalguns países. Também, mais tarde, quando residia em ESPANHA, em 1914, o Governo espanhol a incumbiu de estudar os métodos do ensino feminino usado em Portugal.
Defendeu a educação média da mulher por ser um meio de formar a mulher moderna, habilitando-a aos cargos da sua missão complexa. Sempre foi sensibilizada para o pacifismo, fundando a "LIGA PORTUGUESA DA PAZ" em 1899, de que foi a primeira presidente.
Com o pseudónimo de CAIEL escreveu "A FILHA DE JOÃO DO OUTEIRO" editado em 1894.
Um artigo da Doutora ELINA GUIMARÃES publicado no "DIÁRIO POPULAR" em 16 de Abril de 1973, fará relembrar esta figura, que tanto fez pelas mulheres portuguesas: a escritora, professora e jornalista "CAIEL", de seu nome verdadeiro "ALICE PESTANA".
"CAIEL" foi fundamentalmente escritora, tanto jornalista como romancista. E, com ela, verifica-se mais uma vez a eterna história das escritoras apreciadas: mas com obras esgotadas que não se reeditam. Deliciosas ou dolorosas vinhetas da vida de LISBOA, com seus usos diferentes nas personagens cuja psicologia é eterna...

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS[ VII ]-RUA ALICE PESTANA (CAIEL) (2)».

Sem comentários: