sábado, 21 de fevereiro de 2015

RUA DO BEATO [ X ]

«A NACIONAL ( 3 )»
 Rua do Beato - (Década de 50 do século XX) (Maqueta dos novos edifícios para a Companhia Industrial de Portugal e Colónias, S.A.R.L. .Cais Armazéns e Silos)  in RESTOS DE COLECÇÃO
 Rua do Beato - (1991) - (Planta topográfica da Fábrica do BEATO de 1972, actualizada em 1991) in ARQUIVO DE A NACIONAL
 Rua do Beato - (Década de cinquenta do século XX) (Construção do Edifício na parte Sul da "RUA DO BEATO", projecto do Arquitecto Pardal Monteiro. Álbum da construção da nova moagem) in ARQUIVO DE A NACIONAL.
 Rua do Beato - (1907) ( A "COMPANHIA NACIONAL DE MOAGEM" uma firma que mais tarde viria a fazer parte do bloco das grandes Fábricas a Vapor de Moagem de Trigo,  descasque de arroz e massas) in  RESTOS DE COLECÇÃO.
Rua do Beato - ( 1910 ) - ( A Empresa de "João de Brito, Limitada" viria a ser integrada no bloco da "NOVA COMPANHIA NACIONAL DE MOAGEM, S.A.R.L., em 27 de Agosto de 1917) in RESTOS DE COLECÇÃO

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO BEATO [ X ]

«A NACIONAL ( 3 )»

É evidente que a fábrica não passará ao lado do progresso técnico que, em fins do século XIX, revolucionou a Industria Moageira; acompanhando-a e desenvolvendo-a. 
Em 1900 a firma registou a sua nova simbologia que, consistia  num rótulo circular cingido por circunferências concêntricas muito próximas, sendo a exterior mais grossa do que a interior, incluindo os seguintes dizeres: "FÁBRICA DE JOÃO DE BRITO", em caracteres iguais, e LISBOA em caracteres maiores. Estas palavras estão dispostas circularmente em contorno do rótulo. Em dois arcos arcos concêntricos, e seguindo o sector oposto aquele em que está a palavra LISBOA, lê-se "FARINHA SUPERFINA". Abaixo destes dizeres estão os desenhos representando os versos e anteversos de diversas medalhas, obtidas em diferentes exposições.
São oito as medalhas, dispostas na seguinte ordem: três abaixo da palavra "superfina" e da exposição de VIANNA D´ÁUSTRIA, a da FRANÇA em 1889 e a de FRANÇA em 1867; segue-se ao meio a da exposição do PORTO em 1861, e depois duas da ASSOCIAÇÃO CENTRAL DA AGRICULTURA PORTUGUESA, a da Exposição do PORTO em 1865 e PHILADELPHIA em 1874. Entre as três primeiras e a central estão escritas as palavras "NO BEATO ANTÓNIO". Atravessando obliquamente, seguindo no diâmetro, há uma fita passando por cima da quarta medalha, com os seguintes dizeres: " SYSTEMA ÁUSTRO-HUNGARO destinado a farinhas" ( 1 ).
Em 30 de Julho de 1900 tinha a seguinte ficha técnica: "natureza do motor, vapor; trituração e conversão, 8 mós e cilindro; força produtiva anual, 31 200 000Kg/trigo; laboração efectiva anual, 15 362 000Kg/trigo" ( 2 ).
Depois da sua morte foram os herdeiros que assumiram os destinos de uma das Industrias Alimentares mais florescente do país, sob a designação social de "JOÃO DE BRITO, LDA.".
Em 1898, a empresa era dirigida (como já nos referimos) pelo seu genro, e também pelos seus netos, ANTÓNIO, EDUARDO e ARTUR MACIEIRA.
Em termos organizacionais, referentes à alteração do capital social, ao crescimento da produção, à fusão com outras firmas do mesmo ramo (para um melhor controlo de mercado) e às novas designações comerciais, podemos referir os seguintes momentos: - Em 27 de Agosto de 1917 ( 3 ), a empresa JOÃO DE BRITO, LDA, foi integrada no bloco da "NOVA COMPANHIA NACIONAL DE MOAGEM"; - em 17 de Dezembro de 1919, constituiu-se a "COMPANHIA INDUSTRIAL DE PORTUGAL E COLÓNIAS, S.A.R.L.", através da fusão da NOVA COMPANHIA NACIONAL DE MOAGEM e da COMPANHIA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO; - no início dos anos 80 é transformada em Sociedade Anónima, mantendo a mesma designação de C.I.P.C.; - em 23 de Dezembro de 1986, a sua designação passa a ser "A NACIONAL - COMPANHIA INDUSTRIAL DE TRANSFORMAÇÃO DE CEREAIS, S.A.. 

( 1 ) - «REGISTOS DE MARCAS AVISOS E PEDIDOS». Para conhecimento de quem interessar se faz público que nos dias indicados foram pedidos as seguintes marcas que se referem: Em 4 de Janeiro de 1900, Nº 4: 197- classe 1.ª. A firma "JOÃO DE BRITO", com sede em LISBOA, RUA IVENS. D.G., N.º 23, de 30 de Janeiro de 1900, p. 262.

( 2 ) - Informação sobre os seus motores in BOLETIM DO TRABALHO INDUSTRIAL, Nº 48, de 1908, Nº. 80 de 1911.

( 3 ) - Diário do Governo, Nº. 245, II série, 17 de Outubro de 1917.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO BEATO [ XI ] A NACIONAL ( 4 )»

2 comentários:

cristina disse...

Querido amigo APS,

obrigada pela informação preciosa que vou ler (e guardar) preciosamente.

um abraço,

Cristina

APS disse...

Cara Cristina

Muito me alegra a sua presença neste modesto blogue. Como vai a sua saúde?
Perdi a password para entrar no seu blogue. Tinha metido numa pen que se avariou e pronto lá se foi a informação. Ainda a semana passada eu estive a fazer uma limpeza a blogues que desde o início (2008) tinha colocado no meu e alguns já não existiam. Reparei no seu e estive na dúvida, mas esperei e a amiga ainda existe nas lides das tecnologias da informação. Um grande abraço de amizade e saúde. APS