sábado, 7 de março de 2015

RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ I ]

«SANTA APOLÓNIA E SEU ENQUADRAMENTO»
 Rua do Caminhos de Ferro - (2012) Foto de APS (Panorâmica da "Estação dos Caminhos de Ferro de Lisboa",  na sua fachada virada  para a "Avenida Infante D. Henrique", tirada do paquete "MSC MAGNIFICA", numa das suas passagens por LISBOA)  in  ARQUIVO/APS 
 Rua dos Caminhos de Ferro (1856-1858) Direcção de FILIPE FOLQUE - (Pormenor da Carta Nº 38 onde podemos ver a "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO" antiga "RUA CAIS DOS SOLDADOS" e ainda a "RUA DA BICA DO SAPATO") in AML 
 Rua dos Caminhos de Ferro - (depois de 1865) Foto de António S. da Fonseca - (A "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA" no lado Sul assente sobre uma infra-estrutura de pedra aparelhada que servia de paredão ou Cais Fluvial, dado que as margem do Rio Tejo se estendiam até à Estação. O fotógrafo terá colocado a sua máquina num molhe transversal - do aterro da Praia dos Algarves - ao paredão inferior da Estação de modo a captar esta panorâmica) in  RESTOS DE COLECÇÃO
 Rua dos Caminhos de Ferro (entre 1898 e 1908) Foto de autor não identificado (A fachada Norte da "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA" virada para a "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO" antiga "RUA CAIS DOS SOLDADOS", quando ainda funcionava o "Americano") (Abra em tamanho grande) in AML
Rua dos Caminhos de Ferro - (2014) - (A fachada principal da "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA" virada a Poente, no antigo "LARGO DOS CAMINHOS DE FERRO")  in  GOOGLE EARTH

RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ I ]

«SANTA APOLÓNIA E SEU ENQUADRAMENTO»

O sítio de "SANTA APOLÓNIA" terá sido fundado em meados do século XV no caminho velho que ligava a ORIENTE, com a construção de uma Ermida dedicada à mártir "SANTA APOLÓNIA", quando o RIO ainda marginava aqueles terrenos. Embora fosse um pouco mais que ermo, o povo depressa começou a conhecer o local como «SANTA APOLÓNIA» tornando-se uma referência, que rapidamente se foi expandindo.

Com a vinda dos CAMINHOS DE FERRO para PORTUGAL e o nome da Estação inicial se ter chamado "SANTA APOLÓNIA", veio consagrar mais definitivamente o âmbito geográfico mais conhecido o topónimo.
Destacam-se alguns nomes na época, uns ainda presentes, outros passados à história. É o caso do velho "CAIS DA MADEIRA", "CAIS DO TOJO", "CAIS DO CARVÃO" ou o "CAIS DOS SOLDADOS". Ficou-nos a «RUA DA BICA DO SAPATO», a "FUNDIÇÃO DE BAIXO" (hoje MUSEU MILITAR), a RUA DOS CAMINHOS DE FERRO (antiga RUA DO CAIS DOS SOLDADOS).
Embora o lento assoreamento  do RIO TEJO, veio permitir a ocupação junto da sua margem.
Os terrenos ribeirinhos, logradouros públicos, a Câmara procedeu ao seu loteamento em 1578, mantendo-se o caminho ao longo dos novos cais.
Rapidamente estes terrenos se especializaram em produtos a granel com necessidade de espaços amplos para armazéns, caso do CAIS DA MADEIRA, do TOJO ou do CARVÃO. Desse loteamento camarário resulta a actual divisão das propriedades ribeirinhas, hoje face poente do "LARGO DE SANTA APOLÓNIA" e "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO", entre as quais se destacam na "CARTA TOPOGRÁFICA DA CIDADE DE LISBOA da autoria e direcção de FILIPE FOLQUE (1856.1858), relativamente à zona de SANTA APOLÓNIA.
É de notar que onde hoje está construída a "nova" ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA nesse lugar sobranceiro ao longo do RIO, existia o REGIMENTO DE CAVALARIA DO CAIS, daí resulta o nome da "RUA DO CAIS DOS SOLDADOS" (hoje RUA DOS CAMINHOS DE FERRO).
Existiram também as "CASAS NOBRES DE PEDRO CUNHA". PEDRO DA CUNHA, chamado o da "PRAIA", por viver numas casas ao CAIS DO CARVÃO, na esquina Sul do "BECO DO HOSPITAL DA MARINHA", propriedade trazida em dote por sua mulher, D. HELENA DE MENDONÇA, filha de PEDRO MENDONÇA e de SANTA CLARA, senhor da CASA DA COVA. Das duas casas de que hoje restam vestígios, existe uma planta assinada por MATEUS DO COUTO.
PEDRO CUNHA, tinha dois filhos; SIMÃO e TRISTÃO DA CUNHA que habitaram estas casas.
O segundo filho de PEDRO DA CUNHA, "TRISTÃO DA CUNHA", Governador de ANGOLA veio a herdar as antigas casas de seus antepassados, sendo este TRISTÃO DA CUNHA , que fundou o PALÁCIO DE XABREGAS.  
Apesar de aqui se ter feito algumas obras veio a ser vendida esta propriedade para prover às despesas com as grandes transformações que foram realizadas  nos primeiros anos do século XVIII em XABREGAS, daí em diante residência principal deste ramo dos "CUNHAS" (Casa de OLHÃO, em XABREGAS).
Falaremos noutra ocasião do "ARSENAL" depois chamado de "FUNDIÇÃO DE BAIXO" do século XVI (hoje MUSEU MILITAR), responsável grandemente da rápida urbanização na área adjacente à CERCA FERNANDINA.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ II ] A RUA DOS CAMINHOS DE FERRO ( 1 )»

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece que a estação de correios continua com o nome de "Cais dos Soldados".

APS disse...

Caro Anónimo
A ESTAÇÃO DE CORREIOS na Rua dos Caminhos de Ferro, será tratada no próximo capitulo [III] em 14.03.2015. Devo assegurar que nesse local já não existe a ESTAÇÃO DE CORREIO, no entanto pode eventualmente existir uma Estação dos CTT dentro do terminal da "Estação de Santa Apolónia".
Cumpts.
APS