sábado, 25 de abril de 2015

RUA DO BENFORMOSO [ I ]

«A RUA DO BENFORMOSO ( 1 )»
 Rua do Benformoso - (2011) Foto de Luís Pavão - (um troço da RUA DO BENFORMOSO no sentido para Sul, podendo-se observar o prédio cor de rosa já alterado e seu apêndice mais antigo. Ao lado do Nº. 133 era a antiga entrada para o "BECO DO BENFORMOSO" agora com um portão de ferro) ( Abre em tamanho grande )  in  AML 
 Rua do Benformoso - (2007)  (Uma panorâmica da "MOURARIA" e em especial a RUA DO BENFORMOSO)  in  GOOGLE EARTH 
 Rua do Benformoso - (2007)  (uma panorâmica mais aproximada da RUA DO BENFORMOSO ) in   GOOGLE EARTH
 Rua do Benformoso - (2011-09-16) - Foto de Luís Pavão (Nas varandas a "Exposição todos 2011", na "RUA DO BENFORMOSO", uma iniciativa da C.M.L.)  ( Abre em tamanho grande ) in  AML
 Rua do Benformoso - (2015) (A parte Norte da RUA DO BENFORMOSO que termina no "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" - neste momento da foto, estava em obras - ao lado esquerdo a "TRAVESSA DO BENFORMOSO") in  GOOGLE EARTH
 Rua do Benformoso - (2015) - (Início da "RUA DO BENFORMOSO" parte Sul - quem vem da Rua da Mouraria, ao lado direito a "CALÇADA DA MOURARIA") in  GOOGLE EARTH
Rua do Benformoso - (1950) - Foto de Eduardo Portugal  - (A "RUA DO BENFORMOSO" com um lance de passeio com "Calçada à portuguesa") (Abre em tamanho grande) in   AML 

RUA DO BENFORMOSO [ I ]

«A RUA DO BENFORMOSO ( 1 )»

A «RUA DO BENFORMOSO» pertencia a três freguesias, actualmente ficou a pertencer a duas. Uma à antiga freguesia dos "ANJOS" que juntamente com a freguesia de "SÃO JORGE DE ARROIOS" e "PENA", passou a designar-se de «ARROIOS», dos números 191 e 278 em diante. à antiga freguesia de "SANTA JUSTA" os números 1 a 189 e à antiga freguesia do "SOCORRO" do número 2 a 276. Estas duas freguesias, juntamente com mais onze, ao abrigo da REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012, passaram a chamar-se freguesia de «SANTA MARIA MAIOR».
Começa na "RUA FERNANDES DA FONSECA" (antiga "CARREIRINHA DO SOCORRO) e finaliza no "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" (antigo LARGO DO INTENDENTE). Tem como convergente no lado esquerdo a "TRAVESSA DO BENFORMOSO" e existia no século passado o "BECO DO BENFORMOSO" que ficava junto do Nº. 133 (hoje um portão de ferro).
Por Edital do GOVERNO CIVIL DE LISBOA de 1 de Setembro de 1859, as "RUAS DO PAÇO DO BOM FORMOSO" e "DIREITA DOS ANJOS" (só a parte até ao "LARGO DO INTENDENTE" passaram a ter a designação única de "RUA DO BENFORMOSO". Ainda no século XVI, parte desta RUA era chamada pela "RUA DIREITA DA MOURARIA". O Edital de 1859 veio normalizar a artéria.

«CRISTÓVÃO RODRIGUES DE OLIVEIRA" no seu livro "LISBOA em 1551-SUMÁRIO", já referenciava na freguesia de "SANTA JUSTA" a "RUA DA MOURARIA", "RUA DO POÇO DO BORRATÉM", "RUA DOS CAVALEIROS" o "BECO DA BARBA LEDA" que tem entrada pela "RUA FERNANDES DA FONSECA", onde  inicia a "nossa" "RUA DO BENFORMOSO".
Esta curiosa artéria antiga que ainda liga a "RUA DA MOURARIA" ao  "LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE", agora com outro nome, de acordo com a tradição, esta designação será eventualmente uma corruptela da primitiva palavra  de «BOY FORMOSO».
Consta ter existido numa quinta por estes lados um boi que de tal maneira deslumbrante, que mesmo depois de morto, o sítio ficou conhecido como "BOY FORMOSO". Em finais do século XVIII, já com o nome alterado, tal como o "BECO DA BARBA  LEDA", passou a chamar-se "BECO DA BARBADELA", junto da "RUA FERNANDES DA FONSECA", num BECO que ainda hoje existe.
Esta artéria também foi chamada de "PAÇO DO BENFORMOSO", este "PAÇO" deveria representar "PASSOS", pois neste lugar nunca existiu nenhum "PAÇO" ou "PALÁCIO" mas sim, um PASSO - oratório - motivado pela passagem da PROCISSÃO DOS PASSOS DA GRAÇA.
Esta procissão teve vários percursos em determinadas épocas, embora os "PASSOS" ou "ESTAÇÕES" eram em numero de sete, sendo uma na "IGREJA DA GRAÇA", e outro dentro da "IGREJA DE SÃO ROQUE" e os restantes cinco no seu percurso, cujo um deles seria na "RUA DO BENFORMOSO", quando deixou de passar pela "RUA DOS CAVALEIROS, devido ao seu estreitamento na época.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO BENFORMOSO [ II ] A RUA DO BENFORMOSO (2)».

9 comentários:

Lisete disse...

De Junho de 1974 a Dezembro de 1996 trabalhei na Rua dos Cavaleiros, e na Rua do Benformoso havia o armazém de recepção de mercadoria da empresa.

APS disse...

Olá "vizinha" Lisete
Obrigado pelo seu reaparecimento. Vai gostar de recordar a "RUA DO BENFORMOSO", ela encerra uma mística muito diferente de outras ruas de LISBOA. Sabia que por ali passava a procissão do "Senhor dos Passos da Graça"? Existia mesmo um oratório, onde a procissão era obrigada a parar.
Até sensivelmente aos finais do século XX, existiu nesta rua, edifícios tipicamente seiscentistas.
Despeço-me com amizade
Cumprimentos
APS

Lisete disse...

Só conhecia a procissão da Nossa Senhora da Saúde. Para além dessa, também a procissão aqui da terrinha onde vivo, S. João da Talha, que se realiza no mês de Junho. Vou aguardar por mais noticias sobre a Rua do Benformoso (gosto do nome)
Cumprimentos

APS disse...

Cara Lisete
Já terminei a "Rua do Benformoso", não sei se chegou a conhecer aquele prédio seiscentista, publicado no último poste da "Rua do Benformoso".
Agora vou um pouco mais para a frente, o "Largo do Intendente Pina Manique". Devo voltar a falar em 20 de Junho dos nossos sítios, desta vez da Calçada de Dom Gastão (deve conhecer certamente). Começa na Rua do Grilo e termina na Rua de Xabregas, mesmo no sítio onde a Farmácia Conceição existia.
Se um dia tiver curiosodade ainda pode ver um cais em pedra na RUA DA MANUTENÇÃO, que pertenceu aos "SENHORES DAS ILHAS DESERTAS". Quando eu em miúdo dizia vamos à ilha (achava estranho) pois aquilo até era uma elevação e não tinha água a circundar. Hoje sei que aquilo pertenceu aos senhores das ILHAS DESERTAS, junto do BAIRRO DA MADRE DE DEUS, atravessa a linha dos Caminhos de Ferro (que aparece depois) e vem até à margem do Rio.
Cumprimentos
APS

faty disse...

A minha mãe nasceu na Rua do Benformoso,no dia 3 de Outubro de 1933,e sempre pensei que o nome vinha de alguém muito "belo" que vivesse aí,agora li que afinal era um boi,enfim,também não é mau de todo.

APS disse...

Cara Faty
Agradecido pelo seu comentário.
Tinha uma irmã que nasceu no mesmo ano de sua mãe (28.08.1933).
A origem do nome da rua pode não ser "BELO", mas digo-lhe que a RUA tem muita história e já teve vários nomes conforme indico no Blogue.
Por esta "RUA DO BENFORMOSO" passava anualmente a "PROCISSÃO DA SENHORA DA GRAÇA", tem ainda uma casa "QUINHENTISTA" de grande valor histórico.
Se der um passeio por LISBOA, certamente vai encontrar na sua TOPONÍMIA nomes engraçados, principalmente em BAIRROS mais antigos.
Esta "RUA DO BENFORMOSO" podemos, também, incluí-la nesta lista (feita à pressa).

Alto dos Toucinheiros (Xabregas-BEATO); Azinhaga da Bruxa (Marvila); Azinhaga das GALINHEIRAS (SANTA CLARA) ; Beco da AMOROSA (Xabregas-BEATO) ; Beco da Bicha ( SANTYA MARIA MAIOR); Beco do Grilo (BEATO); Beco da Horta das Canas(Xabregas-Penha de França); Calçada do GRILO (BEATO) ; Largo do Chafariz de Dentro (S.M.M.) ; Largo do POÇO DOS NEGROS ( MISERICÓRDIA) ;Pátio das ÁGUAS FURTADAS ()S.M.M.) ; PÁTIO DO ALBERGUE DAS CRIANÇAS ABANDONADAS ( BENFICA) ; PÁTIO DAS ALMAS ( CAMPO DE OURIQUE) ;PÁTIO DO FERRO-DE-ENGOMAR (MARVILA) ; PÁTIO DO JOAQUIM POLÍCIA ( MARVILA) ; PÁTIO DA MARIANA VAPOR (MARVILA) , RUA DAS GARRIDAS ( BENFICA) ; RUA DO GRILO ( BEATO) ; RUA PAU DE BANDEIRA ( ESTRELA) ; RUA DO SACO ( ARROIOS) ; RUA DA TRISTE FEIA ( ESTRELA) ; TRAVESSA DA AMOROSA (XABREGAS- PENHA DE FRANÇA) ; TRAVESSA DA HORTA DA CERA ( SANTO ANTÓNIO) ; TRAVESSA DO GRILO (BEATO) e TRAVESSA PÉ-DE-FERRO (FREGUESIA DA ESTRELA).
Despeço-me com amizade
Cumprimentos
APS- Agostinho Paiva Sobreira

Ana Paula Nogueira disse...

Vivi por 14 anos até imigrar c os meus Pais no 139 BEMFORMOSO.
Adorava.
Os meus Pais viveram mais tempo Antes de eu nascer claro,tinham uma alfaiataria.
Bons tempos

Fé em Deus disse...

Boa tarde
Paula
Meu nome é Rui
Ficai emocionado,quando vi teu comentário, pois eu só da criação do teu irmão e tua passei grandes momentos da minha criação em tua casa com todos vós inclusive com teus pais,grandes festas na casa da Covilhã com nossos amigos,como o luis 77,eu vivia no 166 no predio onde morava o luis,em frente a fábrica bolos que era dos meus tios,e trabalhava na loga de brinquedos, a Brinquelar que também era dos meus tios.
Gostava muito de poder falar com teu irmão, pois nós os dois éramos como irmãos.
Rui.

rui manuel ferreira emidio disse...

Boa tarde a todo(a)s. Estou a fazer um trabalho para o meu Mestrado e tenho que falar da Fábrica do Benformoso que existiu na Rua da Palma e também tinha ligação pela Rua do Benformoso. Peço a quem saiba falar desta Fábrica e tenha fotos, me possa ajudar para o meu estudo. Muito obrigado