sábado, 15 de abril de 2017

RUA DA PALMA [ XXIV ]

«A GARAGEM LIZ»
 Rua da Palma - ( 2016 ) - Foto de Ricardo Filipe Pereira - (A "GARAGEM LIZ" uma obra assinada pelo Arquitecto HERMÍNIO BARROS, nos antigos terrenos do "Circo Real Coliseu de Lisboa)  in  WIKIMÉDIA
 Rua da Palma - (2016)  -  (Fachada da "GARAGEM LIZ" na "RUA DA PALMA", em terrenos do demolido "REAL COLISEU DE LISBOA " de 1887)   in  GOOGLE EARTH
 Rua da Palma - (1992)   -  (Fachada da "GARAGEM LIZ" na Década de noventa do século vinte. Uma obra do Arqº. HERMÍNIO BARROS datado de 1933)  in   SIPA-MONUMENTOS
 Rua da Palma - (1992)  -  (Fachada da "GARAGEM LIZ" virada para a RUA DA PALMA com actividades Comerciais no piso térreo. Portão fechado e estrutura um pouco degradada)  in   SIPA-MONUMENTOS
 Rua da Palma - ( Década de 80 ?)  -  (Entrada principal da "GARAGEM LIZ" virada para a Rua da Palma, possivelmente na época de 80 do século XX. Esta fachada tinha no topo um relógio que nesta altura nem ponteiros existem)  in    SIPA-MONUMENTOS
 Rua da Palma - (1992)  -  (Fachada da "GARAGEM LIZ" virada para a "CALÇADA DO DESTERRO", de portão fechado e com mau aspecto. No piso térreo alguns estabelecimentos Comerciais)   in    SIPA-MONUMENTOS
Rua da Palma - (Possivelmente em finais da Década de oitenta)  -  (A "GARAGEM LIZ" na RUA DA PALMA fazendo gaveto para a "CALÇADA DO DESTERRO" no limite da Rua)   in   DIRECÇÃO-GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL

(CONTINUAÇÃO) - RUA DA PALMA [ XXIV ]

«A GARAGEM LIZ»

A "GARAGEM LIZ" edificada em 1933 com a assinatura do "apagado" Arquitecto "HERMÍNIO BARROS" que responde, na curta história da "ARQUITECTURA MODERNISTA DE LISBOA", comparativamente ao "CINEMA CAPITÓLIO" no "PARQUE MAYER" de CASSIANO DA SILVA, inaugurado em 1931.
Neste local "em terrenos que pertenciam à "CONDESSA DE GERAZ DE LIMA", foi inicialmente construído o teatro Circo "REAL COLISEU DE LISBOA", inaugurado em 24 de Dezembro de 1887. (Dizem ter sido neste espaço onde então existia o "REAL COLISEU" que se estreou em 1896 o CINEMA EM PORTUGAL).

Em 1926 o edifício do "REAL COLISEU DE LISBOA" é demolido e passado sete anos, a firma "J. CALDAS, Lda.", entrega à C.M.L. o pedido de construção naquele local a "GARAGEM LIZ".
A parte de engenharia fica a cargo da firma "GABINETE DE ENGENHARIA,Lda.", ficando como responsável da engenharia o Eng.º JAIME REAL.
O Arquitecto "HERMÍNIO BARROS" embora não seja ele o percursor da Arquitectura "ARTE NOVA", realiza uma edificação que constitui um interessante exemplar de Arquitectura da feição modernista da cidade de LISBOA, inserido no movimento "estético-arquitectónico da década de 30".
Caracterizada essencialmente por um jogo de linhas verticais e horizontais entrecruzadas, pelos seus elementos na sua maioria planos, de desenho geometrizante, patente nas suas fachadas.
A decoração interior e exterior pautada pela geometrização.
O edifício, de planta rectangular, a garagem, possui dois pisos de volumetria simplificada e está dividido em diversos panos de notória verticalidade.

Na fachada principal, dois pilares, rematados por corucheus em estrutura de ferro e revestidos  a vidro, ladeiam a porta principal, a qual é encimada por duas janelas facetadas, rematadas por uma estrutura rectangular com relógio inscrito. Na fachada OESTE e NORTE inscrevem-se vãos.  Notamos que a janela da fachada central, tipo " bow-window", representa um sabor de "ARTE NOVA".
O primeiro piso é animado por portas e vitrines em alumínio anodizado.   A estrutura termina num gradeamento de ferro, interrompido por panos de parede.  
Os elementos que encimam os pilares da fachada ESTE, da qual faz gaveto com a fachada NORTE; repetem-se noutras construções da mesma época.
O edifício de gaveto no lado NORTE da RUA, adossado aos edifícios contínuos, de implantação destoante, destacando-se pelo tratamento das suas fachadas.
Este grandioso edifício da «GARAGEM LIZ» merece particular destaque na sua inserção urbana (embora em certas épocas um pouco abandonado), o carácter misto do edifício, aliando a tipologia de garagem com a actividade comercial. [ FINAL ]

BIBLIOGRAFIA
- ACCIAIUOLI, Margarida - Os Cinemas de Lisboa-2º Ed. Bizâncio -2013 - LISBOA.
- ALFACINHAS-Os lisbboetas do passado e do presente-ALBERTO SOUSA-Ed. Fernando Sousa - 1964 - LISBOA.
- ARAÚJO, Norberto de -PEREGRINAÇÕES EM LISBOA- Lv. - IV-1992-LISBOA.
- AS FREGUESIAS DE LISBOA -Augusto Vieira da Silva-CML-1943- LISBOA.
- BLOGUE DE BIC LARANJA -Rua da Palma(Origem do Nome)-03.03.2013.
- CAMÕES, Luís de, - OS LUSÍADAS-ED. Nac. Imprensa Nac. de Lisboa-1970-LISBOA.
- DIAS, Marina Tavares- Lisboa Desaparecida- Vol. 7 -Quimera - 2001 - LISBOA.
- DICIONÁRIO DA HISTÓRIA DE LISBOA-F.Santana e Ed. Sucena-1994 - LISBOA.
- FRANÇA, José-Augusto-28 Crónica de um percurso-Liv. Horizonte-1999-LISBOA.
- FRANÇA, José-Augusto-A Arte em Portugal no Século XX-2º Ed.-Liv. Bertrand-1985-LX.
- HISTÓRIA DO TEATRO DE REVISTA EM PORTUGAL -Luiz Francisco Rebelo-Volumes I e II - Publicações Dom Quixote - 1984/1985 - LISBOA.
- JORNAL ÁDÓQUE- Coop. de Trabalhadores de Teatro-L. Martim, Moniz-1977- LISBOA.
- LISBOA - ALFREDO MESQUITA - Ed. Perspectiva e Realidades-Reedição do original do século XIX- 1987- LISBOA.
- NOBREZA DE PORTUGAL E DO BRASIL -Ed. Enciclopédia,Lda.-Dir. Afo.E.M.ZUQUETE  1960 - LISBOA.
- SILVA, A. Vieira da-A CERCA FERNANDINA DE LISBOA-Vol. I 2º.Ed.-CML-1983-LISBOA

INTERNET

(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS-(4.ª SÉRIE)[ I ] LARGO CASTRO SOROMENHO( 1 )».

Sem comentários: