sábado, 29 de abril de 2017

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (4.ª SÉRIE) [ IV ]

«RUA CARVALHÃO DUARTE ( 2 )»
 Rua Carvalhão Duarte - ( 2016 )  -  (A "RUA CARVALHÃO DUARTE" na parte Norte próximo da "RUA JOSÉ ESCADA")   in   GOOGLE EARTH
 Rua Carvalhão Duarte - ( 2016)  -  (Panorâmica mais aproximada da "RUA CARVALHÃO DUARTE" na freguesia de ALVALADE)   in    GOOGLE EARTH
 Rua Carvalhão Duarte - (2016)  -  (A "RUA CARVALHÃO DUARTE" ao fundo a 2.ª circular de LISBOA ou Avenida General Norton de Matos)   in    GOOGLE EARTH
 Rua Carvalão Duarte - (2016)  -  (Um troço da "RUA CARVALHÃO DUARTE" no sentido Norte)   in   GOOGLE EARTH 
 Rua Carvalhão Duarte - (11 de Janeiro de 1949)  -  (Publicação no jornal "REPÚBLICA" - que CARVALHÃO DUARTE" dirigia - anunciando que o POVO DE LISBOA se terá manifestado apoteoticamente na "A VOZ DO OPERÁRIO", em favor do candidato da oposição à Presidência da República, o GENERAL NORTON DE MATOS)   (Abre em tamanho grande)  in  EPHEMERA - BIBLIOTECA E ARQUIVO DE JOSÉ PACHECO PEREIRA
Rua Carvalhão Duarte - (01.08.1957) -  (Panfleto convidando os seus correligionários a fazerem um artigo para ser publicado no 5 de Outubro no Jornal "REPÚBLICA" que "CARVALHÃO DUARTE" dirigia)(Abre em tamanho grande in   ALMANAQUE REPUBLICANO

(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS 4.ª SÉRIE [ IV ]

«RUA CARVALHÃO DUARTE ( 2 )»

O afastamento não lhe roubou a vocação nem o fez desanimar. "JAIME CARVALHÃO DUARTE" era dono de um espírito combativo e manteve intensas campanhas em prol do professorado, pugnando ao mesmo tempo por reformas que entendia indispensáveis ao ensino primário.
Escrevia então nos jornais e revistas e são quase inúmeras as conferências que proferiu, nomeadamente em congressos sobre temas da sua especialidade.
A "UNIÃO DO PROFESSORADO PRIMÁRIO" fizera-o entretanto seu secretário Geral.
As suas ideias e os seus combates levaram-no naturalmente a trabalhar como redactor no jornal "REPÚBLICA", único órgão de imprensa que, durante anos se assumiu como de oposição ao regime e ali colaborou desde 1930.

Conta-nos a propósito "MÁRIO SOARES" no "INDEX PROHIBITORUM", memórias do tempo em que o seu nome não podia sequer aparecer na IMPRENSA.
"Foram buscá-lo para JAIME CARVALHÃO DUARTE", assumir a Direcção do Jornal "REPÚBLICA", a altas horas de uma noite de Junho de 1941,  em circunstâncias dramáticas. Não havia tempo a perder. O anterior Director, RIBEIRO DE CARVALHO, herói do movimento que implantou a REPÚBLICA, acabara de ser despedido pelo Director da CENSURA, o então TENENTE-CORONEL ÁLVARO SALVAÇÃO BARRETO. E o jornal não podia publicar-se sem Director".
O Jornal "REPÚBLICA", título fundado por ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA em 1911, iniciou uma 2.ª série em 1930, sob a direcção de JOAQUIM RIBEIRO DE CARVALHO e de"JAIME CARVALHÃO DUARTE".  Este jornal era, desde Agosto de 1972, dirigido pelo "Dr. RAUL REGO" (antigo jornalista e tradutor no já extinto "JORNAL DO COMÉRCIO" em Santa Catarina).
Mais um apontamento da FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES que recebeu mais tarde das mãos de "SÉRGIO CARVALHÃO DUARTE", toda a documentação que seu pai tinha reunido.(...) e ainda dizia "MÁRIO SOARES": Detenho-me por ora no pedagogo " CARVALHÃO DUARTE", com uma longa carreira no ensino primário, que nos incentivava a escrever ignorando os censores, (...) "CARVALHÃO DUARTE" não havia sido jornalista, nem viria a sê-lo. Era um pedagogo apaixonado pela sua arte de ensinar! [Fonte: FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES].

No entanto, durante anos, foi também director do jornal "O PROFESSOR PRIMÁRIO", órgão da UNIÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS, até que esta associação profissional foi dissolvida.
Não esmoreceu e foi um dos fundadores da revista "ESCOLA NOVA", órgão da ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE PORTUGAL.

Em 1941, ascendeu à direcção "REPÚBLICA", cargo que manteve até ao seu falecimento. No desempenho das suas funções, foi um defensor intransigente dos seus ideais republicanos e democráticos.
Nos períodos eleitorais, quando a censura, por conveniência do próprio regime, abrandava, o vespertino da "RUA DA MISERICÓRDIA" esgotava as edições.
A figura e o trabalho de "CARVALHÃO DUARTE" não caíram no esquecimento: nove anos depois da sua morte, era colocado o seu nome numa "RUA DE LISBOA". mais um jornalista ficava com o seu nome numa "Placa Toponímica". 


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (4.ª SÉRIE) [ V ] -RUA CÂNDIDO DE OLIVEIRA ( 1 )»

Sem comentários: