sábado, 1 de setembro de 2018

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ XI ]

«RUA DOM PEDRO V » ( 1 )
 Rua Dom Pedro V - (1945) - Foto de Eduardo Portugal  -  ("Palacete Braacamp" antiga "Escola Francesa de Lisboa" e chegou ali a funcionar algumas décadas, a Caixa de Previdência dos Trabalhadores da CML. O Palácio foi edificado no século XIX, com fachada de cantaria e balcão central. Encontra-se no "PÁTIO DO TIJOLO", com uma entrada pelo número 15 da "RUA DOM PEDRO V") (ABRE EM TAMANHO GRANDE in    AML 
 Rua Dom Pedro V - (1945) Foto de Eduardo Portugal  -  (O "ARCO DO EVARISTO" fica na  "RUA DOM PEDRO V" na Freguesia da Misericórdia)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in  AML
 Rua Dom Pedro V - (1964-05) - Foto de Artur João Gourart  -  ("Pátio do Tijolo" com entrada pela "RUA DOM PEDRO QUINTO")  (ABRE EM TAMANHO GRANDEin   AML 
Rua Dom Pedro V - (1967) Foto de Vasco Gouveia de Figueiredo  -  (A "LITOGRAFIA DE PORTUGAL" no "PÁTIO DO TIJOLO" com ligação à "RUA DOM PEDRO V")  in  AML

(CONTINUAÇÃO)-RUAS DE LISBOA COM NOMES DE  REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ XI ]

«A RUA DOM PEDRO V" ( 1 )»

A «RUA DOM PEDRO V» pertencia a três Freguesias; ENCARNAÇÃO, SÃO JOSÉ e SANTA CATARINA. Hoje pertence a duas freguesias, que pela REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012, passou a pertencer às freguesias da "MISERICÓRDIA" e "SANTO ANTÓNIO".
Começa na "RUA LUÍSA TODI" (antiga Travessa da Estrela) frente do número um e termina na "PRAÇA DO PRÍNCIPE REAL" de 1859 e entre 1911 e 1919, recebeu o Topónimo de "PRAÇA DO RIO DE JANEIRO".
A "RUA DOM PEDRO V" vem substituir o nome da (antiga "RUA DO MOINHO DO VENTO". São-lhe convergentes o "PÁTIO DO TIJOLO" e a RUA DA ROSA (que atravessa o BAIRRO ALTO). Referindo-nos à antiga "RUA DO MINHO DO VENTO" lê-se na obra de NORBERTO DE ARAÚJO em PEREGRINAÇÕES EM LISBOA: "esta artéria era uma estrada de terra batida que corria entre (terras de semeadura). O sítio já tinha servido para causas patrióticas : "os ingleses de MARIA TUDOR, auxiliaram DOM ANTÓNIO PRIOR DO CRATO, quando cercaram LISBOA em 1589, tempo de FILIPE II de ESPANHA, estiveram aqui acampados".
Na época o PRESIDENTE DA CÂMARA era "ROSA ARAÚJO" que por EDITAL de 17.11.1883 atribuiu a este espaço o topónimo de "RUA DE DOM PEDRO V" (Ver mais aqui...),que tinha sido alargado em 1880 e um dos troços representava  a (antiga "ESTRADA DA COTOVIA". Um parecer da "COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA na reunião de 16.12.1946 e homologado pelo PRESIDENTE DA CML em 20.12.1946, foi suprimida a preposição "de" ao topónimo.
Nesta RUA ainda podemos encontrar o "CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA" e sua CAPELA dedicada aos Santos VERÍSSIMO, MÁXIMA e JÚLIA, MÁRTIRES DE LISBOA.
Foi nesta RUA, no "PÁTIO DO TIJOLO" que existiu a "LITOGRAFIA DE PORTUGAL", fundada em 1803. Ainda junto do "PÁTIO DO TIJOLO" temos o "PALÁCIO BRAACAMP" do século XIX, foi depois a "ESCOLA FRANCESA DE LISBOA e ali funcionou também umas décadas a "CAIXA DE PREVIDÊNCIA DOS TRABALHADORES DA CML", hoje um HOTEL de "Charme". Segundo o "ITINERÁRIO LISBONENSE", a "RUA DOM PEDRO V", "é a continuação da PATRIARCAL QUEIMADA, vindo do lado do RATO e termina no LARGO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA". Pertencia esta freguesia em 1780 à freguesia da "PENA".

--//--
O REI "DOM PEDRO V ( 1837-1861) "O ESPERANÇOSO" de seu nome completo "PEDRO DE ALCÂNTARA MARIA FERNANDO MIGUEL RAFAEL GONZAGA XAVIER JOÃO ANTÓNIO LEOPOLDO VICTOR FRANCISCO DE ASSIS JÚLIO AMÉLIO DE SAXE-COBURGO-GOTA E BRAGANÇA. Nasceu em LISBOA no "PALÁCIO DAS NECESSIDADES a 16.09.1837 e faleceu também em LISBOA a 11 de Novembro de 1861.
Filho de "DONA MARIA II" e de "DOM FERNANDO DE SAXE-COBURGO-GOTA.Foi o 23.º DUQUE DE BRAGANÇA, 18.º DUQUE DE BARCELOS, 2.º DUQUE DE GUIMARÃES, 22.º MARQUÊS DE VILA VIÇOSA, 24.º CONDE DE OUREM, DE BARCELOS, PAIVA e VIEIRA, 26.º CONDE DE ARRAIOLOS e 21.º DE GUIMARÃES.
Em 1852 "DOM PEDRO DE ALCÂNTARA" presta juramento, sobre os SAGRADOS EVANGELHOS, do prescrito no artigo 79.º da "CARTA CONSTITUCIONAL DA MONARQUIA".
Sucede a sua mãe em 1853 e na sua menoridade o REINO é GOVERNADO por "DOM FERNANDO II" como "REGENTE" de "DOM PEDRO V.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL[ XII]A RUA DOM PEDRO V( 2 )».

Sem comentários: