quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

RUA DA PÁSCOA

Rua da Páscoa - (1970) Foto João H. Goulart in AFML
Rua da Páscoa - (1968) Foto João H. Goulart in AFML
Rua da Páscoa, 1 a 55 - (1968) Foto João H. Goulart in AFML
Rua da Páscoa - (195--) Foto Eduardo Portugal in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
A RUA DA PÁSCOA pertence à freguesia de SANTA ISABEL, começa na Rua do Cabo no número 30 e termina na Rua do Sol ao Rato no número 39-C.
Por edital do Governo Civil de Lisboa, datado de 1 de Setembro de 1845, mandou dar o nome de Rua e Largo da Páscoa a um espaço compreendido entre as então denominadas Ruas de São Luís e de São João dos Bem-casados.
O Largo veio a desaparecer, por força de um edital de 16 de Outubro de 1920, que o transformou, bem como às duas vias adjacentes, em Rua Silva Carvalho, nome que perdura. Mas a Rua da Páscoa manteve-se na mesma freguesia de Santa Isabel, entre as suas congéneres Rua do Cabo e Rua do Sol ao Rato.
No livro das freguesias de Lisboa edição da Câmara Municipal de Lisboa pode ler-se: «Em 1884, foi demolida a Ermida de S. João dos Bem-Casados para que a rua pudesse ser alargada. Em 1885, instalou-se nas dependências do Convento do Rato o Asilo de Nossa Senhora da Conceição para crianças abandonadas».
Ao tempo em que se iniciou a urbanização do novo bairro de Campo de Ourique, então totalmente integrado na freguesia de Santa Isabel, quase tudo era ainda terrenos de quintas ( do Dourado; do Farelo; do Lobato; do Marujinho) e pedreiras, minas de barro e fornos de cal.
Proximo da Ribeira de Alcântara, tinham-se estabelecido diversas fábricas e ao longo da Estrada da Circunvalação (aberta em 1852), foram surgindo pátios e vilas operárias, o mesmo sucedendo na Rua de Campo de Ourique, Travessa de Santo Aleixo e Rua da Pascoa, citando só os mais antigos.



Sem comentários: