sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

RUAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [ I ]

Rua Cardoso de Oliveira - (s/d) Foto de Artur Goulart (Rua no Bairro do Arco do Cego) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa.
Rua Cecília Meireles - (s/d) Fotógrafo não identificado (Foto da Poetisa Cecília Meireles) in http://www.releituras.com/cmeireles-bio.asp
(CONTINUAÇÃO)
«RUAS (1)»
RUA CARDOSO DE OLIVEIRA (Embaixador do Brasil em Lisboa) - RUA CECÍLIA MEIRELES (Poetisa)
RUA CARDOSO DE OLIVEIRA ( 1933)
A Rua Cardoso de oliveira pertence à freguesia de «SÃO JOÃO DE DEUS», começa na Rua Xavier Cordeiro e finda na Rua Caetano Alberto ao Bairro Social do Arco do Cego.
Anteriormente designada Rua "X" do Bairro Social do Arco do Cego, teve a sua confirmação em Edital de 21.01.1933.
José Manuel Cardoso de Oliveira (Brasil-Baía-27.07.1865 - 1962-Rio de Janeiro-Brasil), foi o Embaixador brasileiro em Lisboa no período de 1922 até 1930. Diplomata e escritor foi quem no Rio de Janeiro recebeu «António José de Almeida» enquanto Presidente da República Portuguesa, organizou festas em sua honra e acompanhou-o até Lisboa em 1922.
Cardoso de Oliveira foi também o Embaixador especial do Brasil no 4º Centenário da morte de Vasco da Gama e no ano de 1925, foi delegado brasileiro ao Congresso misto das Associações Portuguesas e Espanholas para o Progresso das Ciências que decorreu em Coimbra (1).
O êxito da viagem em Agosto de 1922 ao Brasil foi total, mas pouca gente se lembrará hoje em Lisboa das razões deste nome de RUA. Recorda-se, a propósito, que tais eram as qualidades oratórias do nosso presidente e tanto ele falava ao coração dos brasileiros que um deputado, ao responder-lhe, pediu: "Vá-se embora depressa, senhor presidente; se continua a falar assim, vamos outra vez todos para portugueses..."
RUA CECÍLIA MEIRELES (1964)
A Rua Cecília Meireles pertence à freguesia de «SÃO DOMINGOS DE BENFICA», começa na Travessa de São Domingos de Benfica, em frente do número 10 e não tem saída.
A sua anterior designação era as Ruas "A" e "B" à Travessa de São Domingos de Benfica - Proc. Nº 1203/65.
Com Edital de 28.12.1964, passou a designar-se RUA CECÍLIA MEIRELES, estando a informação neste momento em análise (1).
CECÍLIA BENEVIDES DE CARVALHO MEIRELES nasceu em 7 de Novembro de 1901, na TIJUCA, RIO DE JANEIRO, faleceu na mesma cidade no dia 9 de Novembro de 1964. Poetisa brasileira, interprete do lirismo puro e espontâneo, ocupa um lugar singular na história das letras brasileiras. Foi-lhe dedicada no ano da sua morte (1964) uma RUA em Lisboa.
(1) - Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - (RUAS - RELACIONADAS COM O BRASIL NA TOPONÍMIA DE LISBOA [II] -RUA DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ - RUA JOSÉ LINS DO REGO)


1 comentário:

PM disse...

Permite-me uma sugestão?... Porque não coloca o link para a base de dados da DAET da CML de onde retira os dados?