sábado, 13 de março de 2010

RUA DE XABREGAS [ IX ]

Rua de Xabregas - (2005) Foto de APS (Rua de Xabregas e Viaduto visto da Rua Bispo de Cochim) ARQUIVO/APS
Rua de Xabregas - (1989) - Foto de APS ( Rua de Xabregas, ao fundo o Viaduto Ferroviário e parte do Palácio Marques de Nisa) ARQUIVO/APS

Rua de Xabregas - ( 1970 ?) Foto de João H. Goulart (O último edifício que se vê à direita, era a Cozinha Económica Nº 4) in AFML
--//--
(CONTINUAÇÃO)
RUA DE XABREGAS [ IX ]
«A COZINHA ECONÓMICA Nº4 EM XABREGAS»
Na «RUA DE XABREGAS» frente ao antigo «CONVENTO DE S.FRANCISCO DE XABREGAS», existiu um edifício (hoje um pouco alterado) que a «SOCIEDADE PROTECTORA DAS COZINHAS ECONÓMICAS DE LISBOA», mandou construir, sendo inaugurada a 20 de Fevereiro de 1896 com o nome de: «COZINHA ECONÓMICA Nº4» de XABREGAS.
Deve-se a iniciativa desta prestigiosa acção de beneficência a «MARIA LUÍSA DE SOUSA HOLSTEIN» 3ª Duquesa de Palmela, neta do primeiro «DUQUE DE PALMELA».
Nasceu em Lisboa na freguesia dos «MÁRTIRES» a 4 de Agosto de 1841 e faleceu na sua Quinta de Sintra em 2 de Setembro de 1906.
Dama de grande cultura, tinha estudado em França e conhecia vários países, privava com embaixadores, falando-lhes normalmente na língua deles. Interessada por tudo o que a rodeava estava sempre bem informada. Dai, podermos afirmar que conhecia bem o que se passava no resto do mundo e a evolução que a Sociedade Portuguesa iria sofrer.
A 8 de Dezembro de 1893 foi inaugurada a primeira «COZINHA ECONÓMICA» na «TRAVESSA DO FORNO» aos «PRAZERES», zona de grande população de operários na altura.
Depois desta cozinha, outras se lhe seguiram: Em 1893 a 1 na «TRAVESSA DO FORNO-PRAZERES»; - 1894 a 2 nos «ANJOS»; - 1895 a 3 em «ALCÂNTARA»; - 1896 a 4 em «XABREGAS»; - 1897 a 5 na «RIBEIRA VELHA»; - 1898 a 6 na «RUA DE SÃO BENTO».
Nestes locais era garantido, um mínimo de alimentação a muitas famílias operárias, que viviam numa situação onde as condições de vida, trabalho e habitação eram cheias de dificuldades.
A partir do ano de 1918, estas instituições viriam a ser conhecidas pela «SOPA DO SIDÓNIO».
Os tempos da guerra (1914-1918) trouxeram a miséria a muitas famílias portuguesas e em particular na zona operária de Xabregas.
Conta-se que era o próprio «SIDÓNIO PAIS», (que foi Presidente da República Portuguesa entre 1917 e 1918 e morreu assassinado) e um seu filho que, de noite, iam fornecer as «COZINHAS ECONÓMICAS» para que, pelo menos, a sopa não faltasse aos mais pobres.
Estas cozinhas depois da República, passaram a ser geridas pela «SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA».
Presentemente funciona no número 49 da «RUA DE XABREGAS» um departamento da «CASA PIA DE LISBOA» com o nome de «LAR DE SANTO ANTÓNIO».
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DE XABREGAS [ X ] - FÁBRICA DE MOAGEM A VAPOR ALIANÇA».



4 comentários:

César Ramos disse...

Caro amigo,

Muito me apraz continuar a ler o seu trabalho, que merece edição em livro, ou publicação nos actuais 'e-books'!
É notável tanta qualidade e pormenor histórico.

Haverá possibilidade de conferir a veracidade de uma questão, com a qual me confrontaram e que reside no seguinte? Diz-se que Sidónio Pais se apropriou - por razões demagógicas - da acção social da "Sopa dos Pobres" que, afinal, terá sido iniciativa da Duquesa de Palmela e da Marquesa de Rio Maior!

Já não se sabe nada, tudo se põe em causa, como exemplo:
- a frase bombástica alegadamente de Pombal, 'enterrar os mortos... etc', diz-se que não foi ele, mas o Marquês de Alorna!

Após ter sido alvejado no Rossio, diz-se que a frase de Sidónio "Morro bem... cuidem da Pátria", foi invenção do célebre Repórter X - Reynaldo Ferreira -, que nem sequer esteve no local!

Meu amigo: uma coisa é certa!
Se foi o Sidónio, ou aquelas senhoras..., a sopa foi bemvinda!

Tal e qual como nos dias de hoje, por cá, e bastante por todo o mundo!

Um grande abraço

César Ramos

APS disse...

Caro César Ramos

Fico muito feliz por merecer tão grande elogio que agradeço. Quanto à publicação em livro talvez um dia... quem sabe?
Na outra questão relacionada com as COZINHAS ECONÓMICAS, posso acrescentar que foi a própria Duquesa de Palmela quem do seu bolso mandou comprar todo o equipamento, desde as mesas aos talhares, passando pelas cadeiras, fogões, etc.. De França vieram algumas irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo e, quando tudo estava organizado, inaugurou-se a primeira COZINHA ECONÓMICA, na Travessa do Forno aos Prazeres.
Diz-nos ainda «ROCHA MARTINS», que na COZINHA ECONÓMICA, instalada junto do Palácio, servia a Duquesa refeições a duzentas crianças, todos os dias.

Não podemos afirmar nem desmentir, do aproveitamento político de «SIDÓNIO PAIS», sabemos sim, que a «REPÚBLICA» deu-lhes continuidade e anos mais tarde eram administradas pela MISERICÓRDIA DE LISBOA.

Os aproveitamentos políticos existiram em todas as épocas da nossa História.

Conclusão: É meritória a acção da DUQUESA DE PALMELA por ter sido a idealista e criadora, de tão nobre causa. Continuada pelos seus seguidores, até aos dias de hoje, embora com outro nome.

Um abraço
APS

César Ramos disse...

Caro Amigo,

Nem tive tempo de respirar pela competente e fundamentada resposta!

Muito obrigado pela aula de História, com todos os condimentos, incluindo a sua elegância de não diminuir quem se aproveitou do trabalho e da iniciativa dos outros!

Não quero mal, nunca o quis, a Sidónio Pais!
Foi até uma figura de que o Povo se agradou, ao ponto de o emparelhar em Fé..., de quasi igual modo ao Dr. Sousa Martins, na crença do Espiritismo!

Se é superstição ou não, é lá com o Povo!

Mas o meu interesse histórico ficou cabalmente resolvido com o desenvolvimento do seu conhecimento.

É verdade o que disse! Aproveitamentos políticos sempre os houve!... Mas desde que fossem em benefício popular... que importância tinha?

Pena é, é a moda de cortarem os direitos e as regalias aos pobres, em nome das contas públicas nacionais!

Mas isto é para julgamento futuro, sob o olhar atento da «REPÚBLICA».

O meu grande abraço.

César Ramos

Marcia Faria disse...

¨Aproveitamento político¨também reparei no modo gentil e educado do meu amigo.
Sempre aprendo muito nas minhas visitas à este blog.

Obrigada pelos emails,são sempre arquivos muito interessantes.

Um abraço!!!