sábado, 9 de outubro de 2010

AVENIDA DA LIBERDADE [ X ]

Avenida da Liberdade - (200_) - Fotógrafo não identificado (Monumento a ROSA ARAÚJO na Avenida da Liberdade, transferido do cruzamento da "RUA ROSA ARAÚJO" com a "RUA MOUZINHO DA SILVEIRA") (Com a figura de pedra de "LISBOA COROADA") in MARCAS DAS CIÊNCIAS
Avenida da Liberdade - (1963) - Foto de Armando Serôdio - {Busto de ROSA ARAÚJO, antigo Presidente da CML colocado na Avenida da Liberdade (sem a figura de pedra "LISBOA COROADA")} in AFML

Avenida da Liberdade - (1944) Foto de Eduardo Portugal (Busto de Rosa Araújo na "RUA ROSA ARAÚJO" esquina com a "RUA MOUZINHO DA SILVEIRA", inaugurado neste local em 25 de Outubro de 1936) in AFML

Avenida da Liberdade - (Post. 1936) - Estúdios Mário Novais (Monumento a ROSA ARAÚJO na esquina da "RUA ROSA ARAÚJO" com a "RUA MOUZINHO DA SILVEIRA") in AFML

Avenida da Liberdade - s/d (Desenho a carvão) (Estúdios Mário Novais) (No Palácio Galveias, exposição comemorativa ao cinquentenário do falecimento de Rosa Araújo, Presidente da CML de 1879 a 1885) in AFML

Avenida da Liberdade - s/d - (Rosa Araújo, caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro) in AFML
.
(CONTINUAÇÃO)
.
AVENIDA DA LIBERDADE [ X ]
.
«ESTATUÁRIA NA AVENIDA - ( 1 ) - ROSA ARAÚJO »
.
O homem que mandou fazer a «AVENIDA DA LIBERDADE» tem hoje, (nesta Avenida), um busto de bronze, estando na base do pedestal em tamanho natural a figura de pedra de «LISBOA COROADA» em atitude de agradecimento e homenagem prestada a «JOSÉ GREGÓRIO DA ROSA ARAÚJO», pelos melhoramentos que promoveu na cidade.
Inicialmente tinha sido instalado todo este estatuário no cruzamento da «RUA ROSA ARAÚJO» e a «RUA MOUZINHO DA SILVEIRA».
Este busto foi executado por «ANTÓNIO AUGUSTO DA COSTA MOTA»(Sobrinho), no ano de 1936, sendo também a data em que foi registada a sua primeira colocação.
Achavam os intelectuais da época, que o busto era modesto e estava ridicularmente situado entre aquelas duas ruas. Talvez seja este o motivo de agora se encontrar na «AVENIDA».
Por tudo isto, consideramos importante dar a conhecer um pouco da história deste homem, que muito deu à cidade de LISBOA.
Comerciante, Deputado e Presidente da Câmara de Lisboa «ROSA ARAÚJO» foi o responsável pela criação da «AVENIDA DA LIBERDADE», "ex-libris" da Capital.
«JOSÉ GREGÓRIO DA ROSA ARAÚJO » nasceu em Lisboa a 17 de Novembro de 1840 e na mesma cidade veio a falecer a 26 de Janeiro de 1893.
Herdou dos pais, proprietários de uma importante confeitaria em Lisboa, uma considerável fortuna. Logo aos 13 anos entrou para o estabelecimento paterno na «RUA DE SÃO NICOLAU», principiando então a sua vida comercial.
Em finais de 1871 depois de ter ocupado vários cargos de acção humanitária, recebeu um convite do Governador Civil de Lisboa, «AUGUSTO CÉSAR CAU DA COSTA», para fazer parte das listas à Câmara. Recusou, mas voltou a ser convidado, com insistência por «RODRIGUES SAMPAIO». Só quando seu pai o aconselhou a aceitar o convite, cedeu finalmente.
Fez então parte da vereação municipal, pela primeira vez, no biénio 1872/73.
As resoluções que tomou acerca da concessão dos "carris de ferro" deram-lhe destaque na vereação. Em 1876 é novamente notado o seu trabalho, nomeadamente no saneamento da cidade e na admissão de crianças no Asilo de Maria Pia.
Chegado finalmente à presidência da Câmara Municipal, realizou trabalho de mérito na criação de creches, de talhos municipais, no desenvolvimento do «BAIRRO DA ESTEFÂNIA», «BAIRRO CAMÕES» e no mercado coberto da «PRAÇA DA FIGUEIRA» (demolida em 1949), bem como na conclusão dos «PAÇOS DO CONCELHO».
A sua obra mais notável veio a ser a «AVENIDA DA LIBERDADE», cujos trabalhos se iniciaram em 1879, depois de grande contestação política. A «AVENIDA» acabou por tornar-se um dos locais centrais da cidade.
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «AVENIDA DA LIBERDADE [ XI ] - ESTATUÁRIA NA AVENIDA - (2) - ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO»







2 comentários:

Ricardo Moreira disse...

O que aconteceu à figura da "Lisboa Coroada" que desaparece na foto de 1963 para reaparecer na foto mais recente?

APS disse...

Caro Ricardo Moreira

Eu também tive dúvida, no entanto penso que está relacionado com as obras do METRO.
Embora o ramal "Y" Sete Rios-Entre Campos-Rotunda-Restauradores, estivesse concluído e inaugurado em 1959, creio que os arranjos exteriores levaram mais alguns anos.

Cumpts
APS