sábado, 15 de outubro de 2011

RUA DO SÉCULO [ XIII ]

Rua do Século - (1944) - (Desenho de Américo Taborda) (O Século Ilustrado Nº 346 propriedade do jornal "O SÉCULO", publicando O NOME E O ROSTO DAS RUAS DE LISBOA) in REVISTA ANTIGA PORTUGUESA


Rua do Século - (1969) - (Suplemento do jornal "O SÉCULO" de 17.02.1969, na comemoração do 1º Centenário do nascimento de GAGO COUTINHO 1869-1969) in DAS MARGENS DO RIO

Rua do Século - (06.02.1961) (Uma publicação do jornal "O SÉCULO" no ano de 1961) in ARQUIVO NACIONAL TORRE DO TOMBO

Rua do Século - (1918) - (O automóvel do jornal "O SÉCULO" vendendo os primeiros exemplares dos jornais, que anunciavam a assinatura do ARMISTÍCIO) in HISTÓRIAS DOS NOSSOS TEMPOS
Rua do Século - (s/d) (Prova em cianopatia) Fotografia de autor não identificado (Antiga "Rua Formosa" hoje "Rua do Século" e as antigas instalações do jornal "O SÉCULO") in AFML
(CONTINUAÇÃO) - RUA DO SÉCULO [ XIII ]
«O JORNAL "O SÉCULO" ( 1 )»

O jornal "O SÉCULO" fundado em 1881 por «SEBASTIÃO MAGALHÃES LIMA» esteve instalado no «PALÁCIO LANÇADA» durante muitas décadas, tendo o seu primeiro número saído em 4 de Janeiro do mesmo ano.

O Palácio em 1892 recebeu inúmeras alterações, embora o corpo central e a entrada principal conservem ainda as características monumentais setecentistas de origem, tendo-se mantido igualmente a escadaria interior, em mármore, e alguns silhares de azulejos com bastante interesse. A partir de 1905 são adicionados três pisos ao edifício, destinado ao «BAIRRO OPERÁRIO DE "O SÉCULO"», ocupando ainda parte do que fora a Quinta dos «VISCONDES DE LANÇADA», com entrada pelo número 59 do Palácio.

A Ermida do Palácio, dedicada a "NOSSA SENHORA DO MONTE DO CARMO"( 1 ), era então transformada em casa de máquinas de impressão.

Mais particularmente ligadas à história de "O SÉCULO" ficariam as obras do princípio do século XX, quando foi anexada uma parte do contíguo «PALÁCIO POMBAL», reconstruído para receber oficinas, escritórios e uma redacção "belle époqué", salão amplo e de pé-direito duplo, ritmado por graciosos colunelos em ferro, altos e finos, com capiteis trabalhados, e mobília com balcões em madeira, cristais e latões dourados, cujo acesso se fazia por uma porta rotativa.

Para além do valor patrimonial, como interessante exemplar de arquitectura do ferro e do ecletismo de finais do século XIX e da primeira metade do século XX, parte da relevância deste imóvel prende-se com a própria história da Imprensa em Portugal, cuja influencia viria mesmo a modificar a Toponímia da artéria chamada de «RUA FORMOSA» que em 18.11.1910 passaria a chamar-se «RUA DO SÉCULO».

Em 1896 toma a Direcção do jornal "O SÉCULO" «JOSÉ JOAQUIM DA SILVA GRAÇA» que irá trazer para o jornal nova orientação, prosperando muito durante a sua vigência. «SILVA GRAÇA» transformou o diário em poucos anos, o aparecimento de novos suplementos (HUMORÍSTICO, MODAS E BORDADOS, BRASIL E COLÓNIAS), edições especiais (publicações de folhetins, Século da Noite) e outras publicações (ALMANAQUE D'O SÉCULO, SÉCULO CÓMICO, ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA, OS SPORTS, SÉCULO AGRÍCOLA), definindo assim a matriz de "O SÉCULO" e a sua identidade cultural a partir da importância atribuída à informação. Nessa altura o jornal passou a ostentar no seu cabeçalho; "JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO EM PORTUGAL".

Na década de 20 do século XX começaram as divergências entre «SILVA GRAÇA» e o seu filho, relativamente à orientação do jornal. Em 1922 a «COMPANHIA PORTUGAL E COLÓNIAS» investiu numa grande ofensiva para controlar o periódico, aproveitando-se das divergências familiares, acabando por o conseguir. Na posse da «COMPANHIA PORTUGAL E COLÓNIAS» até finais de 1924, e sob a orientação de vários directores entre os quais «CUNHA LEAL». Em Novembro de 1924, «JOÃO PEREIRA DA ROSA», ex-funcionário de "O SÉCULO", «CARLOS OLIVEIRA», um dos fundadores da organização patronal, e «MOISÉS AMZALAK», economista, adquiriram o jornal "O SÉCULO" e a sua empresa editora, atribuíram a direcção ao jornalista e diplomata «HENRIQUE TRINDADE COELHO» e a administração ficou entregue a «JOÃO PEREIRA DA ROSA».

( 1 ) - A "ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO MONTE DO CARMO", na RUA FORMOSA hoje RUA DO SÉCULO, edificada por «INÁCIO JOSÉ DE S.PAIO» entre 1734 e 1739 nas suas casas (DGARQ/TT, CEL, Mç. 1807 e Mç. 1809, n. 213) actualmente conhecidas como «PALÁCIO DOS VISCONDES DE LANÇADA». Informação gentilmente cedida por «RUI MENDES» do Blogue: «PATRIMÓNIO RELIGIOSO DA REGIÃO DE LISBOA».

(CONTINUA) - (PRÓXIMO)- «RUA DO SÉCULO [ XIV ] - O JORNAL "O SÉCULO" ( 2 )»

Sem comentários: