quarta-feira, 2 de novembro de 2011

RUA DO SÉCULO [ XVIII ]

Rua do Século - (1969) (Gravura) Foto dos Estúdios Mário Novais (Igreja de Nª. Sª. das Mercês "1679?", vendida a 28 de Abril de 1942 a um particular) in AFML

Rua do Século - (Início do século XX) Foto de Joshua Benoleil (Igreja Nª. Sª. das Mercês onde se encontrava o túmulo do Marquês de Pombal, vista da "Travessa das Mercês" ao fundo a "Rua do Século") in AFML


Rua do Século - (s/d)-(Desenho de A. Pedroso)-(1969) Foto dos Estúdios de Mário Novais (Gravura da Igreja de Nossa Senhora das Mercês na "RUA DO SÉCULO" esquina para a "TRAVESSA DAS MERCÊS") in AFML

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO SÉCULO [ XVIII ]

«IGREJA DAS MERCÊS»

A «IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS» existiu na «RUA DO SÉCULO» esquina com a «TRAVESSA DAS MERCÊS», até meados do século XX.

A primeira «IGREJA DE Nª. Sª. DAS MERCÊS» foi estabelecida inicialmente num recolhimento do mesmo título, fundado junto à «ERMIDA DOS FIÉIS DE DEUS» por Alvará Régio de «D. FILIPE III», datado de 23 de Dezembro de 1623. Tratava-se de uma casa para recolhimento de: "mulheres, irmãs e filhas de pessoas que andam servindo ou tivessem servido fora do Reino". Por contracto de 1 de Dezembro de 1632, foi confirmada a separação desta Igreja da jurisdição das "PAROQUIAS DE SANTA CATARINA E LORETO", constituindo uma nova IGREJA PAROQUIAL.
Em 25 de Novembro de 1651, o padroado da «IGREJA PAROQUIAL DAS MERCÊS», foi doado pelo Cabido a «PAULO DE CARVALHO» Desembargador do Paço, que a transferiu para a sua «ERMIDA DA RUA FORMOSA» (hoje Rua do Século, na freguesia de Santa Catarina), estabelecendo-a como «CABEÇA DE MORGADO»( 1 ).
Nesta Ermida foi baptizado em 6 de Junho de 1699, «SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELO», o célebre «MARQUÊS DE POMBAL», e aí estiveram depositados os seus ossos, num túmulo completamente abandonado durante aproximadamente um século, até que os «REPUBLICANOS» em 1923, fizeram a sua transladação para a «IGREJA DA MEMÓRIA» no Alto da Ajuda.

A «PARÓQUIA DAS MERCÊS» foi transferida para a «IGREJA DE NOSSA SENHORA DE JESUS» no «LARGO DE JESUS» no segundo quartel do século XIX, ficando a "ERMIDA" na posse dos «CARVALHOS». Sabemos que em 1942 não estando já ao serviço do culto, foi vendida a desmantelada, dando lugar a um belíssimo edifício de habitação e comércio, onde está instalado no r/c da «TRAVESSA DAS MERCÊS» um posto da PSP.

( 1 ) - Informação gentilmente cedida do blogue «PATRIMÓNIO RELIGIOSO DA REGIÃO DE LISBOA»
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO SÉCULO [ XIX ] O CONVENTO DE Nª.Sª: DA CONCEIÇÃO DOS CARDAIS ( 1 )»

Sem comentários: