quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RUAS ANTIGAS, NOMES NOVOS [ III ]

Rua do Diário de Notícias - (2010) (A "Rua do Diário de Notícias" antiga "Rua dos Calafates" no Bairro Alto) in GOOGLE EARTH


Rua Luz Soriano - (2010) ( A "Rua Luz Soriano" veio substituir a "Rua do Carvalho" no Bairro Alto) in GOOGLE EARTH


Rua dos Arameiros - (2010) (A "Rua dos Arameiros" ficava no topo poente do "Terreiro das Farinhas" in GOOGLE EARTH


Rua de Alfândega - (1940) Foto de Eduardo Portugal (Casas do antigo "Terreirinho das Farinhas" in AFML
Terreiro das Farinhas - (1940) Foto de Eduardo Portugal ( O "Terreiro das Farinhas" entre a "rua dos Bacalhoeiros" e a "Rua de Alfandega", desapareceu na década de 40 do século XX, vista da "Rua dos Arameiros") in AFML
(CONTINUAÇÃO) - RUAS ANTIGAS, NOMES NOVOS [ III ]

«TRAVESSA DO ALECRIM - RUA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS - RUA LUZ SORIANO - RUA DO POSSOLO - TRAVESSA DO POSSOLO - TRAVESSA DO SALITRE e TERREIRO DAS FARINHAS»
Na zona da freguesia de «SÃO PAULO», a «TRAVESSA DO CATA-QUE-FARÁS» representa um breve vestígio do que fora antes do terramoto, uma rua bastante comprida, passou a ser a actual (e muito curta) «TRAVESSA DO ALECRIM», apesar de já não existir a ermida da «Nª.Srª. do ALECRIM», a que lhe dera o nome, perdida por ocasião do grande sismo. No chamado «BAIRRO ALTO» na freguesia da «ENCARNAÇÃO» existiu o nome de «RUA DOS CALAFATES» até 1885 e desapareceu irremediavelmente da toponímia de LISBOA ao cabo de três séculos de existência, a favor da designação da «RUA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS», por ali ter estado sediado, durante décadas, este centenário jornal lisboeta, agora a residir na «AVENIDA DA LIBERDADE».
Já na freguesia de «SANTA CATARINA» próximo ao «LARGO DO CALHARIZ», a importante «RUA DO CARVALHO» cuja propriedade era pertença de «CARVALHO E MELO», foi rebaptizada em 1887 de «RUA LUZ SORIANO».
A «RUA DA BOA-MORTE» na freguesia da «LAPA» que em 1882 recebeu o nome de «RUA DO POSSOLO», por sua vez a «TRAVESSA DA BOA-MORTE»(antiga "TRAVESSA DOS BURROS") foi-lhe atribuído o topónimo de «TRAVESSA DO POSSOLO» na mesma data, por ter existido nessa artéria a família «NICOLAO POSSOLO», rico negociante italiano do século XVII, com portal brasonado no pátio com o número 121.
A velha «TRAVESSA DAS VACAS» na freguesia de «S. JOSÉ», designação dada por nela se encontrarem estabelecidas inúmeras vacarias, tornou-se, por mudança de nome em 1897 na nova «TRAVESSA DO SALITRE».
Verifica-se por vezes o desaparecimento do nome de uma rua porque ela também por vários motivos, desaparece. É o caso com um sítio chamado «TERREIRINHO DAS FARINHAS», um aglomerado de casas, pequeno comércio e muitos armazéns, situado entre as ruas; «RUA DOS BACALHOEIROS», «RUA DE ALFANDEGA», «RUA DOS ARAMEIROS» e o «CAMPO DAS CEBOLAS». O seu derrube foi um desafogar de vistas para a «CASA DOS BICOS» que fica na «RUA DOS BACALHOEIROS». O local, hoje um Jardim, foi durante vários anos, um terminal da «C.C.F.L.» com a bandeira de «RUA DE ALFANDEGA».
Hoje recuperar o nome de algumas ruas, torna-se bastante difícil, pois é necessário vasculhar muito em arquivos ou encontrá-los nos estudos que alguns ilustres olisipógrafos nos deixem em legado.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUAS ANTIGAS , NOMES NOVOS [ IV ]- RUA DOS CANOS e AVENIDA ALMIRANTE REIS».

Sem comentários: