sábado, 5 de março de 2011

RUA DOS DUQUES DE BRAGANÇA [ III ]

Rua dos Duques de Bragança - (200_) - (A RUA DOS DUQUES DE BRAGANÇA na sua singeleza) in SKYCRAPERCITY
Rua dos Duques de Bragança - (s/d) (O Dr. Manuel de Brito Camacho fundador e Director do Jornal "A LUTA" na RUA DUQUE DE BRAGANÇA) in WIKIPÉDIA

Rua dos Duques de Bragança - (21.10.1913) Foto de Joshua Benoliel - (Efeitos do assalto ao jornal "A NAÇÃO" na antiga "RUA DA LUTA" no número 30) in AFML


(CONTINUAÇÃO)
.
(RUA DOS DUQUES DE BRAGANÇA [ III ]
.
«BRITO CAMACHO E SEU JORNAL "A LUTA"»
«MANUEL DE BRITO CAMACHO» nasceu no "MONTE DAS MESAS" em ALJUSTREL, no dia 12 de Fevereiro de 1862 e faleceu em LISBOA a 19 de Setembro de 1934. Filho de Lavradores abastados, frequentou o "LICEU DE BEJA", a "ESCOLA POLITÉCNICA DE LISBOA" e por fim a "ESCOLA MÉDICO-CIRÚRGICA DE LISBOA".
Foi um médico militar, escritor, publicista e político que, entre outros cargos exerceu as funções de «MINISTRO DO FOMENTO» (1910-1911)(no Governo Provisório da Republica Portuguesa), e de «ALTO COMISSÁRIO DA REPÚBLICA EM MOÇAMBIQUE» de (1921 a 1923). Fundou e liderou o «PARTIDO UNIONISTA», Nas funções de «MINISTRO DO FOMENTO» elabora importantes reformas, das quais destacamos a divisão do «INSTITUTO INDUSTRIAL E COMERCIAL DE LISBOA» (1869-1911), para dar origem ao «INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO» e ao «INSTITUTO SUPERIOR DE COMÉRCIO».
Foi o fundador e Director do jornal «A LUTA», órgão oficioso do partido, instalado na «RUA DO DUQUE DE BRAGANÇA» depois «RUA DA LUTA».
Após as primeiras eleições republicanas volta a integrar o Governo (Setembro de 1911).
Em 1912 «BRITO CAMACHO» reassumiu o cargo de Director do jornal «A LUTA» e foi um dos protagonistas da cisão do «PARTIDO REPUBLICANO PORTUGUÊS». Liderou a fracção mais à direita do partido que se autonomizou como «PARTIDO DA UNIÃO REPUBLICANA». O Jornal «A LUTA» nessa época, passou a seu o órgão oficioso do novo partido.
É autor de mais de trinta volumes publicados, entre os quais assumem particular interesse as narrativas e os quadros descritivos da sua terra natal e do Baixo Alentejo rural.
Em 1987 foi homenageada sua figura, tendo sido colocada uma lápide comemorativa na casa de «ALJUSTREL» onde viveu, por iniciativa do então Presidente da República «Dr. MÁRIO SOARES».
Hoje encontramos este sítio histórico de LISBOA da antiga «RUA DA LUTA» actual «RUA DOS DUQUES DE BRAGANÇA », um pouco transformada.
A rua não é elegante nem espaçosa, os prédios circundantes alguns não ajudam muito, continua a ser atravessada pela linha de eléctrico, serve de passagem obrigatória para quem sobe a «RUA VICTOR CORDON» em direcção ao «CHIADO».
Esta rua fronteira ao antigo «PALÁCIO DOS DUQUES DE BRAGANÇA», sítio de lutas políticas, residência de jornais «A NAÇÃO» e «A LUTA», virados para causas revolucionárias.
Actualmente é por esta artéria (quem se desloca de carro) que terá acesso ao estacionamento do «HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA».
No lugar onde esteve instalado o «PALÁCIO DOS BRAGANÇAS» está a surgir hoje um magnifico edifício, deixando para trás boas e más recordações.
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DOS DUQUES DE BRAGANÇA [ IV ] - A CASA DE BRAGANÇA (1)»

Sem comentários: