sábado, 26 de março de 2011

CALÇADA DOS BARBADINHOS [ IV ]

Calçada dos Barbadinhos - (1998) Foto de António Sacchetti (Vista do conjunto da fachada do antigo Convento dos Barbadinhos Italianos) in CAMINHO DO ORIENTE Calçada dos Barbadinhos - (s/d) Foto da artista plástica Brasileira LUCIANA TERUZ (Ordem dos frades menores de S. Francisco de Assis) in BRISA SUAVE
Calçada dos Barbadinhos - (1909) Foto de autor não identificado (Os quatro primeiros frades Capuchinhos Italianos em MANAUS-BRASIL) in JOOMLA
Calçada dos Barbadinhos - (1856-1858) - (Planta Nº 30 de Lisboa sob a direcção de FILIPE FOLQUE: 1856-1858, do Atlas da Carta Topográfica de Lisboa) (A zona já com a linha dos Caminhos de Ferro, que remodelou toda a fachada ribeirinha, destacamos da área o "CONVENTO DOS BARBADINHOS ITALIANOS" e sua cerca) in CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
.
(CONTINUAÇÃO)
.
CALÇADA DOS BARBADINHOS [ IV ]
.
«O CONVENTO DOS BARBADINHOS ITALIANOS (1)»
Estes religiosos que no estrangeiro se chamavam «CAPUCHINHOS», pertenciam a um dos três ramos da primeira ORDEM FRANCISCANA. Ficaram em PORTUGAL conhecidos por «BARBADINHOS» pela farta barba que usavam e para se distinguirem dos «CAPUCHINHOS».
Tiveram casa em LISBOA, dada em 1692, por «D. PEDRO II», que para isso alugou o prédio em que tinham estado as «COMENDADEIRAS DE SANTOS-O-NOVO», para os lados de «SANTA APOLÓNIA», cedendo ao «BARBADINHO» «P. PAULO DE VARAZZE», para nele hospedar os confrades italianos, destinados para as missões de ÁFRICA, ou que delas voltavam.
Até ao ano de 1651 estes missionários albergavam-se nos «BARBADINHOS FRANCESES», que geralmente os tratavam bem.
Mas nos últimos anos tinha havido conflitos por os Italianos quererem tirar a Casa aos Franceses.
Os superiores da nova Casa dos Italianos, como o P. VARAZZE, eram quase sempre da Província de «GÉNOVA» e, por isso, pensavam ser só ela que a podia governar. Essa casa era relativamente boa, pois nela se instalou de 1707 a 1710 o «NÚNCIO APOSTÓLICO», «MIGUEL ÂNGELO»,«CARDEAL CONTI», futuro «PAPA INOCÊNCIO XIII».
Desde 1720 vivia nessa casa o irmão leigo «FREI FRANCISCO DE MENTON», que tinha fama de SANTO e era muito venerado por «D. JOÃO V»; este prometeu-lhe mandar fazer uma nova casa para os «BARBADINHOS ITALIANOS» e assim fez, perto da outra casa que foi inaugurada em 1742. A casa antiga foi comprada pelo cónego «PRINCIPAL» «LÁZARO LEITÃO» que aí instalou um recolhimento para viúvas; hoje é o «CENTRO DE REABILITAÇÃO DE N.S. DOS ANJOS», para educar cegos e está situado na «TRAVESSA DO RECOLHIMENTO DE LÁZARO LEITÃO», nesta zona de «SANTA APOLÓNIA».
Aproximadamente em 1745 passou pela nova casa, a caminho de LUANDA, o irmão leigo barbadinho «FREI ANDRÉ DE BÚRGIO», que também tinha fama de SANTO e venerado igualmente pelo rei «D. JOÃO V».
Em 1748, nomearam em ROMA para superior dessa casa o «P. CLEMENTE DE NICE», da Província Romana; os Barbadinhos Genoveses souberam isso e conseguiram de «D. JOÃO V» um decreto a determinar que o superior e os frades fixos da casa dos «BARBADINHOS ITALIANOS» fossem só da "PROVÍNCIA DE GÉNOVA». Fiados nesse decreto, os «BARBADINHOS GENOVESES» não receberam o Superior nomeado por ROMA e seguiram-se litígios escandalosos, até que em 1752 o novo rei «D. JOSÉ I» determinou que a casa fosse governada pelo SUPERIOR que ROMA indicasse; os Genoveses então retiraram-se para «ITÁLIA».
Em 1755, deu-se o Terramoto, (sabe-se que na cerca do Convento foram instaladas inúmeras barracas, para acolher as vítimas do sismo) o «PADRE CLEMENTE DE NICE», que era fogoso pregador, incitava os fieis à penitência, por ter sido o terramoto um castigo pelos pecados de «LISBOA». O futuro «MARQUÊS DE POMBAL» viu nisso uma alusão ao seu GOVERNO e mandou, em 1756, prender três barbadinhos italianos; expulsou depois o seu SUPERIOR e ordenou que os GENOVESES voltassem para «LISBOA».
.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«CALÇADA DOS BARBADINHOS [ V ] O CONVENTO DOS BARBADINHOS ( 2 )».



2 comentários:

Anónimo disse...

Prezados,
O quadro de São Francisco que consta nesse post é de autoria da artista plástica brasileira Luciana Teruz. Provavelmente vcs não tinham essa informação quando encontraram a imagem na internet (Brisa Suave). Agradeço a gentileza de incluírem o crédito da autora junto à imagem.
Obrigado,
Antonio Varela

APS disse...

Caro António Varela
O seu pedido foi atendido, no entanto passo para si a responsabilidade da veracidade do conteúdo, embora não duvide da sua narrativa. Podia ter completado melhor, acrescentando o ano do trabalho.
De qualquer modo, agradeço a sua preocupação em querer "o seu a seu dono" e acho muito bem, fica a obra mais completa.
Renovando os meus agradecimentos,
um abraço
APS-Agostinho Paiva Sobreira