sexta-feira, 25 de abril de 2008

RUA DO ARSENAL [ VII ]

Rua do Arsenal (1974) Fotógrafo não identificado (Salgueiro Maia um homem do 25 de Abril de 1974) in http://www.sintravox.com/
Rua do Arsenal - (1974) Fotógrafo não identificado´(Salgueiro Maia enfrenta a unidade hostil) in jornada.wordpress.com

Rua do Arsenal - (1974) (Fotógrafo não identificado) (Salgueiro Maia ao encontro do Brigadeiro que comandava as forças fiéis ao regime) in ocristo.blogs.sapo.pt



(CONTINUAÇÃO)
RUA DO ARSENAL
«EPISÓDIO DO 25 DE ABRIL NA RUA DO ARSENAL»
A Rua do Arsenal foi palco de um episódio bastante marcante, na manhã do dia 25 de Abril de 1974.
Aqui, nesta rua, era o coronel Romeira Júnior quem comandava os dois carros de combate que faziam parte da força às ordens do brigadeiro Junqueira dos Reis: a restante força estava na Avenida da Ribeira das Naus.
Previa-se o confronto: Salgueiro Maia mandou parlamentar Alfredo Assunção, tenente da Escola Prática de Cavalaria. Mas Junqueira dos Reis não querendo ouvi-lo, agrediu-o.
O emissário de Salgueiro Maia enfrentou firma, sem ripostar à agressão feita pelo brigadeiro, respondeu com uma aprumada continência. Apesar da correcção do oficial subalterno, Junqueira dos Reis não ficou satisfeito e mandou disparar sobre o tenente que, graças à pronta intervenção do coronel Romeira Júnior, ninguém disparou. Tendo o parlamentar voltado ileso para junto do Capitão Salgueiro Maia.
Entretanto o brigadeiro Junqueira dos Reis ainda não tinha desistido dos seus intuitos bélicos, guardando-os para a Avenida da Ribeira das Naus.
O pior passou, nenhuma arma foi ali disparada.
Estava ao largo no Tejo frente à Praça do Comércio, um vaso de guerra cujo propósito se desconhecia se era a favor ou contra o movimento revoltoso.
Aqui na Rua do Arsenal tinha-se passado um mau momento, e Salgueiro Maia caminha de cabeça erguida, pela linha do eléctrico enfrentando o perigo, conseguindo apaziguar a ira.
O Homem de Santarém não era ainda um alvo...
Ultrapassados vários anos depois da Revolução do 25 de Abril de 1974, ficamos com a convicção de que a vitória da Revolução começou a decidir-se na «RUA DO ARSENAL».

2 comentários:

Antonio Sampaio disse...

Sem querer entrar em polémica, mas simplesmente para repor a verdade dos factos, quem comandava os 2 M-47 era o TenCor António Ferrand d´Almeida como se pode ver em fotografias da época. Penso que o Cor Romeira(?) era o comandante de Cavalaria 7 e terá dado a ordem de "saída" aos carros

APS disse...

Caro António Sampaio

Também sem polémicas e segundo documentos que consultei, chego à seguinte conclusão: O Brigadeiro «JUNQUEIRA DOS REIS» (era na época) o «2º COMANDANTE DA REGIÃO MILITAR DE LISBOA». O Coronel «ANTÓNIO ROMEIRA JUNIOR» foi de 1973-1974, Comandante do «REGIMENTO DE CAVALARIA 7».
Saíram efectivamente 4 carros M-47 do (Reg.Cav.7) dois comandados pelo Tenente-Coronel «ANTÓNIO FERRAND D'ALMEIDA», com destino à «RUA RIBEIRA DAS NAUS» que tiveram de se entregar às tropas do Capitão «SALGUEIRO MAIA».
Mais tarde (9,00h)saíram do mesmo aquartelamento dois M-47 Patton, que se dirigiram à «RUA DO ARSENAL» comandados pelo Coronel «ANTÓNIO ROMEIRA JUNIOR». Nesses carros ia junto o Brigadeiro «JUNQUEIRA DOS REIS», o resto já muita boa gente sabe o desfecho.
Agradeço que visite este Link-
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6016.pdf
"Contributos para o Estudo do Golpe Militar de 25 de Abril de 1974" de FERNANDO SOTTOMAYOR (Alferes do Exercito em 1974, integrou o golpe militar de 25 de Abril. Frequenta a Licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2007/2008).

Cumprimentos
APS