sábado, 26 de abril de 2008

PRAÇA DO MUNICÍPIO [ I ]

Praça do Município - (2007) Foto de Jaime Silva (Placa toponímica) in olhareslisboa.blogspot.com(azulejo)
Praça do Município - (1966) Foto de Armando Serôdio (Pelourinho e Arsenal da Marinha à esquerda) in AFML

Praça do Município - (s/d) - Fotógrafo não identificado in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa




«PRAÇA DO MUNICÍPIO»
A PRAÇA DO MUNICÍPIO pertence a duas freguesias. À freguesia dos MÁRTIRES os números 1 a 38, à freguesia de S.NICOLAU o Edifício da Câmara Municipal de Lisboa. Fica entre as Ruas do Arsenal, do Comércio e do Largo de S. Julião.


A «PRAÇA DO PELOURINHO» cuja designação foi mudada para «PRAÇA DO MUNICÍPIO» em 1886 (edital de 24 de Maio desse ano), ocupa aproximadamente a mesma área do antigo «LARGO DO PATRIARCAL».
Do lado Sul é limitado pela fachada do Arsenal da Marinha, a nascente pelo edifício da Câmara Municipal de Lisboa. A Norte fica o Largo de S. Julião (com a sua Igreja já desactivada). O Pelourinho terá sido levantado «alguns anos depois do terramoto de 1755» ( é o que nos diz Vieira da Silva em 1968), e a sua autoria atribuída ao Arquitecto Eugénio dos Santos estando classificado como Monumento Nacional desde 1910.


O «LARGO DO PELOURINHO» situava-se antes do terramoto de 1755, no dizer do mestre olisipógrafo Norberto de Araújo: «no chão onde se ergue o quarteirão extremo da actual Rua do Comércio, entre as Ruas dos Fanqueiros e Madalena de hoje».
Depois do terramoto foi necessário procurar local para uma Praça que lembrasse o «LARGO DO PELOURINHO» medieval.
A construção da Praça no sítio onde ela havia existido destoava do plano de reedificação da parte arruinada da cidade. O lado oposto do vale da Baixa, na base sudeste do escarpado do Monte de S. Francisco, em terrenos onde haviam acampado a Igreja Patriarcal e algumas dependências do Palácio Real, foi escolhido como o local ideal para a construção de uma nova «PRAÇA DO PELOURINHO».
(CONTINUA) - (Próximo - Igreja de S. Julião)

Sem comentários: