.jpg)
.bmp)
.jpg)
(CONTINUAÇÃO)
RUA DO ARSENAL
«EPISÓDIO DO 25 DE ABRIL NA RUA DO ARSENAL»
A Rua do Arsenal foi palco de um episódio bastante marcante, na manhã do dia 25 de Abril de 1974.
Aqui, nesta rua, era o coronel Romeira Júnior quem comandava os dois carros de combate que faziam parte da força às ordens do brigadeiro Junqueira dos Reis: a restante força estava na Avenida da Ribeira das Naus.
Aqui, nesta rua, era o coronel Romeira Júnior quem comandava os dois carros de combate que faziam parte da força às ordens do brigadeiro Junqueira dos Reis: a restante força estava na Avenida da Ribeira das Naus.
Previa-se o confronto: Salgueiro Maia mandou parlamentar Alfredo Assunção, tenente da Escola Prática de Cavalaria. Mas Junqueira dos Reis não querendo ouvi-lo, agrediu-o.
O emissário de Salgueiro Maia enfrentou firma, sem ripostar à agressão feita pelo brigadeiro, respondeu com uma aprumada continência. Apesar da correcção do oficial subalterno, Junqueira dos Reis não ficou satisfeito e mandou disparar sobre o tenente que, graças à pronta intervenção do coronel Romeira Júnior, ninguém disparou. Tendo o parlamentar voltado ileso para junto do Capitão Salgueiro Maia.
Entretanto o brigadeiro Junqueira dos Reis ainda não tinha desistido dos seus intuitos bélicos, guardando-os para a Avenida da Ribeira das Naus.
O pior passou, nenhuma arma foi ali disparada.
Estava ao largo no Tejo frente à Praça do Comércio, um vaso de guerra cujo propósito se desconhecia se era a favor ou contra o movimento revoltoso.
Aqui na Rua do Arsenal tinha-se passado um mau momento, e Salgueiro Maia caminha de cabeça erguida, pela linha do eléctrico enfrentando o perigo, conseguindo apaziguar a ira.
O Homem de Santarém não era ainda um alvo...
Ultrapassados vários anos depois da Revolução do 25 de Abril de 1974, ficamos com a convicção de que a vitória da Revolução começou a decidir-se na «RUA DO ARSENAL».
2 comentários:
Sem querer entrar em polémica, mas simplesmente para repor a verdade dos factos, quem comandava os 2 M-47 era o TenCor António Ferrand d´Almeida como se pode ver em fotografias da época. Penso que o Cor Romeira(?) era o comandante de Cavalaria 7 e terá dado a ordem de "saída" aos carros
Caro António Sampaio
Também sem polémicas e segundo documentos que consultei, chego à seguinte conclusão: O Brigadeiro «JUNQUEIRA DOS REIS» (era na época) o «2º COMANDANTE DA REGIÃO MILITAR DE LISBOA». O Coronel «ANTÓNIO ROMEIRA JUNIOR» foi de 1973-1974, Comandante do «REGIMENTO DE CAVALARIA 7».
Saíram efectivamente 4 carros M-47 do (Reg.Cav.7) dois comandados pelo Tenente-Coronel «ANTÓNIO FERRAND D'ALMEIDA», com destino à «RUA RIBEIRA DAS NAUS» que tiveram de se entregar às tropas do Capitão «SALGUEIRO MAIA».
Mais tarde (9,00h)saíram do mesmo aquartelamento dois M-47 Patton, que se dirigiram à «RUA DO ARSENAL» comandados pelo Coronel «ANTÓNIO ROMEIRA JUNIOR». Nesses carros ia junto o Brigadeiro «JUNQUEIRA DOS REIS», o resto já muita boa gente sabe o desfecho.
Agradeço que visite este Link-
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6016.pdf
"Contributos para o Estudo do Golpe Militar de 25 de Abril de 1974" de FERNANDO SOTTOMAYOR (Alferes do Exercito em 1974, integrou o golpe militar de 25 de Abril. Frequenta a Licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2007/2008).
Cumprimentos
APS
Enviar um comentário