quarta-feira, 30 de abril de 2008

PRAÇA DO MUNICÍPIO [ V ]

Praça do Município - (2008) Foto de APS (Ao fundo a entrada para o Parque de estacionamento subterrâneo na Praça do Município em Lisboa)

Praça do Município - (2008) Foto de APS (Edifício dos Paços do Concelho de Lisboa)

Praça do Município - (1910) Fotógrafo não identificado (Dr. Manuel de Arriaga primeiro Presidente da República Portuguesa) in www.brasilcult.pro.br/
Praça do Município - (1910) Fotógrafo não identificado (José Relvas proclamando a República em 5 de Outubro de 1910 na varanda da CML) in lmf.di.uminho.pt



(CONTINUAÇÃO)
PRAÇA DO MUNICÍPIO
«A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA)
No dia 5 de Outubro de 1910 deu-se a revolta republicana que se antevia, dado o contexto da instabilidade política vivida na altura.
A «Praça do Município» foi palco do acontecimento, nomeadamente para a sua aclamação.
Assim noticiava o Edital da Proclamação da República apresentada na Câmara Municipal.
«O Governo provisório da República Portuguesa saúda as forças de terra e mar, que com o povo instituiu a República para felicidade da Pátria. Confio no patriotismo de todos, e porque a República para todos é feita, espero que os oficiais do Exército e da Armada que não tomaram parte no movimento se apresentem no Quartel General, a garantir por sua honra a mais absoluta lealdade ao novo Regime» - (Teófilo de Braga-Lisboa,5 de Outubro de 1910).
Também José Relvas, na varanda do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, proclamara a República em Portugal: «Hoje, 5 de Outubro de 1910, às 11 horas, foi proclamada a República em Portugal na Sala Nobre do Município de Lisboa, depois de ter terminado o movimento da revolução Nacional. Constituiu-se imediatamente o Governo Provisório sob a Presidência do Dr. Teófilo de Braga».


«
PARQUE DE ESTACIONAMENTO»
O Parque de Estacionamento subterrâneo instalado na Praça do Município tem uma planta aproximadamente rectangular. Possui quatro pisos e corresponde a uma estrutura do tipo FUNGIFORME em betão armado. Com a sua entrada pelo lado poente da Praça do Município, a saída esta virada para o Largo de São Julião.


(CONTINUA) - (Próximo- OS PAÇOS DO CONCELHO DE LISBOA)



Sem comentários: