sexta-feira, 28 de março de 2008

PRAÇA DE SÃO PAULO [ I ]

Praça de S. Paulo - (2008) Foto de APS ( Fachada da Igreja de S. Paulo)
Praça de S. Paulo - (2008) Foto de APS
Praça de S. Paulo - (2000) Foto Luís Pavão (Quiosque da Praça) in AFML
Praça de S. Paulo - (194--) Fotógrafo não identificado (A Praça com seu chafariz no centro)

Praça de S. Paulo - (1963) Foto Armando Serôdio (Visto da Rua de São Paulo) in AFML
Praça de S. Paulo - (Ant. 1947) - Foto Paulo Guedes (Igreja de São Paulo e Praça) in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa




A PRAÇA DE SÃO PAULO pertence à freguesia de SÃO PAULO e fica entre a Rua de S. Paulo, Rua Nova do Carvalho, Travessa de São Paulo e Travessa da Ribeira Nova.


IGREJA DE SÃO PAULO
Situa-se actualmente, na freguesia do mesmo nome, entre a Rua de São Paulo e a Travessa do Carvalho.
A paróquia parece ter sido criada em 1412, data que surgia numa inscrição existente sobre o portal da primitiva Igreja. Um manuscrito referindo a constituição das freguesias de Lisboa antes de 1755, atesta o seu início, nessa época, numa ermida da antiga «Travessa do Carvão».
A representação mais antiga que se conhece da primitiva Igreja é a que se encontra na estampa de Lisboa, de Braunio, datada de 1572. Nessa gravura podemos facilmente reconhecer a antiga Igreja de São Paulo, apresentando a sua fachada virada para o Tejo e, nas traseiras, duas fileiras de edifícios que desenham a ligação com o sítio de "CATA-QUE-FARÁS" e Remolares, desenvolvendo um percurso depois estabelecido pela Rua Direita de São Paulo.


A NOVA IGREJA
Com o terramoto de 1755, a Igreja sofreu grandes danos tendo por isso necessidade de obras de grande monta. Assim, foi erigida novamente, mas desta vez com a frente virada para nascente como se pode ver na actualidade.
A nova Igreja teve projecto do Arquitecto Remígio Francisco Abreu, arquitecto do Senado Municipal e assistente de Eugénio dos Santos. É um edifício de uma só nave, com a fachada voltada a nascente, apresentando esta o corpo central limitado por pilastras dóricas e ladeado de torres; sobre ele ergue-se um frontão triangular.
São três os portais, sobre o axial pode ver-se um frontão em cujo tímpano se inscreve um medalhão representando a «CONVERSÃO DE SÃO PAULO». Enquadrando este frontão, dispõem-se dois nichos que abrigam as imagens de «SÃO PEDRO» e de «SÃO PAULO».
Todo o corpo central do frontispício apresenta nítidas ligações ao desenho e características do Convento de Mafra, segundo um gosto «à Romana» privilegiado no período Joanino. No interior, abrem-se oito capelas laterais, sendo toda a nave revestida de mármore policromo e apresentando um tecto pintado que se atribui a Jerónimo Aguiar.
A Capela-mor, de alçado de dois andares, mostra uma decoração de estuque da autoria de João Grossi e um retábulo de pedra, com colunas de capitéis compostos, coroados por um frontão contra curvado, sobre o qual se erguem figuras de anjos.
(CONTINUA) (Próximo "a Praça de São Paulo")

Sem comentários: