domingo, 9 de março de 2008

RUA DE SÃO BERNARDO

Irene Lisboa (1892 - 1958) Escritora - Habitou o número 102 da Rua de São Bernardo - Foto (193--?) in www.mulheres-ps20.ipp.pt
Rua de São Bernardo, 62 a 82 - (1968) Foto Arnaldo Madureira in AFML

Rua de São Bernardo, 45 a 47 - (1970) Foto Arnaldo Madureira in AFML

Rua de São Bernardo, 27 - (1961) Foto Armando Madureira in AFML

Rua de São Bernardo - (1944) Foto Eduardo Portugal in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa





A RUA DE SÃO BERNARDO pertence a duas freguesias. À freguesia da LAPA os números 1 a 3 e de 2 a 56. À freguesia de SANTA ISABEL do número 58 em diante. Começa na Calçada da Estrela no número 106 e termina na Avenida Pedro Álvares Cabral no número 53.

A Rua de São Bernardo (antiga Rua Nova de São Bernardo), chamava-se "Nova" porque na altura (segunda década do século XIX), de traçado recente, contando com pouco mais de vinte anos, acabou por se fixar só com o nome de S. Bernardo. Naquela época, tinha a numeração no sentido inverso.


Irene do Céu Vieira Lisboa nasceu na Quinta de Murzinheira, concelho de (Arruda dos Vinhos) em 1892, e faleceu em Lisboa no ano de 1958.
De nome literário IRENE LISBOA, prosadora que viveu em tempos de infortúnio e de miséria fascista, lutadora pelos direitos da mulher com profunda humanidade, de um saber estar neste mundo e ter olhos para ver, ouvir e não calar. Autor de uma vasta obra literária, Irene Lisboa morou nesta Rua de São Bernardo no número 102 quarto andar.
Autora da obra literária «SOLIDÃO». Solidão sentimos nós por não estar devidamente qualificado, que no quarto andar desta rua, lá morou tão ilustre personagem lutadora.


Nesta rua encontramos uma placa assinalando a passagem de Baltazar Rebelo de Sousa. Foi Governador Geral de Moçambique, (pai do - grande comunicador - Marcelo Rebelo de Sousa) Ministro do Ultramar, nasceu em 16 de Abril de 1921 e faleceu no dia 1 de Dezembro de 2002.


Norberto de Araújo, nas sua "Peregrinações em Lisboa" conta-nos que «tal como as travessas de Santa Quitéria, Santa Gertrudes (hoje Teófilo de Braga), São Plácido, Santa Escolástica (actual Rua dos Ferreiros), Santo Ildefonso e Rua de Santo Amaro, foi talhada na cerca do Convento de São Bento. Correspondem os nomes destas ruas aos dos Santos da Ordem. Hoje a rua de São Bernardo dá uma das entradas para o Jardim da Estrela, que ainda na primeira metade do século XIX, "era um relvão a que se metia o arado para semear trigo" isto, no dizer de Bulhão Pato, Mem. III, p. 155».

Sem comentários: