terça-feira, 27 de maio de 2008

LARGO DO CONDE BARÃO [ VI ]

Largo do Conde Barão - (actual)(fotógrafo não identificado) in lisboa-abandonada.blogspot.com
Largo do Conde Barão - (19--) Fotógrafo não identificado (Carros Americanos) in AFML Largo do Conde Barão - (19--) Fotógrafo não identificado (carros do Chora no Largo) in AFML


(CONTINUAÇÃO)
LARGO DO CONDE BARÃO
«PALÁCIO DOS ALMADAS-CARVALHAIS»
Não queremos deixar de referir que foi aqui, neste Palácio em finais do século XIX, até1923 que existiu a «COMPANHIA NACIONAL EDITORA», infelizmente desaparecida.
Nestes últimos anos esteve, também, instalado no Palácio dos «ALMADAS-CARVALHAIS» o «CASA PIA ATLÉTICO CLUB - ATENEU CASAPIANO» (negociada a saída deste Palácio até 31 de Agosto de 2005). Existia ainda uma Biblioteca-Museu Luz Soriano na sede do Clube desde 1939 a 2005. Esta biblioteca foi fundada pelo antigo casapiano António Bernardo profissional dos CTT, que se distinguiu também na pintura e BD.
Tivemos conhecimento que este edifício já está classificado como Monumento Nacional desde 1920. Foi alvo de profundas obras de restauro no século XVIII. Da primitiva traça conserva-se o túnel de entrada com abobada de arestas forradas de azulejos seiscentistas. No pátio ainda se pode ver o claustro renascentista.


«PALÁCIO DOS CONDES-BARÕES»
O Palácio dos Condes-Barões ficam nos números 41 a 47 deste Largo (1), mas tinham a sua parte nobre na esquina da Rua dos Mastros.
Os Alvitos (cujo primeiro título pertenceu a João Fernandes da Silveira (1475), chanceler-mor e escrivão da puridade e embaixador de D. Afonso V, foi o primeiro Barão em Portugal, tinha sangue real, eram Lopos da Silveira, porque João Fernandes casara em segundas núpcias com D. Maria de Sousa Lobo que trouxe ao marido os senhorios, entre outras, de Alvito e de Oriela, de que adveio o condado de Oriela.
O primogénito do casamento, D. Diogo continuou a casa de Alvito que deu a dos «CONDE-BARÃO».
(1) - Elevam-se dois prédios de igual aparência, forrados a azulejo industrial escuro, o principal dos quais, contíguo à antiga casa dos Almadas-Carvalhais, pertence a Luís de Campos Henriques de Almeida, Conde de Pinhel.


BIBLIOGRAFIA
ARAÚJO, Norberto de - Peregrinação em Lisboa, Volume XIII
A Capital
www.sg.min-edu.pt/museu


(Próximo) - Rua António Variações-Cantor (1945-1984)

Sem comentários: