segunda-feira, 19 de maio de 2008

RUA DE SÃO NICOLAU [ I I I ]

Rua de São Nicolau - (196-)? (Fotógrafo não identificado) (Baixa Pombalina no século XX) in http://www.aoescorrerdapena.blogspot.com/
Rua de São Nicolau - (19--) (Postal de Fotógrafo não identificado-TC) in a capital


Rua de São Nicolau - (Século XIX) Fotógrafo não identificado (Baixa Pombalina) in http://www.aoescorrerdapena.blogspot.com/


(CONTINUAÇÃO)
RUA DE SÃO NICOLAU
«FREGUESIA E IGREJA»
Porém a Irmandade de S. Sacramento e Nossa Senhora da Caridade, proprietária do antigo terreno, que lhe foi confirmada por D. José I em 1776, obteve, depois de muitas reclamações, pareceres e consultas, autorização para mandar levantar nele o novo templo à sua custa, que se construiu com orientação perpendicular à da primitiva Igreja, isto é, com a frente para o Norte, sobre a Rua da Vitória, quando a frontaria antiga era voltada para poente, e ficando a nova fachada um pouco recuada sobre o alinhamento da dita Rua da Vitória, para o que lhe foi concedida a necessária licença.


As obras da actual Igreja iniciaram-se em 16 de Fevereiro de 1775, tendo-se lançado a primeira pedra, com grande solenidade, em 1 de Setembro de 1776.
A freguesia foi transferida em 4 de Dezembro de 1803, por motivo de desinteligência com os irmãos da confraria de Nossa Senhora da Vitória, para uma barraca provisória levantada dentro da nova Igreja, tendo prosseguido ininterruptamente os trabalhos de construção até ao ano de 1850.


(CONTINUA) - (Próximo - «A IGREJA»

Sem comentários: