.jpg)
.jpg)
.jpg)
(CONTINUAÇÃO)
RUA DE SÃO NICOLAU)
«A FREGUESIA E A IGREJA)
Esta Igreja já vem citada no documento do «EPISCOPADO» (1200 a 1229) do reinado de D. Afonso II ou de D. Sancho II, e nas «Inquirições» do reinado de D. Afonso III (1248-1274).
O seu local, antes do terramoto de 1755, era exactamente onde está construída a actual Igreja, na rua da Vitória.
Do território desta freguesia desmembrou-se, em 1584, a paroquia da Trindade, depois titulada de Santíssimo Sacramento.
No princípio do século XVII, em 18 de Dezembro de 1616, foi reedificada a Igreja, tendo-se mudado no entanto a freguesia para a antiga ermida de Nossa Senhora da Vitória, que, na planta actual de Lisboa, ficaria situada no leito da rua do Ouro, e no terreno da loja da Ourivesaria Cunha e da Casa de Cambio, que esquina da dita rua (nº203) para a da Assunção. Aí se conservou até 8 de Agosto de 1627,em que voltou solenemente para a sua Igreja reedificada, cujas obras só se concluíram, todavia, em 1650.
Pelo Terramoto de 1755 sofreu a Igreja grande ruína, (1) em consequência do que a freguesia se transferiu, depois de ter estado unida com a paróquia de Santa Justa numa barraca no Rossio, para a ermida de Nossa Senhora da Pureza, sita na esquina ocidental da Calçada da Glória para a Rua da Glória, em frente do Palácio do Marquês de Castelo Melhor, donde foi transferida com grande solenidade, em 6 de Agosto de 1769, para a actual ermida de Nossa Senhora da Vitória, na rua da mesma denominação.
Esta remida foi reedificada à custa da extinta Irmandade de Nª. Srª. da Vitória, da qual é sucessora legal a Irmandade do S. Sacramento, erguida na dita ermida, e sua actual proprietária.
(1) - Dela existe uma vista, gravura Nº 5 da Colecção de algumas Ruínas de Lisboa causadas pelo terramoto do primeiro de Novembro do ano de 1755. Desenho de M.M. Paris e Pedegache, gravura de Ph. le Bas.
(CONTINUA) - Próximo - «FREGUESIA E IGREJA»
Sem comentários:
Enviar um comentário