terça-feira, 20 de maio de 2008

RUA DE SÃO NICOLAU [ IV ]

Rua de S. Nicolau - (2008) Fotógrafo não identificado (Igreja de S. Nicolau) in http://www.paroquiasaonicilau.pt/
Rua de S. Nicolau - (2000) Foto Luís Pavão (Fachada da Igreja) in AFML

Rua de S. Nicolau - (1959) Foto Armando Serôdio (Igreja de S. Nicolau fachada Principal in Arquivo Fotográfico de Lisboa


(CONTINUAÇÃO)
RUA DE SÃO NICOLAU
«A IGREJA»
Há a assinalar no caso da «IGREJA DE SÃO NICOLAU», que existiu uma primitiva Igreja bastante anterior a 1280, uma vez que nesse ano foi reedificada.
Sabe-se que também teve grandes obras em 1627 e 1650.
Mas o terramoto destrui-a e foi então construído o templo actual que demorou longo tempo a concluir. Iniciado em 1780 sob o risco de Reinaldo Manuel dos Santos, (arquitecto das Obras Públicas, encarregado de orientar e superintender em obras importantes do seu tempo), só veio a estar concluída depois de 1850.
Trata-se de uma Igreja com aspecto um tanto majestoso. No seu interior, ver-se-há o tecto em forma de arco, dividido em cinco espaços, com pinturas atribuídas ao habitual artista das Igrejas do século XVIII «Pedro Alexandrino». Abrem-se oito altares, quatro de cada lado, no corpo do templo. Na Capela-mor, além de duas tribunas, é notável a imagem do padrono, o bispo S. Nicolau.
O altar mor, guarnecido de colunas de mármore é coroado de composição escultórica na qual se vêem as insígnias de «São Nicolau». O Retábulo alberga o trono em talha dourada e a imagem do Santo bispo padroeiro. O coro alto situa-se numa das partes da nave e é apoiado em três arcos de volta abatida e sustentado por duas pilastras simples de quatro faces; o órgão, que se encontra no coro veio em 1831 do «CONVENTO DE XABREGAS».
A curiosidade reside, porém, no facto de a Igreja de São Nicolau não ficar na rua de seu nome, mas sim na paralela da Vitória. No entanto, a freguesia que abrange toda a zona da Baixa do Rossio até ao Terreiro do Paço tem o nome do bispo das terras do Norte da Europa.


(CONTINUA) - Próximo «INVOCAÇÃO A SÃO NICOLAU»


Sem comentários: