quinta-feira, 27 de março de 2008

BECO DOS APÓSTOLOS

Beco dos Apóstolos - (2008) Foto de APS (O Beco visto do lado esquerdo)
Beco dos Apóstolos - (2008) Foto de APS (Fachada de um edifício do Beco, com varandas ornadas de flores)
Beco dos Apóstolos - (2008) Foto de APS ( O Beco visto para a Rua das Flores)

Beco dos Apóstolos - (2008) Foto de APS ( O Beco visto do lado direito)

Beco dos Apóstolos - (2008) Foto de APS (Placa Toponímica)



O BECO DOS APÓSTOLOS fica situado na freguesia de SÃO PAULO, começa na Rua das Flores no número 20.


Sobre este Beco, alguma coisa há a dizer.
No Dicionário Coreográfico, de Américo Costa na página número 586 do volume II, refere-se-lhe do seguinte modo: «O Beco da Igreja de S. Paulo (Marquês de Pombal), fica defronte do número 20 da Rua das Flores».
No "Comércio do Porto" de 16 de Dezembro de 1887, o articulista, quando enumera as vias públicas da freguesia de S. Paulo diz: «(...) Um Largo que chamam Remolares, (...) uma Travessa que hoje se chama do Paciência (...) num Beco que chamam dos Apóstolos (...)».
E no dia 21 de Dezembro do mesmo ano, este periódico cita a corografia do Padre Carvalho: « (...) da parte esquerda se vai ter a um Beco que chamam de Apóstolos, do qual, descendo para baixo, vem dar à mesma Cruz de Cata-que-farás (...) vai-se continuando o itinerário, sempre ao lado da terra, até chegar ao Beco do ESFOLA BODES (Beco do Caldeira, no Largo do Conde Barão)(...)».


Segundo Gomes de Brito em RUAS DE LISBOA, «devem ter sido os Jesuítas que originaram o dístico a este Beco» pois que, quando estes apareceram em Portugal, em 1540, alguns alojaram-se no Hospital de Todos-os-Santos, empregando-se nos serviços de enfermagem. Dali saírem para a Capela de São Roque, no sítio onde posteriormente se construiu a CASA PROFESSA, e aí faziam as suas pregações, exercícios e práticas religiosas.
Os seus admiradores aumentaram e começaram a chamar-lhes «APÓSTOLOS».
Ainda segundo Gomes de Brito, talvez ali, naquele Beco, que a remodelação da nova Lisboa, respeitou, deixando-lhe o seu antigo dístico ou houvesse primitivamente algum hospício, como o da Rua de Nossa Senhora da Conceição à Praça das Flores, onde é tradição «haver-se aposentado o grande pregador e grande clássico, Padre António Vieira» (p.39).


Em 1755, este Beco tinha 54 varas e 3/10 de comprimento, medindo 5 varas, 1 p. e 8/10 de largura, na boca da calçada de Cata-que-farás, e no fundo 2 varas, 4 p. e 9/10.
A Companhia de Jesus possuía uma propriedade muito perto deste Beco, cuja arquitectura leva-nos a pensar que estas habitações, foram construídas para funcionarem como hospedarias de grandes dimensões, adaptadas, posteriormente a casas de habitação.


3 comentários:

Anónimo disse...

Por favor, há uma barra nesta rua essa música dos jogos na noite de Satuday?

Obrigado!

(If you speak English, apologies for the horrible Portugese.)

Anónimo disse...

Muitos parabéns pela investigação!
Apeteceu-me saber mais um pouco e achei engraçado o que encontrei!
Sou moradora no Beco dos Apóstolos (precisamente uma das varandas floridas!).

APS disse...

Cara Anónima

Bem-vinda a este Blogue!
Dou-lhe os meus parabéns, por ter a sorte de poder habitar essa privilegiada janela, de um BECO pacato e bem pitoresco da "nossa" LISBOA.
Cumprimentos
APS