




(CONTINUAÇÃO)
«AVENIDAS (2)»
AVENIDA ÁLVARES CABRAL-AVENIDA PADRE MANUEL DA NÓBREGA-AVENIDA SANTOS DUMONT-AVENIDA DO RIO DE JANEIRO
AVENIDA ÁLVARES CABRAL - (1910)
Pertence à freguesia de SANTA ISABEL, tem início no Largo do Rato e termina na Rua de São Jorge (ao Jardim da Estrela).
Pedro Álvares de Gouveia assim chamado na carta da capitania que o levou quando D. Manuel I lhe confiou o comando da segunda armada, (...) partiu de Lisboa em 9 de Março de 1500, (...). Como se tivesse desviado da sua rota para descobrir novas terras, não tardou a encontrar o Brasil, (...).
Pedro Álvares Cabral morreu esquecido em Santarém, uns dizem em 1520, outros em 1526. Foi-lhe erguido um monumento no Rio de Janeiro e outro em Lisboa, na Avenida que tem o seu nome(1).
AVENIDA PADRE MANUEL DA NÓBREGA (1954)
Pertence à freguesia de SÃO JOÃO DE DEUS, começa na Praça Francisco Sá Carneiro e termina na Avenida São João de Deus.
Era a Avenida «A» da zona compreendida entre a Alameda Dom Afonso Henriques e a linha férrea de cintura (ao Areeiro). (...) sacerdote Jesuíta que chefiou a 1ª expedição de missionários enviados para o Brasil, a pedido de D. João III, (...). Lançou os fundamentos da Companhia de Jesus no Brasil; criou colégios, abriu escolas e fundou pessoalmente os Colégios de Salvador, de Pernambuco, de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de reitor, (...). A ele também se deve a fundação da cidade de S. Paulo em 25 de Janeiro de 1554 e, a participação dois anos depois, na fundação da cidade do Rio de Janeiro. (1)
AVENIDA SANTOS DUMONT (1923)
Pertence à freguesia de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, com início junto à rotunda da Rua da Beneficência e finaliza na Praça de Espanha.
Era a rua «A», do Bairro de Londres, paralelo à Avenida de Berna.
No seu historial, refere-se ao aviador brasileiro, Alberto Santos-Dumont (Minas Gerais/1873-1932) que se suicidou aos 59 anos.
Precursor da aviação, pioneiro da aerostação, da aeronáutica e da aviação. (...) De 1898 a 1909 foi o 1º em voos homologados de piloto: de balão livre, de dirigível, de avião biplano e de monoplano. Em 1910, foi construído por ele o Demoiselle, o 1º avião ligeiro do mundo e o único verdadeiramente eficiente. (1)
AVENIDA DO RIO DE JANEIRO (1948)
Pertence à freguesia de SÃO JOÃO DE BRITO fica entre a Avenida dos Estados Unidos da América e a Avenida do Brasil.
Por Edital de 29 Julho de 1948, foi atribuída a designação de Avenida do Rio de Janeiro à avenida de ligação entre a Avenida dos Estados Unidos da América e a Avenida do Brasil.
O nome da Praça do Príncipe Real em vigor desde 1869, foi alterado em 1911 para «PRAÇA DO RIO DE JANEIRO». Em 1948 a Praça do Príncipe Real volta a adquirir o seu espaço anterior e a «PRAÇA DO RIO DE JANEIRO» passou a ser Avenida do Rio de Janeiro, junto da Avenida do Brasil nas Avenidas Novas.
(1) - Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia da C.M.L.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «PRAÇAS - RELACIONADAS COM O BRASIL, NA TOPONÍMIA DE LISBOA [I]» PRAÇA AFRÂNIO PEIXOTO - PRAÇA BERNARDINO MACHADO.
4 comentários:
Querido APS,
Tirei as fotografias, mas não estão nada boas. Vou colocá-las devagarinho no de-grau da minha casa e voltarei a tirar outras com mais luz, para que possa tirá-las, são uma prenda de agradecimento.
Um abraço.
Caro APS, enviei-lhe as fotografias por e.mail.
Um abraço.
Boa tarde, passei por aqui por acaso, muito depois deste post ter sido feito.
Olhando para as fotografias, parece-me existir um equívoco relativamente à legenda que indica a Av. Santos Dumont. Essa fotografia ilustra o que me parece ser a topologia habitual de uma rua. A Av. Santos Dumond, onde morei na minha infância e situada no antigo Bairro Londres, terminando na Praça de Espanha, tinha a topologia habitual dessa designação, isto é uma "placa" com árvores a separar as faixas de rodagem. Cumprimentos.
Caro RUI
Tem toda a razão, esta foto não corresponde efectivamente à Av. Santos Dumont,69. Esta mal referenciada na fonte donde foi retirada AFML, e ainda se mantém com a mesma indicação. Acontece que naquela zona nos anos 60 existiu uma grande alteração na edificação e na demolição de várias vivendas que por ali existiam.
Peço imensa desculpa da minha parte, existiam várias fotos dessa Av. na AFML e fui logo retirar aquela que não era a indicada.
Um abraço
APS
Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa: http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/default.asp?s=12079
Enviar um comentário