

(CONTINUAÇÃO)
CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA
«PALACETE DO MANIQUE (2)»
Numa parte do terreno onde existia o Palacete dos Manique, está hoje instalada a «ESCOLA DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Nº 15», com entrada principal pelo número 2 e 4 da Calçada das Lajes.
Construída de raiz, veio substituir a Escola Primária de ambos os sexos, que era ministrada na fachada lateral do Convento de Santos-o-Novo. Estas instalações são pertença da Câmara Municipal de Lisboa.
Os terrenos a nascente deste Palácio, até às antigas «PORTAS FISCAIS DA CRUZ DA PEDRA», que integravam na propriedade de «PINA MANIQUE», foram local de uma fábrica, cuja firma era designada por G. & H. Hall. Lda., que se dedicava à fabricação de águas gasosas «PIROLITOS»(1), fundada em 1893 pelo citado industrial inglês «GEORGE ALEXANDER HALL» na Rua de Santa Ana, passando em 1894 para os terrenos à Cruz de Santa Apolónia e Mirante, transitando para este sítio da «CRUZ DA PEDRA» definitivamente no ano de 1898.
Georg Hall dera sociedade a um seu irmão. Após os seus falecimentos, a fábrica fica na posse das viúvas e de três filhos do fundador; «VIOLET», «GEORGE» e «CECIL», estes dois últimos habitaram em casas próprias construídas na quinta dos Manique e dos São Vicente.
Falando mais um pouco das antigas «PORTAS FISCAIS DA CRUZ DA PEDRA» é Frei Nicolau de Oliveira no seu «LIVRO DAS GRANDEZAS DE LISBOA» na página número 577, no seu tratado quinto «DAS ENTRADAS E SAÍDAS DE LISBOA», que nos relata o seguinte: «Esta cidade tem melhores, mais alegres e aprazíveis entradas e saídas que nenhuma outra da Europa.
Se se entra pela parte de XABREGAS, vindo do Oriente, tem uma parte de riquíssimas hortas e quintas; e de outra o rio, que com suas águas vem quase banhar a entrada.
Se se entra pelo Vale de Chelas, é o mais fresco e ameno que se sabe daqui a muitas léguas».
(1) - Espécie de bebida gasosa, antigamente servida numa garrafa (muito especial) cujo gargalo continha um berlinde.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) «CALÇADA DA CRUZ DA PEDRA [VI] - 6º CONDE DE SÃO VICENTE (1)»
Sem comentários:
Enviar um comentário