sábado, 13 de agosto de 2011

RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ I ]

Rua Dr. Teófilo Braga - ( Depois de 1915) (Retrato de Columbano Bordalo Pinheiro) (Retrato do Dr. Teófilo Braga, no Museu da Presidência da República) in MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


Rua Dr. Teófilo Braga - (2010) (Um troço da "RUA TEÓFILO BRAGA", ao fundo a "Calçada da Estrela") in GOOGLE EARTH
Rua Dr. Teófilo Braga - (2010) (Um troço da "RUA DR. TEÓFILO BRAGA", ao fundo a "RUA DE SANTO AMARO") in GOOGLE EARTH

Rua Presidente Arriaga - (2010) - (Um troço da "RUA PRESIDENTE ARRIAGA" próximo da "Cruz Vermelha Portuguesa") in GOOGLE EARTH


Rua Presidente Arriaga - (2009) Foto de autor não identificado (Um troço da "RUA PRESIDENTE ARRIAGA" in SKYSCRAPERCITY


Rua Presidente Arriaga - (Depois de 1915) (Retrato de Columbano Bordalo Pinheiro) (Manuel de Arriaga 1º Presidente da República Portuguesa) in MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ I ]

«RUA PRESIDENTE ARRIAGA - RUA DR. TEÓFILO BRAGA»

O hábito já vem de longe e não se vislumbra maneira de sofrer alteração. A forma mais comum de homenagear uma personalidade que se tenha distinguido em qualquer actividade, é colocar o seu nome numa «RUA DE LISBOA», por maioria da razão, cidade onde a política assenta e põe em prática os respectivos jogos, tem larga prática de chamar aos seus arruamentos o mesmo que chamava àqueles que em vida nela circulavam e se tornaram notáveis.

Bem longe já vão os tempos em que uma rua se chamava «de cima», «da flor», «da virtude» ou «do cabido». Quase todas agora são chamadas de "Fulano de tal"... obviamente, os CHEFES DE ESTADO têm tido, de um modo geral, direito à sua RUA. Não se pense, porém, que a regra é fixa e, muito menos, que o acto de concessão tem sido mais ou menos automático; circunstâncias e transformações políticas exercem a sua influência nestas homenagens.

«NOMES DA 1ª REPÚBLICA»

- MANUEL DE ARRIAGA (1911 a 1915), foi escolhido este advogado e professor que cedo se filiara no «PARTIDO REPUBLICANO». Como não chegasse ao fim do seu mandato (demitiu-se), foi este completado por «JOAQUIM TEÓFILO BRAGA»(1915) o literato açoriano da Ilha de S. Miguel, que se notabilizara em COIMBRA, e já tinha sido escolhido para Presidente do "1º Governo Provisório da República". Estes dois presidentes têm a sua RUA em LISBOA.

«MANUEL DE ARRIAGA» faleceu em Março de 1917, mas em 18 de Maio de 1920 por edital camarário a antiga «RUA DIREITA DE S. FRANCISCO DE PAULA», na freguesia dos «PRAZERES», passou a denominar-se «RUA PRESIDENTE ARRIAGA» que começa na «RUA DAS JANELAS VERDES» junto ao número 136 e finaliza na «CALÇADA DA PAMPULHA» no número 2. Em 22 de Agosto de 1973 a «COMISSÃO CONSULTIVA MUNICIPAL DE TOPONÍMIA», apreciou e deu parecer, que a PLACA TOPONÍMICA deste estadista fosse rectificada no ano de nascimento, passando a designar-se «RUA PRESIDENTE ARRIAGA-PRIMEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA-1840-1917» ( 1 ).

«JOAQUIM TEÓFILO BRAGA» depois da sua morte em 1924, e menos de dois anos depois, por (edital de 25 de Fevereiro de 1926) era dado o seu nome à rua onde morava; a velha «TRAVESSA DA SANTA GERTRUDES», na freguesia da «LAPA», passando a chamar-se «RUA DR. TEÓFILO BRAGA» que começa na «CALÇADA DA ESTRELA» no número 78 e termina na na «RUA DE SANTO AMARO» em frente ao número 68. Foi atribuído também o seu nome a um Jardim (vulgo) «CAMPO DE OURIQUE» «JARDIM TEÓFILO BRAGA», na freguesia de «SANTO CONDESTÁVEL» entre a «RUA TOMÁS DA ANUNCIAÇÃO» e a «RUA QUATRO DE INFANTARIA».

- ( 1 ) - Acta Nº 110 pág. 357 do livro «ACTAS DA COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA DE LISBOA» - (1943-1974) - CML

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ II ] - PRAÇA BERNARDINO MACHADO - AVENIDA SIDÓNIO PAIS».



















Sem comentários: