sábado, 27 de agosto de 2011

RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ V ]

Avenida Marechal António Spínola - (depois de 1974) (Retrato a óleo sobre tela de Francisco Lapa) (Foto do quadro a óleo de "ANTÓNIO SPÍNOLA", no "Museu da Presidência da Republica") in MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


Avenida Marechal António Spínola - ( 2010) - (Cruzamento da "Avenida Marechal António Spínola, Avenida dos E.U.A. e Avenida Almirante Gago Coutinho) in GOOGLE EARTH




Avenida Marechal António Spínola - (2010) - ( A "Avenida Marechal António Spínola" deixando para trás a "Avenida dos E.U.A.") in GOOGLE EARTH


Avenida Marechal António Spínola - (2010) - (Panorama da Avenida António Spínola, com início na «Avenida dos E.U.A.» na confluência com a «Avenida Gago Coutinho» in GOOGLE EARTH


(CONTINUAÇÃO) - (RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ V ] - «AVENIDA MARECHAL SPÍNOLA»


ANTÓNIO SPÍNOLA (1974)


A «AVENIDA MARECHAL ANTÓNIO SPÍNOLA» pertence a duas freguesias. Às freguesias de: «MARVILA» e «SÃO JOÃO DE BRITO». Tem início na «AVENIDA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA» na confluência com a «AVENIDA ALMIRANTE GAGO COUTINHO» e finaliza na «AVENIDA INFANTE D. HENRIQUE». Por edital de 23.04.2004 este topónimo fica a perpetuar na nossa cidade de LISBOA o «MARECHAL ANTÓNIO SPÍNOLA».


«ANTÓNIO SEBASTIÃO RIBEIRO SPÍNOLA» filho de «ANTÓNIO SEBASTIÃO SPÍNOLA» e «MARIA GABRIELA ALVES RIBEIRO DE SPÍNOLA» ambos naturais da «MADEIRA». «ANTÓNIO SPÍNOLA» nasce a 11 de Abril de 1910 (no ano da implantação da República) na cidade de ESTREMOZ.


Entra no COLÉGIO MILITAR em 1920, no ano de 1928 segue a ESCOLA DO EXÉRCITO onde escolhe a arma de cavalaria. Em 1937, o então TENENTE SPÍNOLA faz a sua primeira passagem pela G.N.R.. Com cinquenta e um anos «SPÍNOLA» ocupa o posto de TENENTE-CORONEL à frente do «BATALHÃO DE CAVALARIA 345», constituído por cerca de 600 homens, SPÍNOLA parte para LUANDA em finais de Novembro de 1961.


No ano de 1968 toma posse como GOVERNADOR e COMANDANTE DAS FORÇAS ARMADAS DA GUINÉ e parte para BISSAU a 24 de Maio. A sua estratégica rapidamente dá os seus proveitos e, pouco mais de seis meses já se podia falar de pacificação em quase todo o território da GUINÉ.


Rejeitada uma terceira recondução no cargo, SPÍNOLA regressa à Metrópole no verão de 1973. Publica em Fevereiro de 1974 o seu livro «PORTUGAL E O FUTURO» onde defende que a solução para a guerra é política e não militar.


Em 24 de Abril de 1974 aparece o golpe de Militar, em que os capitães derrubam a "velha ditadura portuguesa". Assim, de 25 para 26 de Abril SPÍNOLA consegue reverter os acontecimentos a seu favor fazendo-se nomear presidente da recém constituída «JUNTA DE SALVAÇÃO NACIONAL». Ele é considerado, incontestavelmente, o homem forte do grupo. Cerca da uma hora e trinta minutos da madrugada, é SPÍNOLA quem, em voz pausada e profunda, lê na RTP a proclamação da JSN e anuncia o início de uma nova época. Estava a apenas um passo de se transformar no primeiro Presidente da República do período de transição.


«ANTÓNIO SPÍNOLA» toma posse como «PRESIDENTE DA REPÚBLICA» a 15 de Maio de 1974. O seu curto mandato presidencial de apenas cinco meses, é agitado e tenso. Morre com 86 anos a 13 de Agosto de 1996.


(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ VI ] - AVENIDA MARECHAL FRANCISCO COSTA GOMES».











2 comentários:

paulu disse...

Passo todos os dias nesta avenida, pelo menos duas vezes. Quando abriu, era conhecida como «prolongamento da estados unidos». Ainda não tinha dado por já ter direito a nome próprio, ainda por cima de marechal. :)

APS disse...

Caro Paulu
Bem-vindo a este Blogue.

Em qualquer ocasião uma artéria poderá mudar a sua denominação, parcial ou total. A «AVENIDA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA» (num tempo recuado) só chegava junto da «AVENIDA GAGO COUTINHO» (antiga AVENIDA DO AEROPORTO), o resto era paisagem. O seu prolongamento até à «AVENIDA INFANTE D. HENRIQUE» era longo, e em 2004 a «AV. DOS E.U.A.» foi reduzida, mas não desvalorizada.
Um abraço
APS