Praça Luís de Camões - (1968) Foto de Armando Serôdio (Homenagem a Luís de Camões no dia de Portugal) in AFML
Praça Luís de Camões - (1949) Estúdio Mário Novais (Monumento a Luís de Camões e Igreja do Loreto e Igreja da Encarnação) in AFML
Praça Luís de Camões - (1868) - Foto de Moreira (Monumento a Luís de Camões) in ÁLBUM MOREIRA PHOTOGRAPHO.
(CONTINUAÇÃO)
PRAÇA LUÍS DE CAMÕES [V]
«A ESTÁTUA DO POETA (2)»
O Poeta foi representado de capa e espada, o que foi considerado pouco dignificante por alguns.
Mas o escultor decidiu colocar à volta do épico, num plano mais baixo, as figuras de homens notáveis que, em seu entender, estariam relacionados com o grande homenageado.
Logo os alfacinhas fizeram anedotas do caso, dizendo que aquela era a estátua de Camões com "OS LUSÍADAS" à sua roda... É acusado o escultor de ter dado a mesma altura a cada uma das figuras representadas: um realismo suposto teria beneficiado a verosimilhança mas prejudicaria o conjunto. O convencionalismo é um principio de arte.
O Monumento em pedra a «LUÍS VAZ DE CAMÕES», integra mais oito figuras da cultura portuguesa dos séculos XV, XVI e XVII, os retratados são: «FERNÃO LOPES - Cronista», «GOMES EANES DE AZURARA - Cronista», «PEDRO NUNES - Cosmógrafo», «JOÃO DE BARROS - Historiador», «FERNÃO LOPES DE CASTANHEDA - Historiador», «VASCO MOUZINHO DE QUEVEDO - Poeta», «JERÓNIMO CORTE-REAL - Poeta» e «FRANCISCO DE SÁ DE MENESES - Poeta».
Claro que a escolha é muito discutível, misturando possíveis fontes de Camões (FERNÃO LOPES ou AZURARA) com contemporâneos e com outros posteriores a quem o poeta maior poderá ter influenciado.
A obra foi executada por «VICTOR BASTOS» entre os anos de 1860 e 1867, o lançamento da primeira pedra em 28 de Junho de 1862.
O Monumento foi erigido após subscrição pública, tendo sido inaugurado (como já nos referimos) a nove de Outubro de 1867.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) «PRAÇA LUÍS DE CAMÕES [VI]-LUÍS VAZ DE CAMÕES(BIOGRAFIA)»
2 comentários:
Boa escolha!
Esta Praça que tem vida até altas horas da madrugada, já para nao dizer que é durante 24 horas...
Só esta semana passei por lá umas 3ou 4 vezes e uma delas aproveitei para exprimentar os refrescos do recentemente colocado Quiosque da Catarina Portas.
Um abraço!
Caro Rafael Santos
É sempre um prazer receber um comentário seu.
Não tenho comentado o seu blogue, embora todos os dias o visite.
Ainda não vi os "QUIOSQUES"!
Já reparou, como deve ser díficil (nesta altura) viver no Bairro Alto.
Pobres moradores não têm direito ao dencanso!
Um abraço!
Enviar um comentário