Rua Irene Isidro - (2015) - (O final da "RUA IRENE ISIDRO" no "BAIRRO DO CARAMÃO DA AJUDA", na freguesia da «AJUDA») in GOOGLE EARTH
Rua Irene Isidro - ( 2015 ) - (Panorâmica do "ALTO DA AJUDA" nomeadamente o "BAIRRO DO CARAMÃO DA AJUDA" onde se insere a "RUA IRENE ISIDRO" desde 1995) in GOOGLE EARTH
Rua Irene Isidro - ( 2015 ) - ( A "RUA IRENE ISIDRO" no sentido Noroeste, no "BAIRRO DO CARAMÃO DA AJUDA) in GOOGLE EARTH
Rua Irene Isidro (Anos trinta do século vinte) - ( Foto de "IRENE ISIDRO" com sua beleza e elegância destacava-se nas Companhias do Teatro declamado) in BIOGRAFIAS
Rua Irene Isidro - (1942) - (Desenho de AMARELHE) - (Cartaz da Revista "BELEZAS DE HORTALIÇA" de Fernando Santos, Almeida Amaral e L. Rodrigues, música de JAIME MENDES e JOSÉ NOBRE representado no TEATRO AVENIDA com IRENE ISIDRO, JOÃO VILLARET e outros) in HISTÓRIA DO TEATRO DE REVISTA EM PORTUGAL
(CONTINUAÇÃO)-RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES [ XI ]
«A RUA IRENE ISIDRO ( 1 )»
A «RUA IRENE ISIDRO» pertence à freguesia da « AJUDA ». Tem o seu início na "RUA DOS ARCHEIROS" e termina na "RUA JOSÉ PINTO BASTOS".
Na ACTA Nº. 1/94 de 16 .09.1994 a " COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA" deliberou que a "RUA- 16" do "BAIRRO DO CARAMÃO DA AJUDA", seja atribuído o topónimo de "RUA IRENE ISIDRO - ACTRIZ (1907-1993).
Em EDITAL de 16.01.1995, juntamente com outras três artérias correspondentes aos números (17.18 e 19), sendo atribuído à "RUA-16" o topónimo "RUA IRENE ISIDRO" no " BAIRRO DO CARAMÃO DA AJUDA", que possuía uma denominação numérica como na época era habitual fazer nos "BAIRROS SOCIAIS", dada pelo EDITAL de 02.04.1949, quando a edilidade era presidida por "ÁLVARO SALVAÇÃO BARRETO".
Este "BAIRRO" foi construído entre 1947 e 1949, com traço dos arquitectos "LUÍS BENAVENTE" e "COSTA MARTINS" para um projecto de 358 fogos de moradias em banda e geminadas, ampliado em 1949 com mais 40 fogos.
Na ACTA Nº 4/95 de 09.10.1995 registava que no dia 30 de Junho pelas 15 horas, no "BAIRRO DO CARAMÃO DA AJUDA", a COMISSÃO descerrou as placas toponímicas que homenageavam quatro artistas: "JORGE BRUM DO CANTO", "IRENE ISIDRO". "JOÃO LINHARES BARBOSA" e "MARIA TERESA DE NORONHA". Após o descerramento das placas que identificavam os arruamentos, seguiram-se alguns discursos de homenagem.
Coube ao senhor "APPIO SOTTOMAIOR", na qualidade de representante da "COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA", usar da palavra. "Podíamos sintetizar a jornada que hoje aqui realizamos, nesta freguesia multissecular da «AJUDA». dizendo apenas que estamos em pleno "DIA DA POESIA" no "BAIRRO DO CARAMÃO". Na verdade num dia em que passam a "morar" neste local, através das placas agora descerradas, um poeta genuíno e popular, uma senhora que tinha poesia na voz com que cantava, um outro também poeta de escrita, embora, sobretudo, de imagens poéticas transmitidas à tela e uma actriz [ IRENE ISIDRO ] que dava aos textos que declamava a emoção própria dos que têm a arte dentro de si, parece que tudo se juntou neste País e nesta Cidade lírica".
«IRENE FERNANDA AGUIAR ISIDRO», nasceu em ÉVORA a 4 de Setembro de 1907 e faleceu em LISBOA a 7 de Abril de 1993.
"IRENE ISIDRO", uma das grandes vedetas da revista nos anos 30 e 40 do século passado, além do seu inquestionável talento de actriz, foi também uma destacada lutadora feminista.
Diz-se que terá sido das primeiras mulheres a conduzir um automóvel no nosso país e uma das maiores responsáveis pela introdução das calças no vestuário feminino, tendo mesmo chocado as mentalidades de LISBOA dos anos vinte, com as posições públicas em defesa dos direitos da mulher.
"IRENE ISIDRO" concluiu o Curso do "CONSERVATÓRIO NACIONAL" em 1925, sendo-lhe atribuída a nota máxima, com a peça "ENTRE GIESTAS" escrita por "CARLOS SELVAGEM".
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES[ XII ] A RUA IRENE ISIDRO ( 2 )».
Sem comentários:
Enviar um comentário