Largo Trindade Coelho - (2014) - ("LARGO TRINDADE COELHO" uma das fachadas do "PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR" virada para o LARGO) in GOOGLE EARTH
Largo Trindade Coelho - ( 2014 ) - ("PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR" no LARGO TRINDADE COELHO, o cartaz indica que este Palácio pertence à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 2014, e estão a restaurar o Edifício) in GOOGLE EARTH
Largo Trindade Coelho - ( 2013 )- ("PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR" no Largo Trindade Coelho, um ano antes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa o ter adquirido) (ABRE EM TAMANHO GRANDE) in LISBOA-COMPARAÇÕES COM OUTROS TEMPOS
Largo Trindade Coelho - (início do séc. XX) Foto de autor não identificado ( O "PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR" no "LARGO DE S. ROQUE" (hoje Largo Trindade Coelho), com esquina para a "Travessa da Queimada") (ABRE EM TAMANHO GRANDE) in AML
(CONTINUAÇÃO)-LARGO TRINDADE COELHO [ X ]
«O PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR( 2 )»
Neste "PALÁCIO", antes de 1863, esteve aqui instalada a "ESCOLA ACADÉMICA", mais tarde o "CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO", durante 1917-1919, e ainda o "MINISTÉRIO DAS SUBSISTÊNCIAS E TRANSPORTES, (quando "liderava" como Primeiro Ministro "MACHADO SANTOS"). Desde 1928 ocupou parte do edifício o "INSTITUTO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL" «MARIA LUÍSA BARBOSA DE CARVALHO» fundado em Junho de 1925 no edifício da "ASSISTÊNCIA PÚBLICA" no RATO, e de que era director na época o "DR. FARIA DE VASCONCELOS". Funcionou ainda neste edifício uma repartição do "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL".
No antigo PALÁCIO que tinha o número de polícia 20 no 4.º andar esquina para a "TRAVESSA DA QUEIMADA" habitou "JOSÉ FRANCISCO TRINDADE COELHO" nasceu a 18 de Junho de 1861 em MOGADOURO, foi escritor, magistrado e político português, Bacharel em Direito pela Faculdade de COIMBRA, tendo deixado enumeras obras literárias publicadas. Suicidou-se neste prédio em 9 de Agosto de 1908, sendo o seu nome atribuído ao "LARGO DE SÃO ROQUE" em Outubro de 1913.
Este "PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR" sobre o "LARGO TRINDADE COELHO" cuja fachada recebeu um tratamento de claro gosto Joanino, com um cuidado gosto de Pilastras terminando em borla e cantarias com molduras duplas de desenho igualmente barroco.
A parte do Edifício virada a Norte é reestruturada para residência senhorial, já na segunda metade do século XVIII. É este PALÁCIO que vemos chegar até nós, com uma estrutura de grandes salões e escadarias nobres, embora com uma decoração interior dos finais do século XIX. A testar um passado longínquo mas de grande requinte, no pequeno pátio-Jardim do PALÁCIO distribui-se um conjunto de azulejos do século XVII de rara qualidade estética, com padronagem a azul e amarelo, e barras com desenhos de meninos.
Estas grandes obras do PALÁCIO, dos finais do século XIX, devem-se ao Conselheiro "BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES DIAS DE SOUSA, que casa a sua filha com o segundo CONDE DE TOMAR, sendo neste período que o PALÁCIO atingiu o seu maior prestígio na vida social lisboeta.
No século XX, o PALÁCIO foi ainda sede do "ROYAL BRITISH CLUB", sendo por fim adquirido pela "CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA".
Em 28.10.2009 citava o Blogue "CIDADANIA LX", referindo-se ao "PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR" que se encontrava em muito mau estado de conservação. Tinha um projecto em preparação que lhe removia todo o seu interior, com a introdução de três elevadores e a criação de caves para estacionamento. Depois de várias alterações ao projecto, vieram a ser indeferidas a o processo parou, ou foi arquivado.
Este PALÁCIO pertence desde o ano de 2014 à "SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA", e encontra-se actualmente com grandes obras de conservação e restauro.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO TRINDADE COELHO [ XI ] A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA( 1 )».
Sem comentários:
Enviar um comentário